Siga o OTD

Olimpíada

Final de semana conheceu diversos campeões brasileiros

Fim de semana conheceu os melhores da temporada em diversas modalidades. Teve destaque também lá fora

Troféu de campeão
(PDPics/Pixabay)

Foi um fim de semana de Campeões Brasileiros. Diversas modalidades do país, em esportes individuais ou coletivos, conheceram os melhores da temporada nacional deste ano. Destaque para o eletrizante tênis de mesa, troca, ou retomada, de trono no handebol e hegemonia no pentatlo moderno e no vôlei sentado.

No vôlei e no basquete, comem soltas a fases de classificação da Superliga e do NBB, com um jogo melhor do que o outro. No futebol, a seleção feminina deu mais um sacode no México.

Fora das nossas fronteiras, Jane Karla bateu pela segunda vez em menos de um mês o recorde mundial do tiro com arco recurvo indoor paralímpico. Duda Lisboa também é destaque, escolhida a melhor jogadora da temporada no circuito mundial de vôlei de praia. Pela segunda vez. E Chico Barretto foi escolhido o melhor atleta dos Jogos Pan-americanos

Calderano ficou entre os oito no Finals e o Ygor Coelho encerrou sua temporada em Milão.

Campeões Brasileiros

No Brasileiro de tênis de mesa, Jessica Yamada confirmou o favoritismo ao bater Caroline Kumahara por 3 a 0 e ficar com o título. A experiência da jogadora de 30 anos foi o diferencial para a conquista. Entre os homens a taça foi para Vitor Ishy, que virou a final contra Thiago Monteiro e fez 3 a 1.

No paralímpico, deu Lucas Carvalhal, um garoto de apenas 13 anos.

O handebol brasileiro tem um novo campeão. Em mais uma grande exibição, o Taubaté calou a torcida do Pinheiros neste domingo (15), empatou em 20 a 20 com o rival e sagrou-se campeão.

O Brasileiro sub-16 de futebol feminino também teve campeão. O São Paulo venceu o Santos pelo placar de 1 a 0 e levou o troféu na primeira edição do torneio.

No heptatlo moderno, Danilo Fagundes, do Rio de Janeiro, conquistou o heptacampeonato e a paranaense Isabela Abreu levou o tri do Campeonato Brasileiro disputado no Rio de Janeiro.

O vôlei sentado não foi no final de semana, mas vale nota. O Sesi-SP sagrou-se tricampeão brasileiro ao derrotar o Corinthians por 3 a 1 na sexta (13). No mesmo dia, a Liga Sul-Americana de basquete masculino teve uma final que poderia ter sido de torneio brasileiro. Deu Botafogo contra o Timão.

Superliga e Superseleção

No vôlei, a Superliga está pegando fogo. Na masculina, na noite de domingo (15), o Sesi-SP venceu o Sesc RJ por 3 sets a 0 na partida que fechou a oitava rodada. No sábado, foram outras quatro. A feminina teve três jogos, também pela oitava rodada, todos no sábado.

No futebol, a seleção feminina deu outro show. Atuando na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), a Canarinho voltou a golear o México, desta vez pelo placar de 4 a 0. Cristiane, duas vezes, Debinha, de falta, e Victória fizeram os gols do último jogo preparatório em 2019.

Teve NBB também, com os veteranos do Minas Tênis Clube Alex e Leandrinho anotando juntos quase a metade dos pontos na vitória sobre o Unifacisa na Paraíba por 94 a 82.

Duda Lisboa e Jane Karla

Jane Karla voltou a triturar um recorde mundial. Triturar, não. Elevar. No Troféu de Roma, colocou mais dois pontos na marca anterior, que ela mesma havia estabelecido três semanas antes, e chegou nos 577. Foi providencial.

Duda Lisboa, no vôlei de praia, foi eleita por técnicos e jogadores a melhor atleta da temporada do circuito mundial. Foi a segunda vez seguida. Ela foi ainda escolhida a melhor atacante do ano e a melhor sacadora. Só isso. No masculino, Everaldo foi eleito o melhor saque. Pelo quinto ano seguido.

No tênis de mesa, o Hugo Calderano fechou em oitavo a participação no ITTF Grand Finals 2019. Parou no Fan Zhendong. No badminton, o Ygor Coelho encerrou a temporada nas quartas de final do International Challenge da Itália.

Por, as três medalhas de ouro do ginasta Francisco Barretto renderam ao brasileiro o prêmio de melhor atleta masculino dos Jogos Pan-americanos Lima 2019. O anúncio aconteceu na noite desta sexta-feira (13,.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Olimpíada