Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Inclusão e igualdade são as palavras-chave da Liga Nescau

Desde 2017, a Liga Nescau é a maior competição estudantil do Brasil. A edição 2019 reuniu cerca de 4.000 atletas com ou sem deficiência no Centro Paralímpico

Medalha. Pódio. Sorrisos. Esse é o resumo do dia da Liga Nescau. Aqui não importa o resultado, todo mundo sai ganhando. Desde 2017, a Liga Nescau é a maior competição estudantil do Brasil, que reúne escolas, associações, ONGs, clubes e instituições de ensino. Na edição 2019, realizada nesse sábado (19), no Centro Paralímpico, em São Paulo, a Liga Nescau contou com um diferencial ainda mais especial: a inclusão e a igualdade. #AquiTodoMundoJoga.

+ INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, atletismo, natação, judô, tênis de mesa e bocha reuniram cerca de mil estudantes paratletas. Eles estavam lado a lado com os mais de 3 mil competidores das modalidades. Incluindo ainda o skate, que fez estreia na quinta edição da Liga Nescau.

“Na mesma pista, no mesmo campo, na mesma piscina, rindo junto, se conhecendo, trocando experiência. Espero que essa parceria, principalmente com o esporte, perdure por muito e muitos anos. O esporte é sim para todo mundo”, contou Verônica Hipólito, uma das embaixadoras da Liga Nescau, que conta com 12.200 estudantes inscritos para as disputas em três capitais: São Paulo, Porto Alegre e Recife.

“O esporte é pra todo mundo”

Verônica com as crianças na Liga Nescau – Foto: João Pires / Fotojump

A Liga Nescau é também um dia ao lado do ídolo. Andar com Verônica Hipólito, do atletismo paralímpico, no evento é parar para fotos, é vibrar ao ver seu gigante pôster (assista em nossa conta no Instagram) e sorrir o tempo inteiro. “Hoje, as crianças estão conhecendo um dos maiores e melhores Centros de Treinamento do mundo. Quem sabe elas não consigam realizar o sonho e estar aqui futuramente?”, comemorou a atleta.

Tandara virou ‘profê’ por um dia

Na Liga Nescau, Tandara ensinando vôlei sentado – Foto: João Pires / Fotojump

“Tive a oportunidade de jogar com as crianças vôlei sentado. É muito mais difícil que o vôlei em pé. Fico muito feliz em estar participando de uma iniciativa tão boa,” contou Tandara. A atleta foi tão bem que até foi chamada de professora por algumas crianças durante a brincadeira.

“Eu gosto dessa inclusão. Mostrar para as pessoas que quem tem deficiência também é capaz de praticar o mesmo esporte. De se sentir importante. Nesse momento, é muito importante trazer crianças com deficiência e sem para o Centro Paralímpico. Acima de tudo, acho que a gente pode respeitar ainda mais. Muito feliz de ser embaixadora e poder passar a minha experiência, toda a minha trajetória, para essas crianças também”, conclui.

“O esporte não é só quem ganha”

Os embaixadores da Liga Nescau: Thiago Pereira e Tandara – Foto: João Pires / Fotojump

Os valores do esporte. Fomentar a base. Thiago Pereira logo se identificou com a Liga, já que tem também o seu próprio projeto social. “O esporte não é só quem ganha. O esporte não é você chegar em uma Olimpíada e ganhar uma medalha. O esporte é muito mais do que isso. O esporte é escola, é você saber ganhar, é você saber perder, você ter disciplina, perseverança, respeitar o espaço do outro. Isso sim é o grande aprendizado do esporte”, definiu.

A Liga Nescau continua durante todo o ano e o calendário você encontra aqui. A grande final da edição 2019 (tanto das modalidades coletivas, como do skate) será realizada no Estádio do Pacaembu, no dia 07 de dezembro (sábado).

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Paralimpíada Todo Dia