Siga o OTD

Olimpíada

COB divulga regras dos Comitês de Conformidade e Integridade

Regimento visa orientar para que ações sejam realizadas em conformidade com a missão e os valores do Comitê Olímpico do Brasil e conduzir trabalhos de acordo com as melhores práticas de governança corporativa

COB logo regimento Comitês de Conformidade e Integridade
(divulgação/COB)

O Comitê de Ética do COB (Comitê Olímpico do Brasil) divulgou na quarta (8) o Regimento Interno dos Comitês de Conformidade e Integridade que estão vinculados ao órgão. O objetivo é detalhar regras de funcionamento, definir responsabilidades, atribuições e funções.

O documento tem sete capítulos distribuídos em Constituição e Princípios, Composição, Atribuições e Competências, Gestão do Canal de Ouvidoria, Órgãos Auxiliares e Disposições Gerais.

+ Regimento Interno dos Comitês de Conformidade e Integridade

De acordo com o Regimento, os Comitês de Conformidade e de Integridade do Comitê COB devem agir em conformidade com a missão e os valores do COB e conduzir seus trabalhos de acordo com as melhores práticas de governança corporativa, de acordo com as disposições do Código de Ética, Regimento Interno do Conselho de Ética e Estatuto Social do Comitê.

Atribuições e competências

Entre suas atribuições e competências estão a checagem da integridade dos candidatos às funções eletivas do COB, dos demais membros dos poderes e principais executivos, assim como a verificação contínua da conformidade dos processos internos e do resguardo da entidade perante eventuais conflitos de interesses.

+ Governo português dá aval, e Missão Europa começa no dia 17

Já ao Líder de Conformidade do COB é delegada a responsabilidade de implementar o programa de Compliance de Integridade da entidade, zelar pela cultura e melhores práticas de Governança Corporativa, avaliar e processar as denúncias recebidas nos canais de ouvidoria.

“A aplicação dos melhores princípios de boa governança no Movimento Olímpico também depende de um arcabouço regulamentar bem estruturado. Os membros do Conselho de Ética estão atentos para a constante busca na melhoria de processos e procedimentos, visando acolher, avaliar e julgar denúncias de forma segura e confidencial. Espero que as pessoas envolvidas no Movimento Olímpico se familiarizem com os canais de ouvidoria, compreendam a importância desses órgãos e, sem medo de retaliação, sintam-se à vontade para manifestar-se diante de situações impróprias que violam a governança, a ética e a transparência do esporte”, diz o presidente do Conselho de Ética do COB, Sami Arap Sobrinho.

Mais em Olimpíada