Siga o OTD

Olimpíada

Curso sobre enfrentamento do assédio já atinge 750 atletas

Em dois meses de existência mais de 3000 profissionais já realizaram o curso desenvolvido pelo COB

Curso Assédio no esporte COB
Curso é feito através do Ensino a distância (Miriam Jeske/COB)

Criado há cerca dois meses, o curso de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e Abuso no Esporte, desenvolvido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), já atingiu cerca de 3 mil profissionais ligados ao esporte, sendo mais de 750 atletas e ex-atletas.

O objetivo do curso é mostrar como o assédio e o abuso podem se manifestar no meio esportivo, de que forma é possível reconhecer seus sinais e como as organizações podem enfrentar essas práticas, além de explicar ações de prevenção, denúncia, enfrentamento e acolhimento às vítimas.

Gratuito, com carga horária de 30 horas, o curso foi lançado em formado de ensino a distância e está dividido em quatro temas principais: “O que é assédio e abuso?” – definições e categorias; “Reconhecendo os sinais” – como identificar casos de assédio e abuso; “Conhecendo o seu papel” – reconhecer, denunciar e prevenir; e “O que as organizações esportivas podem fazer?” – como atuar na prevenção do abuso e assédio no esporte.

+ Bob Burnquist cria instituto com foco em transformar vidas

Desde 2018, quando lançou a Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e Abuso Sexual, o COB vem ampliando sua atuação e assumindo um compromisso em garantir um ambiente saudável, de acolhimento, orientação, proteção e prevenção, colocando à disposição de atletas e agentes envolvidos no esporte olímpico um canal aberto para denúncias de casos de assédio no esporte.

“Acreditamos que o melhor caminho para a segurança no esporte é o conhecimento. A criação desse curso nos trouxe desafios, pois a nossa meta era abordar um assunto delicado, porém altamente relevante, de forma simples, objetiva e adaptada ao esporte”, explica Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro, braço de educação do COB.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Achei tão legal o COB proporcionar esse tipo de curso. Não só para os ex-atletas, mas principalmente para os que ainda são atletas. Sabemos que assédio no esporte existe e que muitas dessas histórias permanecem ocultas. É importante que todos sejam incentivados a estudar e a se prepararem melhor. Da minha geração para trás, são poucos os que tiveram essa oportunidade”, afirma a ex-jogadora de vôlei Ida, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos Atlanta 1996.

O curso sobre assedio no esporte é uma ótima oportunidade oferecida pelo COB para os profissionais ligados ao esporte e que tenham o interessante de adquirir novos conhecimentos e enriquecer a formação, principalmente neste período de quarentena, pelo fato de ser realizado por ensino a distância. Indicado para atletas, treinadores, gestores e demais agentes envolvidos com o esporte), a inscrição pode ser feita pelo seguinte link.

Mais em Olimpíada