Siga o OTD

Olimpíada

Voltando pra vida? Veja o que rolou no esporte olímpico

Veja o que rolou no esporte olímpico enquanto você curtia o fim de ano ou se matava de trabalhar no plantão

Estádio Olímpico de Tóquio
O Novo Estádio Olímpico de Tóquio (wikimedia)

Tudo bem que o ano virou na quarta-feira passada, mas é nesta segunda (6) que ele começa de fato, não é? Todo mundo voltando para a rotina normal, seja depois de passar as festas na merecida curtição, ou descanso, seja depois de sobreviver a mais um plantão de fim de ano.

Neste período, o esporte, claro, não parou. Então preparamos um resumão do que rolou nas últimas duas semanas, afinal, aqui é Olimpíada Todo Dia mesmo!

Como já estamos em um ano olímpico, vamos começar inauguração do Novo Estádio Olímpico de Tóquio. Foi no dia 1º de janeiro, com a final da Copa do Imperador em que o Vissel Kobe, dos brasileiros Wellington Tanque e Dankler Luis, bateu o Kashima Antlers por 2 a 0 e levantou a taça da competição pela primeira vez.

O Brasil, aliás, fechou o ano com 153 classificados para as Olimpíadas, a maior parte deles no atletismo. E o número deve crescer nos próximos meses. O futebol masculino, por exemplo, disputa o Pré-Olímpico ainda em janeiro e o técnico André Jardine divulgou a lista final de convocados. Independente do número total, todos serão vestidos pela marca de roupas Wöllner.

Outro que está na briga para ir a Tóquio é Ygor Coelho, do badminton. Durante as festas ele anunciou o fim da parceria com a técnica Nadia Lyduch por meio de uma mensagem linda no Instagram.

Já Hugo Calderano, do tênis de mesa, está garantido. No primeiro sábado do ano, o brasileiro sofreu uma lesão no quadril durante a disputa do Final Four da Copa da Alemanha.

O judô está em fase final de definição de quem vai disputar medalha no berço da modalidade no final de julho, começo de agosto. A seleção divulgou o calendário de janeiro já com treinamentos na Áustria, Roma e a primeira competição do ano, em Israel, valendo pontos no ranking que definirá as vagas olímpicas.

Filipe Toledo, do surfe, ficou de fora de Tóquio apesar de terminar o ano como quarto colocado no circuito mundial. Na virada do ano ele anunciou um novo integrante para a equipe dele.

Fora da rota olímpica, mas nem tanto, rolou, claro, a São Silvestre e os quenianos dominaram só para variar um pouco. No feminino Brigid Kosgei venceu sem maiores problemas e, no masculino, Kibiwott Kandie foi o campeão em uma das chegadas mais emocionantes da história da prova. Vale assistir!

Outro esporte que começou o ano fervendo foi o basquete, com a disputa da Copa Super 8. A competição reúne os oito melhores classificados do primeiro turno do NBB em uma disputa de eliminatória simples que dá ao campeão uma vaga na Champions League America. No primeiro final de semana do ano rolaram as quartas de final.

O futebol também começou o ano a milhão. No feminino, o mercado está pegando fogo. O Palmeiras, por exemplo, está montando um esquadrão e já contratou cinco atletas. O Corinthians manteve praticamente todo o time que foi campeão de quase tudo no ano passado. O São Paulo e o Inter também se mexeram.

Fora do Brasil, Bia Zaneratto e Thaisinha deixaram o Red Angels, da Coreia do Sul, após sete anos de muito sucesso por lá. A meia Luana também saiu do futebol sul-coreano, mas do Hwacheon KSPO, e assinou por seis meses com o Paris Saint-Germain para jogar a reta final da Champions League.

Por aqui, começou a Copinha. Além dos quatro primeiros dias de jogos, destaque também para a desistência do Flamengo em jogar, por conta do calendário do futebol carioca.

No vôlei, a federação internacional anunciou que a cidade de Turim, Itália, será a sede das finais da Liga das Nações masculina em 2020 durante os dias 1 e 5 de julho.

Por fim, no tênis, o Brasil definou a seleção que vai enfrentar a Alemanha pela Fed Cup. O duelo será em 7 e 8 de fevereiro, em Florianópolis (SC), válido pelos Qualifiers do torneio mundial.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Olimpíada