Siga o OTD

Olimpíada

Governo português dá aval, e Missão Europa começa no dia 17

COB confirma início da Missão Europa na próxima sexta, com embarque do boxe, ginástica, judô, nado artístico e natação

Data em embarque missão europa portugal time brasil
Boxe, ginástica, judô, nado artístico e natação serão os primeiros a ir (Rafael Bello/COB)

Após receber autorização do Governo de Portugal, o Comitê Olímpico do Brasil confirmou para sexta-feira (17) a data do embarque da chamada Missão Europa, série de treinamentos envolvendo diversas modalidades esportivas em solo português. Nessa data, viajam boxe, ginástica, judô, nado artístico e natação.

Para conseguir realizar a operação, foram desenvolvidos protocolos rígidos de controle contra a contaminação da Covid-19. Todos os integrantes da delegação serão testados até 72 horas antes da data do embarque, só podendo viajar caso apresentem resultado negativo para o PCR.

Assim que chegarem a Portugal, eles repetirão o procedimento e permanecerão em isolamento por 48 horas, até a divulgação do resultado da sorologia, quando estarão liberados para os treinamentos esportivos. Além disso, uma terceira testagem está prevista antes do regresso de cada atleta ou oficial ao Brasil.

Países irmãos

Portugal foi escolhido como destino principal do Time Brasil na Europa, tendo em vista que o país encontra-se em um estágio avançado da contenção da pandemia do novo coronavírus, além do bom relacionamento do COB com o Comitê Olímpico de Portugal (COP). Faltava apenas confirmar a data do embarque.

O país servirá, inclusive, para a aclimatação da equipe brasileira visando os Jogos Olímpicos Paris 2024.

Agora, para a Missão Europa, quatro bases portuguesas serão usadas para os treinamentos: o Complexo Desportivo de Rio Maior, equipamento público-privado situado a 75 km de Lisboa, que receberá a maior parte da delegação, e instalações em Coimbra (judô), Cascais (vela) e Sangalhos (ginástica artística e ginástica rítmica).

Com investimento previsto de R$ 13,7 milhões em logística, a Missão Europa faz parte do Programa Emergencial de Apoio ao Sistema Olímpico.

Condições especiais

A autorização de entrada para o Time Brasil em Portugal para a Missão Europa baseou-se nas condições especiais previstas para brasileiros em exercício de atividade profissional no país.

“A legislação recentemente publicada em Portugal prevê condições especiais para atividades de natureza profissional, o que no nosso entendimento se aplica à missão olímpica brasileira. Assim, procuramos encontrar os melhores caminhos e sensibilizar as autoridades nacionais, designadamente o governo, para que não haja quaisquer problemas relativos às chegadas dos atletas brasileiros e ao controle de entrada no aeroporto de Lisboa”, afirmou o presidente do Comitê Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino.

mayra aguiar larissa pimenta mundial de judô japão mãe missão europa data do embarque portugal
Mayra Aguiar e Larissa Pimenta estão no grupo do judô (instagram/mayraaguiarjudo)

“A partir da grande mobilização e comprometimento de todos, ofereceremos essa excelente oportunidade aos atletas brasileiros, que terão ótimas condições de treinamento e toda segurança para retomarem a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley. “O COB agradece imensamente ao fundamental apoio do Comitê Olímpico de Portugal, através de seu presidente José Manuel Constantino, que não poupou esforços junto às autoridades locais para viabilizar a entrada do Time Brasil no país nesse momento”, afirmou o presidente do COB.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Missão Europa

A Missão Europa terá duração de julho a dezembro e tem como principal objetivo dar suporte à retomada de treinamentos dos atletas classificados ou com potencial de classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O COB já tem previsto até o momento o envio de cerca de 200 atletas, além de técnicos e equipe multidisciplinares, de 16 modalidades esportivas (confira abaixo). Este número pode ser atualizado, conforme a necessidade de cada confederação e eventuais mudanças no cenário externo de enfrentamento à pandemia.

“A Missão Europa tem grande importância para o esporte olímpico brasileiro. É uma ação que representa a retomada dos treinamentos após um período bem duro para nossos atletas. Durante esse tempo, o COB, as Confederações e os clubes procuraram dar todo o suporte possível e agora os nossos esforços se voltam para oferecermos as melhores condições de retomada, sem abrir mão da segurança e da preservação da saúde”, declarou Jorge Bichara, diretor de Esportes do COB.

Brandonn Almeida - Adiamento Olimpíadas - Psicológico coronavírus
Brandonn Almeida foi convocado para integrar o time da natação (Satiro Sodré/CBDA)

Paralelamente à Missão Europa, o COB trabalha na implementação do plano de retomada das atividades do Centro de Treinamento Time Brasil, com base nos protocolos do Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário da Covid-19, lançado em junho pela entidade.

A montagem de equipamentos e simulações de fluxo foram iniciadas essa semana e a previsão é que a volta dos atletas seja realizada a partir do fim de julho, em cinco fases diferentes, começando com um pequeno grupo e sendo normalizada aos poucos.

Rumo a Portugal

Atletismo – 29 atletas
Judô – 28 atletas
Boxe – 11 atletas
Natação – 15 atletas
Handebol Feminino – 18 atletas
Handebol Masculino – 18 atletas
Rugby Feminino – 16 atletas
Wrestling – 10 atletas
Ginástica Rítmica – 8 atletas
Saltos Ornamentais – 7 atletas
Taekwondo – 6 atletas
Ginástica Artística Masculina – 6 atletas
Triathlon – 4 atletas
Ginástica Artística Feminina – 6 atletas
Vela – 4 atletas
Nado Artístico – 3 atletas
Maratonas Aquáticas – 7 atletas
Tênis de Mesa – 4 atletas

Mais em Olimpíada