Siga o OTD

Olimpíada

Prêmio Laureus completa 20 anos e astros prestam homenagens

O primeiro Prêmio Laureus foi em 25 de maio de 2000 e após 20 anos astros homenageiam Nelson Mandela, seu primeiro patrono

Prêmio Laureus - Nelson Mandela - Esporte
Nelson Mandela foi o primeiro patrono do Prêmio Laureus (Divulgação)

Há exatos 20 anos, um dos discursos mais importantes da história do esporte foi feito no palco na cerimônia inaugural de entrega do Prêmio Laureus World Sports. Ao lado de 24 maiores lendas do esporte de todo o mundo, o primeiro patrono da Laureus, foi Nelson Mandela, que disse: “O esporte tem o poder de mudar o mundo”.

“Tem o poder de inspirar. Tem o poder de unir as pessoas de uma maneira que poucas outras coisas são capazes. O esporte consegue despertar esperança onde antes só havia desespero. O esporte tem mais poder que os governos para romper barreiras raciais. Despreza todos tipos de discriminação”, continuou Mandela.

+Coronavírus: Japão retira estado de emergência de Tóquio

E no aniversário de 20 anos do Prêmio Laureus, os maiores astros do esporte prestaram homenagens à premiação e também a Mandela. Um deles foi Sean Fitzpatrick. A lenda dos All Blacks estava no palco naquela lote, e hoje é presidente da Laureus World Sports Academy.

“Eu me lembro muito bem da noite de 25 de maio de 2000. Suas palavras (Mandela) naquela noite transcenderam o esporte. No final de seu discurso, ele anunciou a formação da Laureus World Sports Academy e nos desafiou a usar nossa plataforma e tudo o que aprendemos por meio do esporte para causar um impacto positivo sobre os jovens em todo o mundo”, disse Fitzpatrick.

Prêmio Laureus - Esporte - Nelson Mandela
Nelson Mandela discursando em 25 de maio de 2000 (Divulgação)

Mais homenagens

A cinco vezes vencedora do Prêmio Laureus, Serena Williams, que conheceu Mandela na primeira cerimônia de entrega do Prêmio Laureus, também prestou sua homenagem.

“Estar naquela multidão quando Nelson Mandela discursava, foi realmente uma grande experiência. As palavras que ele disse sobre o esporte, não importa qual seja a sua cor, você ainda pode ser o melhor. Acabamos tendo uma conversa incrível sobre coisas que queríamos fazer no mundo, e aquilo foi um ponto real de mudança na minha vida”, relembrou.

Prêmio Laureus - Nelson Mandela
Vencedores do prêmio reunidos em 2017 (Divulgação)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A lenda do tênis e membro da Laureus Academy, Boris Becker, disse: “Na cerimônia de entrega do Prêmio Laureus de 2000, em Mônaco, e em um feriado na África do Sul, em 2007, tive a honra de encontrar Nelson Mandela. Apertar a mão dele foi um momento muito especial para mim. Para nós, membros da Laureus Academy, é uma honra que uma personalidade como ele estivesse por trás da ideia da Laureus e nos apoiasse como patrono”.

Sobre a Laureus

Nos últimos 20 anos, a Laureus Sport for Good angariou mais de 150 milhões de euros, atingindo e ajudando a mudar a vida de quase seis milhões de crianças e jovens desde 2000. A Laureus Sport for Good atualmente suporta mais de 200 programas em mais de 40 países que usam o poder do esporte para transformar vidas.

A cerimônia de entrega do Prêmio Laureus World Sports é a principal cerimônia de premiação esportiva do mundo. Realizado pela primeira vez em 2000, o evento anual homenageia os maiores e mais inspiradores triunfos esportivos do ano.

Mais em Olimpíada