Siga o OTD

Tóquio 2020

Liga japonesa de futebol adia 94 partidas por coronavírus

Partidas marcadas entre os dia 28 de fevereiro e 15 de março foram adiadas, sem nova data prevista; surto preocupa para os Jogos de Tóquio

J-League - Coronavirus
(Foto: J-League Photos)

A liga de futebol profissional do Japão (J-League) anunciou nesta quinta-feira o adiamento de jogos da Copa da Liga e das três divisões do campeonato nacional marcadas entre esta sexta-feira (28) e 15 de março em razão do surto de coronavírus. Ao todo, 94 partidas foram adiadas.

“A decisão foi tomada considerando a afirmação de especialistas médicos do governo, que declararam que as próximas duas semanas serão críticas no combate à disseminação do vírus. A J-League não medirá esforços para tomar medidas de prevenção e preparar o retorno dos jogos”, explica o comunicado oficial.

+Veja mais notícias relacionadas ao coronavírus

De acordo com a agência de notícias NHK, até agora foram registradas cinco mortes e 862 infecções causadas pelo coronavírus no Japão. O avanço do surto no país já causa preocupação com a realização dos Jogos Olímpicos em Tóquio.

No início desta semana, o dirigente mais antigo do COI, o canadense Dick Pound, admitiu a possibilidade de mudanças. Um dia depois, a organização dos Jogos reafirmou que a competição irá acontecer na data prevista.

Os Jogos Olímpicos estão marcados para ocorrer de 24 de julho a 9 de agosto, enquanto os Paralímpicos vão de 25 de agosto até 6 de setembro.

Itália e China

Além da J-League, vária competições ao redor do mundo estão sendo adiadas ou canceladas devido ao coronavírus. Os casos mais recentes são na Itália, Coreia e China.

Na China, foco inicial do surto, o chefe da equipe de médicos especialistas da Comissão Nacional de Saúde da China, o pneumologista Zhong Nanshan, disse nesta quinta (27) que espera o novo coronavírus sob controle no fim de abril.

Segundo os dados atualizados pela Comissão Nacional de Saúde daquele país, já são 2.744 mortos e 78.497 casos confirmados. Entre os casos confirmados, 43.258 ainda estão ativos e 8.346 encontram-se em estado grave. Mais de 32.400 pessoas já receberam alta após superar a doença.

Mais em Tóquio 2020