Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Coronavírus afeta preparação do badminton e judô paralímpico

Evento-teste do judô e três competições do badminton, todas valendo pontos na briga pelas Olimpíadas, foram cancelados

Alana Maldonado

O surto de coronavírus segue afetando diretamente o esporte olímpico com cancelamentos de eventos valendo na corrida para os Jogos de Tóquio 2020. Desta vez, foi um de judô paralímpico e outro de badminton.

O de judô paralímpico seria no Japão, mas na quinta-feira (27) a Federação Japonesa de Judô para Deficientes Visuais anunciou o cancelamento de um evento-teste da modalidade, marcado para acontecer entre os dias 6 e 17 de março.

+ Veja mais notícias sobre o coronavírus

O Brasil teria seis representantes na competição: Giulia Pereira, Karla Cardoso, Lúcia Teixeira, Alana Maldonado, Meg Emmerich e Rebeca Silva.

A decisão foi tomada após o pedido do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, para cancelar, adiar ou reduzir os eventos esportivos e culturais no país nas próximas semanas.

+ Liga japonesa de futebol adia 94 partidas por coronavírus

As seleções brasileiras de futebol de 5 e goalball masculino também tem viagem marcada para Tóquio, onde em tese realizarão treinos e campings em março. Assim, elas agora aguardam um pronunciamento oficial das autoridades japonesas para saber se irão ou não ao país.

Badminton na China, Polônia e Alemanha

No badminton foram três competições canceladas: China, onde começou o surto do novo vírus, Polônia e Alemanha. A seleção brasileira composta por Jaqueline Lima, Fabrício Farias, Sâmia Lima e Francielton Farias tinham participação confirmada nos três.

O último torneio cancelado foi o German Open, que deveria ocorrer em Mülheim, entre 3 e 8 de março. A agenda dos brasileiros prevê participação em um aberto na cidade de Basel, na Suíça, entre 17 e 22 de março. Não há informação sobre possibilidade de cancelamento desse evento.

Em abril termina o prazo para classificação pelo ranking mundial de badminton Se a pontuação mínima não for alcançada, há possibilidade de vaga por meio de cota destinada ao continente.

Preocupação com os Jogos

O Japão já tem dezenas de casos confirmados, além dos 704 identificados no navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, e a epidemia já causou diversas mortes no país.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

O avanço do surto no país causa preocupação com a realização dos Jogos Olímpicos em Tóquio. No início desta semana, o dirigente mais antigo do COI, o canadense Dick Pound, admitiu a possibilidade de mudanças. Um dia depois, a organização dos Jogos reafirmou que a competição irá acontecer na data prevista.

Os Jogos Olímpicos estão marcados para ocorrer de 24 de julho a 9 de agosto, enquanto os Paralímpicos vão de 25 de agosto até 6 de setembro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia