Siga o OTD

Olimpíada

Tiago Camilo reassume Comissão de Atletas do COB

Judoca medalhista olímpico retorna ao cargo no lugar de Yane Marques, em licença-maternidade

Tiago Camilo reassume presidência da Comissão de Atletas do COB
Divulgação/COB

Após um período de seis meses afastado por motivos pessoais, o judoca medalhista olímpico Tiago Camilo está de volta à presidência da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB). A partir desta terça-feira, dia 3, o paulista de 39 anos reassume o posto no lugar da pentatleta Yane Marques, que solicitou licença-maternidade.

“Em primeiro lugar, agradecemos a Yane Marques por toda a exemplar dedicação na condução desta importante comissão. Damos nossas boas-vindas novamente ao Tiago Camilo e oferecemos o total apoio do COB à Comissão de Atletas para o que se fizer necessário”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB. “Já o convidamos para uma reunião, onde o atualizaremos dos principais pontos em discussão durante seu período de licença”, completou.

Formada por grandes destaques do esporte nacional, a Comissão de Atletas do COB foi criada em 2009, seguindo o modelo da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI).

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

“Como a Yane me substituiu enquanto eu resolvia algumas questões pessoais, agora não poderia fazer diferente. Assumimos um compromisso com o esporte, com a comissão e com os atletas. Isso é uma questão de responsabilidade, algo intransferível. Continuaremos caminhando da mesma forma, fazendo aquilo que havíamos planejado e pactuado quando entramos na comissão, sempre respeitando o Movimento Olímpico, a Carta Olímpica e, principalmente, o interesse dos atletas”, afirmou Tiago, prata nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008.

A atual formação possui 19 atletas e foi eleita em 2017. No próximo ciclo olímpico, no entanto, a presença dos atletas nas decisões do COB terá ainda mais relevância. Em 2020, após novas eleições, o colegiado aumentará para 25 integrantes, sendo que 19 deles terão direito a voto na Assembleia do COB. Além disso, a participação dos atletas no Conselho de Administração da entidade sobe de 11% para 15%.

O principal objetivo da Comissão de Atletas é atuar como um canal de comunicação entre os atletas e o COB, oferecendo sugestões e recomendações sobre quaisquer assuntos relacionados ao Movimento Olímpico. Tem como missão estabelecer um ambiente de discussão para os atletas compartilharem informações e ideias relacionadas aos Jogos Olímpicos, Pan-americanos e Sul-americanos. Além disso, analisa a adoção dos melhores modelos, técnicas e interesses dos atletas e formula recomendações sobre esses itens.

Juntos, os 19 integrantes da atual Comissão de Atletas do COB somam 14 medalhas em Jogos Olímpicos, 69 em Jogos Pan-americanos e diversos títulos mundiais, pan-americanos e sul-americanos. Eles representam 16 modalidades diferentes e cada Confederação Brasileira Olímpica pode indicar até dois atletas para a eleição, que teve 29 candidatos.

Comissão de Atletas do COB

Arthur Zanetti (ginástica artística)
Bruno Mendonça (hóquei sobre grama)
Baby Futuro (rugby de 7)
Emanuel Rego (vôlei de praia)
Duda Amorim (handebol)
Emerson Duarte (tiro esportivo)
Fabiana Alvim (vôlei)
Fabiana Murer (atletismo)
Fabiano Peçanha (atletismo)
Hortência Marcari (Basquete)
Hugo Hoyama (tênis de mesa)
Isabel Clark (snowboard)
Isabel Swan (vela)
Iziane Marques (basquete)
Marcelo Machado (basquete)
Poliana Okimoto (maratona aquática)
Tiago Camilo (judô)
Thiago Pereira (natação)
Yane Marques (pentatlo moderno)

Mais em Olimpíada