Siga o OTD

Olimpíada

Em live do COB, campeões olímpicos relembram histórias

Fabizinha, Sandra Pires, Arthur Zanetti e Sarah Menezes comentaram sobre fatos e histórias dos Jogos Olímpicos em que foram ao pódio.

Na noite desta segunda-feira (13), Fabi Alvim comandou uma live com Arthur Zanetti, Sarah Menezes e Sandra Pires no canal no YouTube do Time Brasil. Na conversa, os quatro campeões olímpicos comentaram sobre as memórias dos Jogos Olímpicos de cada um.

Em conversa com sete medalhas olímpicas brasileiras, sendo cinco delas de ouro, os quatro esportistas tiveram um bate papo descontraído lembrando de histórias e detalhes de cada uma das edições em que conquistaram a medalha de ouro para o Time Brasil.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Mais experiente do quarteto, Sandra Pires lembrou dos bastidores de Atlanta-1996. Em sua estreia olímpica, a atleta do vôlei de praia fez história ao conquistar nos Estados Unidos, ao lado de Jaqcqueline, a primeira medalha de ouro olímpica em Jogos Olímpicos.

Jacqueline e Sandra no pódio em Atlanta-1996 (Acervo/COB)

“Era minha primeira Olimpíada e eu já estava feliz por estar em uma final, por ter garantido uma medalha, mas lembro que a Jacqueline queria o ouro, só o ouro interessava. A gente não ficou na vila olímpica e eu vejo que isso ajudou muito na concentração durante toda a edição dos Jogos e resultou na conquista”, comentou a ex-atleta.

Outro atleta que conseguiu o lugar mais alto do pódio em sua estreia em Jogos Olímpicos foi Arthur Zanetti. Em Londres-2012, o ginasta chegou sabendo onde poderia chegar, mas usou da estratégia para a decisão.

Arthur Zanetti - Tóquio 2020
Arthur Zanetti conquistou medalha em 2012 e 2016
(Foto: Ricardo Bufolin/Panamerica Press)

“Eu sabia que daria para brigar, com a série completa e acertando daria para brigar. Na final, como eu escolhi não fazer a série completa nas qualificatórias, fui o último a me apresentar e o ouro veio”.

+ Atlanta-1996: as primeiras medalhas femininas do Brasil

Já Sarah Menezes teve a redenção em Londres 2012. Depois de perder na primeira luta em Pequim-2008, a judoca fez uma Olimpíada impecável e conquistou o primeiro ouro da história do judô feminino do Brasil.

“Foram cinco lutas e eu pensei em uma de cada. Na semifinal, quando eu estava me preparando para ir para o tatame, eu vi que a japonesa que era favorita ao ouro tinha perdido a semi e eu soube ali que se passasse para a decisão eu conseguiria o ouro”.

Sarah Menezes representa a seleção brasileira de judô no primeiro dia do Grand Prix de Tel Aviv ao vivo
Sarah foi campeã olímpica em 2012 (Gabriela Sabau/IJF)

Todo mundo dorme

Mediadora da live, Fabi Alvim, a Fabizinha do vôlei, tirou uma das dúvidas que tinha sobre a noite que antecede a final para cada um dos atletas. Segundo a ex-líbero, durante o período olímpico ela não conseguiu dormir bem quase nenhum dia. Contudo, para os três presentes na conversa a história foi bem diferente.

+ A busca do basquete feminino pela igualdade de apoio

“Eu dormi igual a um bebê. Deitei, apaguei e acordei no dia seguinte para disputar a final”, comentou Arthur Zanetti. Segundo Sarah, a noite anterior do seu dia de luta ela nem consegue explicar como dormiu. “Eu lembro de estar parando para colocar o despertador para acordar na manhã seguinte e só. No fim nem ele eu coloquei, acordei no susto e fui para a pesagem”.

Mais em Olimpíada