Siga o OTD

Olimpíada

Com recorde em 2019, Liga NESCAU® projeta crescimento

Após receber 13.771 crianças e jovens em três estados, maior competição estudantil do Brasil vai aumentar o número de cidades, de modalidades convencionais e paradesportivas e, consequentemente, de atletas em 2020

O ano de 2020 será especial para o esporte mundial. Afinal, os Jogos Olímpicos serão disputados em Tóquio, no Japão, onde atletas de todas as partes do planeta competirão pela glória em ouro, prata e bronze. O Brasil também viverá um período especial, especialmente para a garotada. A Liga NESCAU®, que encerrou a quinta edição com recorde de 13.771 participantes, 19 modalidades e etapas em três estados, vai crescer. Serão mais cidades, mais competições e mais crianças e jovens com oportunidade de aprender as lições que o esporte ensina.

Se depender de Falcão, embaixador da Liga NESCAU® desde a primeira edição, o crescimento da competição, que já é considerada a maior do Brasil, vai ser enorme. “Estou no projeto desde o começo e é um prazer ver a evolução e o investimento cada vez maior da Nestlé para ensinar valores e proporcionar inclusão, mostrando que todo mundo é igual. NESCAU® está de parabéns pela iniciativa e por fazer sempre mais. Nossa parceria vai durar muitos anos e eu estarei junto com a marca. O caminho é sempre para cima. Que venha 2020, que seja maior, melhor e com mais sucesso. Que venham 20 mil, 25 mil crianças”, afirmou o maior jogador de futsal de todo os tempos.

Falcão fez questão de acompanhar a rodada final da Liga NESCAU®, realizada no Complexo Esportivo do Pacaembu, durante todo o dia do sábado (7). O ídolo do futsal teve a companhia do ex-ginasta e medalhista olímpico Diego Hypólito e do skatista profissional Foguinho. “Estou muito feliz pela oportunidade de prestigiar o evento, especialmente porque o mais importante é inclusão das crianças por meio do esporte. Atividade física traz saúde, disciplina e educação. A Liga NESCAU® é uma competição, mas aqui todos são vitoriosos independentemente de quem ganha ou perde as disputas”, disse Diego.

O entusiasmo de ídolos do esporte é compartilhado pelos organizadores da competição, que já planejam a expansão para 2020, que será anunciada no início de 2020. “O balanço de 2019 é positivo, crescimento significativo. O que mais conta para mim é a emoção, ver a conexão entre pais e filhos, o esporte unindo as famílias, ensinando muito para a criançada. Muitos valores são construídos na quadra, como confiança, autonomia, coragem. Tudo isso é motivo de muito orgulho e nos dá coragem de continuar crescendo. 2020 já está aí e vamos crescer geograficamente, em número de modalidades e participantes. A Liga NESCAU® veio para ficar. A marca vai continuar investindo no esporte, pois a Liga é nosso diamante e vamos garantir que mais e mais crianças continuem tendo essa experiência e aprendizado”, garantiu Rodrigo Lopes, head de marketing de bebidas da Nestlé Brasil.

Esporte para todos – A quinta edição da Liga NESCAU® teve duração de três meses. Ao todo, 13.771 crianças e jovens de mais de 500 escolas públicas e privadas, clubes, ONGs e associações praticaram muito esporte. Foram 3.044 disputas em 19 modalidades coletivas e individuais, em 1.310 horas de atividades (o equivalente a 55 dias ininterruptos de exercícios físicos). “Importante lembrar que das 19 modalidades, nove são paralímpicas, comprovando a vocação inclusiva da Liga NESCAU®. A edição 2019 superou as expectativas. Isso é um marco e só nos deixa mais empolgados para aumentar o número de crianças em 2020”, explica Fabiana Fairbanks, diretora de bebidas da Nestlé Brasil.

O impacto positivo da Liga NESCAU® na vida das crianças e jovens pode ser resumido nas histórias dos Capitães sem Braçadeira. Todo ano, dois atletas são escolhidos por seu exemplo de dedicação, companheirismo e comportamento dentro e fora de quadra como exemplo para os demais atletas. Felipe Silva de Jesus e Lorenza de Almeida Cavalcante foram os eleitos em 2019. A menina de 12 anos encara 1h30 de ônibus de Jundiaí até São Paulo, para treinar no Centro Olímpico. “Saio correndo da escola, sem tempo para almoçar de segunda, quarta e sexta, pois quero me tornar uma jogadora profissional de futebol. Fiquei muito feliz em ser escolhida para esse prêmio entre mais de 13 mil pessoas. É como o Diego Hypólito falou: não precisa ter a braçadeira para ajudar o seu time, levantar o moral das meninas”, contou a atleta de 12 anos.

Aos 16 anos, o levantador do vôlei Felipe também tem uma história de superação. “Muita gente duvida de mim porque estou acima do peso, achava que não conseguiria jogar, chegar nas bolas para armar as jogadas. Mas acredito que minha dedicação fez a diferença, inclusive para ganhar esse prêmio. Minha vida melhorou muito com o esporte. Sem essa atividade, eu estaria na rua ou sem fazer nada em casa. E o esporte é muito importante para mim, pois o Felipe de hoje é um cara mais focado, que corre atrás dos objetivos. O Felipe de antes só ficava na caixinha. Sou muito confiante hoje, e isso é importante”, relatou o jogador de vôlei, orgulhoso em contar ter emagrecido 15 quilos.

Lorenza e Felipe entraram em quadra nas finais da Liga NESCAU® de sábado, juntamente com mais de 600 crianças que lutaram por medalhas nas modalidades coletivas basquete, futsal, vôlei e handebol, além de skate. Contudo, ao longo de três meses, as mais de 13 mil crianças e jovens também competiram no atletismo, judô, ginástica, natação, tênis de mesa e bocha, além das adaptadas: vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, atletismo, judô, natação, tênis de mesa, ginástica e bocha, nas etapas de São Paulo, Porto Alegre e Recife. “Ver as crianças praticando esporte, aprendendo pra caramba, é muito bom. É isso que podemos deixar como legado para o país. Como marca, estamos ajudando famílias inteiras a ver como o esporte pode ajudar a transformar e construir uma geração de crianças mais confiantes e melhores para o mundo. Para 2020, teremos mais cidade, novas modalidades, mais inclusão e mais crianças. Teremos muita surpresa e aprendizado por meio do esporte. Afinal, será ano olímpico e, por isso, ainda mais especial”, completa Abner Bezerra, gerente de marketing de NESCAU®.

A Liga NESCAU® tem organização técnica e operacional do Grupo Speed. A comunicação e conteúdo é da Ogilvy e o design e experiências de marca por conta da Futurebrand.

Curva ascendente – O histórico comprova a vocação de crescimento da Liga NESCAU®. Entre 2017 e 2018, a competição cresceu de cinco para 15 modalidades, sendo seis opções de paradesporto. O número de participantes subiu de cinco para mais de oito mil estudantes da rede pública, privada, ONGs e associações, clubes e demais instituições. Agora, são 19 esportes e mais de 13 mil estudantes. “Esse crescimento faz com que acreditemos cada vez mais na plataforma a fim de trazer mais crianças e mais famílias para participar. Outro grande avanço foi trazer mais atividades adaptadas para termos, efetivamente, um evento inclusivo. Com isso, reafirmamos a assinatura da Liga: aqui todo mundo joga”, avalia Fabiana Fairbanks, diretora da Unidade Bebidas da Nestlé.

NESCAU® e o esporte – NESCAU® possui um longo histórico de apoio à prática de exercícios físicos e atividades coletivas, destacando a importância do esporte como ferramenta fundamental para fortalecer a autoconfiança de crianças e adolescentes, além de estimular o convívio social e a interação, provocando o espírito de coletividade.

As primeiras iniciativas da marca neste universo começaram ainda na década de 60, com o patrocínio às competições de ciclismo. Posteriormente, nos anos 80 e 90, NESCAU® também apoiou grandes eventos de esportes radicais, incluindo surfe, wakeboard e skate. Mais recentemente, NESCAU® patrocinou a Liga de Basquete 3×3, em parceria com a Associação Nacional de Basquete 3×3 (ANB3x3). Em 2014, a marca atingiu um marco inédito ao impactar mais de 33 mil estudantes com o apoio à realização de torneios intercolegiais em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Recife.

Desde 2015, NESCAU® organiza anualmente sua competição independente poliesportiva, totalmente gratuita, a Copa Nescau, que em 2018 cresceu e passou a se chamar LIGA NESCAU®. A quinta edição está em andamento e reúne mais de 13.000 estudantes da rede pública e privada da cidade de São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). A marca organiza também, desde 2016, o projeto ‘Jogadeira’, sempre aos domingos em diferentes pontos da capital paulista, com o objetivo de incentivar a ocupação de espaços públicos para a prática de brincadeiras relacionadas ao esporte (Jogo + Brincadeira = Jogadeira) para que as crianças insiram mais atividades físicas na sua rotina e resgatem a diversão em meio a prática esportiva.

Mais em Olimpíada