Siga o OTD

Tóquio 2020

Presidente do COI reforça proibição de protestos em Tóquio

Em mensagem de boas-vindas ao ano olímpico, Thomas Bach falou sobre proibição de protestos políticos de atletas nas Olimpíadas

Thomas Bach, do COI em mensagem de abertura de 2020 - Foto Hanna Lassen / Getty Images
Foto: Hanna Lassen / Getty Images

O ano olímpico começou e, com ele, chega uma preocupação do Comitê Olímpico Internacional. Em sua mensagem de boas vindas a 2020, Thomas Bach, presidente do COI, pediu aos atletas que não se envolvam em protestos políticos durante os Jogos de Tóquio, entre julho e agosto.

“A Olimpíada é sempre uma plataforma global para os atletas e suas performances esportivas. Não é e nunca deve ser uma plataforma política”, falou o dirigente alemão.

Bach reafirmou a luta do Comitê Olímpico contra a utilização do esporte em bandeiras políticas. Segundo ele, a prática está em crescimento.

+INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Nos mantemos firmes contra o crescimento da politização do esporte, porque apenas assim podemos cumprir nossa missão de unir o mundo em uma competição pacífica”, afirmou. ” Os atletas devem competir respeitando a política de neutralidade no campo de jogo”, finalizou o ex-atleta olímpico de esgrima.

O discurso do dirigente reforça o livro de regras do COI que proíbe “demonstração política, religiosa ou propaganda racial em qualquer palco olímpico”. Não existe, no entanto, punição declarada para os casos de descumprimento da regra.

Mais em Tóquio 2020