Siga o OTD

Tóquio 2020

Argentina cancela torneios por causa do Coronavírus

Pandemia do Coronavírus fez o governo da Argentina proibir a realização de eventos esportivos internacionais no país

seleção brasileira de boxe encerrou na Colômbia preparação para o pré-olímpico das américas
A seleção brasileira de boxe, que iria disputar o Pré-Olímpico da Argentina. Torneio foi adiado por causa do Coronavírus (divulgação/CBBoxe)

A pandemia do Coronavírus, decretada nesta quarta-feira (11) pela OMS (Organização Mundial da Saúde) foi a justificativa utilizada pelo governo da Argentina para proibir as atividades esportivas internacionais no país. A medida afetou diretamente a realização de competições de ciclismo BMX, ciclismo mountain bike, esportes aquáticos e boxe. Este último, inclusive, era o Pré-Olímpico das Américas, classificatório para a Olimpíada de Tóquio.

O qualificatório de boxe, que contaria com uma equipe composta por 13 atletas brasileiros (oito no masculino e cinco no feminino, entre elas a campeã mundial Bia Ferreira) disputaria o torneio entre os dias 26 de março e 3 de abril, em Buenos Aires. Estariam em jogo neste Pré-Olímpico 33 vagas olímpicas para os homens e 16 destinadas às mulheres.

Ciclismo adia cinco competições

A Confederação Pan-Americana de Ciclismo (COPACI) anunciou o adiamento de cinco competições continentais devido ao surto do coronavírus.

Os torneio adiados são: o Pan-Americano de Mountain Bike XCO-XCE-XCR, previsto para acontecer entre os dias 1º e 5 de abril; as provas de BMX Racing Copa Ciudad Deportiva e Campeonato Sul-Americano de BMX, que iriam ocorrer nos dias 21 e 22 de março, além do Pan-Americano de Estrada, marcado para começar no dia 28 de abril, e o Sul-Americano de MTB, no dia 12 de abril.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

As quatro primeiras competições seriam realizadas na cidade de San Juan e a última em Balcarce, ambos na Argentina. A decisão foi tomada após uma reunião do governo local com a Secretaria de Estado de Esportes e Saúde Pública e pela União dos Ciclistas da República da Argentina (UCRA).

Os eventos adiados ainda não tem novas datas para serem realizados. A Confederação Pan-Americana já está conversando com as confederações nacionais visando uma possível transferência de sede para o Pan de Mountain Bike.

Esportes aquáticos

As medidas do governo argentino também causaram o cancelamento do Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos. O motivo também pelo Covid-19, o nome oficial do Coronavírus.

+Veja mais notícias sobre o Coronavírus

A competição, marcada para começar a partir de 23 de março, reuniria as cinco modalidades aquáticas – natação, saltos ornamentais, polo aquático, nado artístico e águas abertas. A decisão impactará diretamente na preparação dos atletas brasileiros para a Olimpíada de Tóquio.

Pandemia

Nesta quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a mudança de status de epidemia para pandemia de coronavírus. De acordo com a OMS, o número de casos, mortes e países afetados deve subir nos próximos dias e semanas.

A situação segue gerando preocupação no mundo esportivo em relação à preparação dos atletas para os Jogos Olímpicos, com os crescentes cancelamentos e adiamentos de competições. Há também uma própria dúvida em relação às Olimpíadas. Por enquanto, o Comitê Olímpico Internacional (COI), mantém a data prevista para o evento: 24 de julho.

Mais em Tóquio 2020