Siga o OTD

Tóquio 2020

Dirigente do COI vê prazo para confirmar os Jogos de Tóquio

Em entrevista à agência AP, Dick Pound acredita que em três meses será possível ter certeza se o Coronavírus ameaça a realização da Olimpíada

Tóquio 2020 Olimpíadas coronavírus COI Jogos Olímpicos
Para Dick Pound, ainda é cedo para falar em adiamento dos Jogos de Tóquio (reprodução/facebook)

Membro mais antigo do COI (Comitê Olímpico Internacional), onde está desde 1978, o canadense Dick Pound afirmou que os próximos três meses serão decisivos para saber ser o surto de Coronavírus irá ou não causar o adiamento dos Jogos de Tóquio-2020. A declaração foi dada em entrevista exclusiva à agência de notícias AP.

“Acredito que podemos esperar até maio e esperar que o vírus esteja sob controle. Esta é uma nova guerra que estamos vivendo e precisamos encarar isso. Quando chegar a este prazo de três meses, o pessoal responsável terá que responder se está seguro ir para Tóquio ou não”, explicou o dirigente.

A partir de maio, começam a ser feitos os ajustes finais da área de segurança, a Vila Olímpica terá que ficar liberada para a chegada das delegações e as equipes de mídia de vários países já estarão em Tóquio mobilizadas montando suas estruturas para transmissão dos Jogos.

Mesmo com este cenário de indefinição, Pound disse na entrevista à AP que não acredita pessoalmente na possibilidade de adiamento ou mesmo cancelamento da Olimpíada.

Adiamento improvável

“Você simplesmente não adia algo do tamanho e da escala das Olimpíadas. Há muitas partes envolvidas, muitos países, temporadas de programação de televisão, temporadas de competições etc. Você não pode simplesmente dizer ‘faremos isso em outubro’”, afirmou Pound.

Ele também acredita ser muito improvável a transferência da Olimpíada para uma cidade que esteja em uma região não ameaçada pelo Coronavirus. “Existem poucas cidades do mundo em condições que poderiam construir instalações em tão pouco tempo”.

Na última semana, o candidato à prefeitura de Londres, Shaun Bailey , disse que se for eleito, colocaria a estrutura da cidade, que foi sede dos Jogos de 2012, à disposição do COI.

O dirigente aproveitou a entrevista também para mandar uma mensagem aos atletas, incentivando-os a seguir treinando. “Até onde sabemos, vocês estarão em Tóquio. Tudo indica neste momento que tudo acontecerá como sempre. Portanto, sigam focados em seu esporte e tenham a certeza de que o COI não os levará para uma pandemia”, avisou Dick Pound.

Originário na China, o Coronavírus já foi responsável pela morte de mais de 2.500 pessoas em território chinês, além de ter infectado pessoas no Japão, Coreia do Sul e Irã, entre outros países da Ásia. No último final de semana, casos foram notificados na Itália. Vários eventos esportivos estão sendo cancelados ou transferidos, especialmente no continente asiático, por causa de medo de disseminação do vírus.

Mais em Tóquio 2020