Siga o OTD

Olimpíada

COB e Confederações na preparação de atletas em julho

Com os recursos da Lei Agnelo/Piva o COB investe diretamente na preparação de atletas e equipes

Divulgação

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e as Confederações Brasileiras Olímpicas estão empenhados em prover as melhores condições de treinamento e preparação para atletas individuais e equipes no ciclo Olímpico Tóquio 2020.

Aqui você confere as ações que o COB fez/ fará em julho de 2019, com base nos recursos da Lei Agnelo/Piva que o COB investe diretamente na preparação de atletas e equipes. Essas ações estão alinhadas com o planejamento das Confederações para Tóquio 2020.

ALTO RENDIMENTO

Atletismo (COB/CBAt) – Suporte mensal para atuação do treinador Vitaly Petrov (UKR) como consultor junto ao atleta Thiago Braz e Juliana Campos do Salto com Vara.

Atletismo (COB/CBAt) – Suporte mensal para atuação do treinador Rana Reider (EUA) junto a velocista Rosangela dos Santos.

Atletismo (COB/CBAt) – Suporte mensal para atuação do treinador Cristian Chocho (ECU) junto a atleta Erica Sena da Marcha Atlética

Atletismo (COB/CBAt) – Suporte mensal para atuação do treinador Ivan Pedroso (CUB) junto a atleta Nubia Soares do Salto Triplo.

Atletismo (COB/CBAt) – Suporte para o treinamento de campo internacional de velocidade, saltos, arremesso e lançamentos a ser realizado em Jamor (POR) entre os dias 24 de junho e 8 de julho e em Madrid (ESP) entre os dias 08 de julho e 21 de julho, como preparação de 20 atletas para os Jogos Pan-americanos e Campeonato Mundial de Atletismo.

Atletismo (COB/CBAt) – Suporte para o treinamento de campo internacional de de lançamento do martelo a ser realizado em Zagreb (CRO) entre os dias 02 de abril e 03 de julho, como preparação do atleta Wagner Domingos para os Jogos Pan-americanos.

Atletismo (COB/CBAt) – Suporte para o treinamento de campo internacional de de arremesso de peso e lançamento de dardo a ser realizado em Léon (ESP) entre os dias 27 de maio e 03 de agosto, como preparação dos atletas Darlan Romani, Geisa Arcanjo e Laila Silva para os Jogos Pan-americanos e Campeonato Mundial de Atletismo.

Atletismo (COB/CBAt) – Suporte para o treinamento de campo internacional de de salto com vara a ser realizado em Formia (ITA) entre os dias 28 de maio e 02 de agosto, como preparação do atleta Thiago Braz para os Jogos Pan-americanos e Campeonato Mundial de Atletismo.

Atletismo (COB/CBAt) – Suporte para o treinamento de campo internacional de velocidade a ser realizado em Bochum (GER) entre os dias 22 de junho e 19 de julho, como preparação da atleta Rosangela Santos para os Jogos Pan-americanos e Campeonato Mundial de Atletismo

Atletismo (COB/CBAt) – Suporte para o treinamento de campo internacional de marcha atlética a ser realizado em Cuenca (ECU) entre os dias 14 e 22 de julho, como preparação dos atletas Caio Bonfim e Elianay Barbosa para os Jogos Pan-americanos e Campeonato Mundial de Atletismo.

Atletismo (COB/CBAt) – Suporte para o treinamento de campo internacional de marcha atlética a ser realizado em Paipa (COL) entre os dias 08 e 28 de julho, como preparação da atleta Viviane Lyra para os Jogos Pan-americanos.

Atletismo (COB/CBAt) – Suporte para o treinamento de campo internacional de velocidade a ser realizado em Spala (POL) entre os dias 02 e 22 de julho, como preparação do atleta Gabriel Oliveira Constantino para os Jogos Pan-americanos e Campeonato Mundial de Atletismo com os treinadores Renan Valdiero e Loren Seagrave.

Badminton (COB/CBBd) – Suporte mensal para atuação da treinadora Nádia Lyduch junto ao atleta Ygor Coelho.

Badminton (COB/CBBd) – Suporte à participação do atleta Ygor Coelho e da treinadora Nadia Lyduch no 2019 YONEX Canada Open, de 01 a 06 de julho, em Calgary (CAN).

Badminton (COB/CBBd) – Suporte à participação do atleta Ygor Coelho e da treinadora Nadia Lyduch no YONEX US Open 2019, de 08 a 13 de julho, em Las Vegas (USA).

Basquete 5×5 masculino (COB/CBB) – Apoio para realização de treinamento visando a participação da seleção masculina na Copa do Mundo. Os treinamentos nacionais serão realizados em Anápolis e Belém, de 25 de julho a 12 de agosto. Para o treinamento a seleção contará com 16 atletas e 11 membros de comissão técnica.

Basquete 5×5 feminino (COB/CBB) – Apoio para realização de treinamento visando a participação da seleção feminina nos Jogos Pan-americanos de Lima. Os treinamentos serão realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo, de 16 a 30 de julho. Para o treinamento a seleção contará com 16 atletas e 11 membros de comissão técnica.

Basquete 3×3 (COB/CBB) – Apoio para realização de treinamento na EsEFex no Rio de Janeiro, de 17 a 20 de julho para participação das seleções masculina e feminina nos Jogos Pan-americanos. Participam os atletas na seleção masculina: Felipe Camargo, Jonatas de Mello, Jefferson Socas, William Weihermann e o treinador Douglas Lorite Motta. E na seleção feminina: Evelyn Larissa Mariano da Silva, Aldecinete Mineiro Gomes de Sousa, Carla Patricia Silva Lucchini e Luana Ariescha Fernandes da Silva, e a treinadora Rafaella Bauerfeldt Lopes.

Boxe (COB/CBBoxe) – Suporte para o treinamento de campo da equipe Brasileira de Boxe na Colômbia, entre os dias 21 de junho e 11 de julho, como preparação para os Jogos Pan-americanos de Lima. Atletas beneficiados: Ronaldo da Silva, Joel Ramos da Silva, Wanderson Oliveira, Luiz Fernando da Silva, Herberto Sousa, Keno Machado, Abner da Silva Junior, Cosme Nascimento, Jucielen Romeu, Beatriz Ferreira, Flavia Figueiredo.

Canoagem Velocidade (COB/CBCa) – Suporte às atividades de treinamentos técnicos e físicos e manutenção da base, com 6 atletas (James Correa, Vinicius Santos, Filipe Santana Vieira, Jacky Jamael, Erlon Souza e Izaquias Queiroz) da equipe de canoa, liderada pelo treinador Lauro de Souza Junior em Lagoa Santa (MG).

Ciclismo (COB/CBC) – Suporte mensal para atuação do treinador Thomas Allier junto aos atletas Julia Alves, Renato Rezende e Bruno Cogo (BMX Racing).

Ciclismo (COB/CBC) – Suporte para a atleta Julia Alves dos Santos para o treinamento de campo na França, entre os dias 08 e 22 de julho, como preparação para o Campeonato Mundial de Ciclismo BMX.

Handebol (COB/CBHb) – Suporte ao treinamento da seleção brasileira adulta masculina e feminina de Handebol para participação nos Jogos Pan-americanos. Treinamento será realizado na cidade de Taubaté (SP) de 22 de junho a 15 de julho, e na cidade de São Bernardo do Campo (SP) de 01 a 27 de julho. Cada equipe será composta por 21 atletas e 7 membros de comissão técnica.

Judô (COB/CBJ) – Suporte à participação de 11 atletas e 04 membros da equipe multidisciplinar no Treinamento de Campo em Alicante (ESP), entre os dias 30 de junho a 06 de julho.

Judô (COB/CBJ) – Suporte à participação de 11 atletas e 04 membros da equipe multidisciplinar no Treinamento de Campo em Valência (ESP), entre os dias 07 e 10 de julho.

Judô (COB/CBJ) – Suporte à participação de 09 atletas e 05 membros da equipe multidisciplinar no Grand Prix de Montreal (CAN), entre os dias 05 e 07 de julho

Judô (COB/CBJ) – Suporte à participação de 09 atletas e 03 membros da equipe multidisciplinar no Treinamento de Campo em Houlgate (FRA), entre os dias 08 e 13 de julho.

Judô (COB/CBJ) – Suporte à participação de 12 atletas e 05 membros da equipe multidisciplinar no Grand Prix de Budapeste (HUN), entre os dias 12 e 14 de julho.

Judô (COB/CBJ) – Suporte à participação de 24 atletas e 19 membros da equipe multidisciplinar no Treinamento de Campo em São Paulo, entre os dias 16 e 18 de julho.

Karate (COB/CBK) – Apoio ao treinamento de campo nacional a ser realizado no CTTB (Maria Lenk), entre os dias 08 e 17 de julho. Participam 18 atletas incluindo Vinicius Figueira, Valeria Kumizaki e Douglas Brose.

Karate (COB/CBK) – Apoio ao treinamento de campo nacional a ser realizado no CTTB (Maria Lenk), entre os dias 24 de julho e 03 de agosto, como preparação para os Jogos Pan-americanos. Participam 22 atletas incluindo Vinicius Figueira, Valeria Kumizaki e Douglas Brose, além da participação do treinador do Cazaquistão Tareq Abdesselem.

Maratona Aquática, Natação, Nado Artístico, Polo Aquático e Saltos Ornamentais (COB/CBDA) – Apoio a participação da equipe brasileira de desportos aquáticos, com 60 atletas, 36 membros de comissão técnica e equipe multidisciplinar no Campeonato Mundial de desportos aquáticos em Gwangju (KOR) de 04 a 29 de julho de 2019.

Patinação de Velocidade (COB/CBHP) – Suporte ao treinamento do atleta de patinação de velocidade visando a preparação para os Jogos Pan-americanos de Lima. Participam do treinamento de 01 a 31 de julho em Bogotá (COL), o atleta Gabriel Félix e Silva e sua treinadora Cindya Katerine Pardo Chaparro.

Patinação Artística (COB/CBHP) – Suporte à participação da atleta Bruna Wurts e sua treinadora Rosa Pey, no campeonato mundial de patinação artística (Roller), que acontecerá em Barcelona (ESP) de 09 a 14 de julho.

Polo Aquático (COB/CBDA) – Suporte ao treinamento internacional da seleção brasileira de polo aquático em preparação para o Campeonato Mundial e Jogos Pan-americanos, nos EUA e China, de 24 de junho a 09 de julho, sendo 13 atletas e 05 comissão técnica.

Polo Aquático (COB/CBDA) – Apoio ao treinamento em São Paulo/SP, durante todo o mês de julho, de 3 atletas da seleção brasileira de polo aquático feminina residentes no Rio de Janeiro. Este treinamento visa a preparação para os Jogos Pan-americanos e participam os atletas, Leticia Belorio, Samantha Rezende e Victoria Chamorro.

Surf (COB/CBSurf) – Suporte à participação das atletas Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima na 6ª etapa do Circuito Mundial de Surf em Jeffrey´s Bay (RSA) entre os dias 09 e 22 de julho.

Surf (COB/CBSurf) – Suporte ao treinamento de campo internacional de Surf para as modalidades Pranchinha (shortboard), StandUp Race, StandUp Surf e Longboard a ser realizado em Punta Rocas (PER) entre os dias 01 e 08 de julho como preparação para 6 atletas para os Jogos Pan-americanos.

Taekwondo (COB/CBTkd) – Apoio para treinamento de campo da categoria adulto, com 08 atletas, 2 treinadores, 1 preparador físico, 1 analista de vídeo, 1 fisioterapeuta e 1 coordenadora técnica, visando à preparação final para os Jogos Pan-americanos. Será realizado no Centro de Treinamento Time Brasil no Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 21 de julho.

Triathlon (COB/CBTri) – Suporte mensal para atuação do treinador Ian O’Brien junto à atleta Vittória Lopes.

Triathlon (COB/CBTri) – Apoio para atuação do consultor Sergio Figueiredo dos Santos junto à equipe Brasileira de Triathlon.

Triathlon (COB/CBTri) – Apoio à participação dos atletas da categoria júnior (Giovanna Lacerda, Gabrielle Lemes, Miguel Hidalgo e Pedro Boff) no treinamento de campo em Rio Maior (POR) e participação em Copa Europeias, no período de 25 de junho a 16 de julho.

Triathlon (COB/CBTri) – Apoio à preparação dos atletas Vittoria Lopes, Beatriz Neres, Luísa Baptista, Manoel Messias, Kauê Willy e Diogo Sclebin (classificados para os Jogos Pan-americanos de Lima) no treinamento em altitude em San Luis Potosi (MEX) e Boulder (EUA) a ser realizado entre 29 de junho e 23 de julho.

Triathlon (COB/CBTri) – Apoio aos atletas Beatriz Neres, Danilo Pimentel, Diogo Sclebin, Gabrielle Lemes, Giovanna Lacerda, Kaue Willy, Luísa Baptista, Manoel Messias, Miguel Hidalgo, Reinaldo Colucci e Vittoria Lopes, com bolsa auxílio.

Vela (COB/CBVela) – Suporte mensal para atuação do treinador Javier Torres junto às atletas Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX).

Vela (COB/CBVela) – Suporte mensal para atuação do treinador João Signorini junto ao atleta Jorge Zarif (FINN).

Vela (COB/CBVela) – Suporte mensal para atuação do treinador Adrien Gaillard junto à atleta Patrícia Freitas (RS:XW).

Vela (COB/CBVela) – Suporte ao Treinamento da classe 470W para as atletas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, com o treinador Lucas Mazim, de 24 de junho a 05 de julho, no Rio de Janeiro (BRA).

Vela (COB/CBVela) – Suporte para a atuação do treinador Iñigo Fernandez junto às atletas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470W), no período de 20 de julho a 9 de agosto em Enoshima (JPN), durante treinamento para o Campeonato Mundial da Classe 470.

Vela (COB/CBVela) – Suporte ao Treinamento da classe Nacra 17 para os atletas Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino, com o treinador Paulo Ribeiro, de 25 junho a 05 de julho, em Paracas (PER).

Vela (COB/CBVela) – Suporte ao Treinamento da classe RS:XW para a atleta Patrícia Freitas, com o treinador Adrien Gaillard, de 03 de junho a 02 de julho em Torbole, Lago de Garda (ITA).

Vela (COB/CBVela) – Apoio na participação do atleta Robert Scheidt no Campeonato Mundial da Classe Laser, de 2 a 9 de julho, em Sakaiminato (JPN).

Vela (COB/CBVela) – Apoio na preparação física dos atletas Gabriela Nicolino, Jorge Zarif, Gabriela Kidd, João Pedro Oliveira, Isabel Swan, Martine Grael, Kahena Kunze, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan com a equipe de profissionais do Centro de Treinamento Time Brasil, de forma presencial e remota.

Vôlei de Praia (COB/CBV) – Suporte à participação de 12 atletas e 13 membros da equipe multidisciplinar no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, entre os dias 28 de junho e 07 de julho, em Hamburgo (GER).

Vôlei de Praia (COB/CBV) – Suporte à participação de 12 atletas e 13 membros da equipe multidisciplinar na Etapa 5 estrelas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, entre os dias 09 e 14 de julho, na Suíça.

Vôlei de Praia (COB/CBV) – Suporte à participação de 12 atletas e 13 membros da equipe multidisciplinar na Etapa 4 estrelas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, entre os dias 17 e 21 de julho, em Portugal.

Vôlei de Praia (COB/CBV) – Suporte à participação de 12 atletas e 13 membros da equipe multidisciplinar na Etapa 4 estrelas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, entre os dias 24 e 28 de julho, no Japão.

Vôlei de Praia (COB/CBV) – Suporte à participação de 12 atletas e 13 membros da equipe multidisciplinar na Etapa 5 estrelas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, entre os dias 31 de julho e 04 de agosto, na Áustria.

Vôlei de Praia (COB/CBV) – Suporte mensal as 4 melhores duplas classificadas (masculino e feminino) no Team entry ranking da FIVB.

Voleibol de Quadra (COB/CBV) – Suporte à participação de 12 atletas e 06 membros da equipe multidisciplinar no Campeonato Mundial Sub-20 feminino, entre os dias 12 e 21 de julho, no México.

Voleibol de Quadra (COB/CBV) – Suporte à participação de 12 atletas e 06 membros da equipe multidisciplinar na aclimatação para o Campeonato Mundial Sub-21 masculino, entre os dias 11 e 15 de julho, na República Tcheca.

Voleibol de Quadra (COB/CBV) – Suporte à participação de 12 atletas e 06 membros da equipe multidisciplinar no Campeonato Mundial Sub-21 masculino, entre os dias 18 e 21 de julho, no Bahrein.

DESENVOLVIMENTO

Boxe (COB/CBBoxe) – Suporte para a participação de 4 atletas e 2 membros da comissão técnica no 37º torneio Golden Glove Vovjodina, que será realizado na cidade de Subutika (SRB), entre os dias 08 e 15 de julho.

Ciclismo (COB/CBC) – Suporte na participação de 4 atletas feminino (Amanda Kunkel, Julia Constantino, Julia Leite Braga e Yana Camargo) e 2 membros da comissão técnica (Emerson Silva e Eduardo de Oliveira), no Campeonato Pan-americano Júnior de Ciclismo Pista, que será realizado no México de 01 a 08 de julho de 2019.

Handebol (COB/CBHb) – Suporte para participação de 16 atletas e 5 membros da comissão técnica no Campeonato Mundial Júnior masculino, que será realizado nas cidades de Pontevedra e Vigo, na Espanha, entre os dias 16 e 28 de julho de 2019.

Tiro com arco (COB/CBTArco) – Suporte para melhoria do desempenho técnico de 13 atletas e 2 treinadores das categorias de base, indicados pela Confederação, para treinamento de campo no Centro de Treinamento da CBTarco, localizado na cidade de Maricá – Rio de Janeiro, de 18 a 22 de julho de 2019.

Vela (COB/CBVela) – Suporte técnico e logístico no evento de “Concentração para o Mundial da Juventude”, para 12 atletas e 03 membros da comissão técnica, de 07 a 11 de julho de 2019, no Rio de Janeiro, utilizando instalações do legado olímpico (Marina da Glória).

Vôlei de praia (COB/CBV) – Suporte técnico e logístico para a realização do projeto “Novos Talentos do Vôlei de Praia”, com participação de 3 membros da comissão técnica e previsão de 30 atletas, que será realizado em Brasília, de 05 a 07 de julho de 2019.

Vôlei de praia (COB/CBV) – Suporte técnico e logístico para a realização do projeto “Novos Talentos do Vôlei de Praia”, com participação de 3 membros da comissão técnica e previsão de 30 atletas, que será realizado em Itapema, de 12 a 14 de julho de 2019.

Vôlei de praia (COB/CBV) – Suporte técnico e logístico para realização do Projeto “Novos Talentos do Vôlei de Praia”, com participação de 3 membros da comissão técnica e previsão de 30 atletas, que será realizado em Fortaleza, de 12 a 14 de julho de 2019.

Vôlei de praia (COB/CBV) – Suporte técnico e logístico para realização do Projeto “Novos Talentos do Vôlei de Praia”, com participação de 3 membros da comissão técnica e previsão de 30 atletas, que será realizado em João Pessoa, de 19 a 21 de julho de 2019.

Vôlei de praia (COB/CBV) – Suporte técnico e logístico para realização do Projeto “Novos Talentos do Vôlei de Praia”, com participação de 3 membros da comissão técnica e previsão de 30 atletas, que será realizado em Belo Horizonte, de 26 a 28 de julho de 2019.

Wrestling (COB/CBW) – Suporte para a participação de 40 atletas e 10 treinadores no “Treinamento de Campo após o Campeonato Brasileiro Sub 15”, que será realizado de 20 a 24 de julho, em São José dos Pinhais / Paraná.

CENTRO DE TREINAMENTO TIME BRASIL

Apoio e acompanhamento técnico-esportivo, e suporte da infraestrutura das instalações para as seguintes modalidades: Atletismo, Badminton, Ginástica Artística, Judô, Karatê, Maratona Aquática, Nado Artístico, Natação, Saltos Ornamentais, Vela, Voleibol e Vôlei de Praia.

Apoio e suporte da Infraestrutura das Instalações esportivas do COB para realização do:

• Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) – IOB – entre 1 e 7 de julho
• Estágio de Treinamento de Karate – entre 08 e 17 de julho
• Estágio de Treinamento de Taekwondo – entre 15 e 21 de julho
• Estágio de Treinamento de Ginástica Artística Masculina e Feminina – entre 11 a 20 de julho
• Dia da Família – dia 12 de julho
• Estágio de Treinamento de Basquete – seleção brasileira feminina – entre 17 e 30 de julho
• Estágio de Treinamento de Karate – entre 24 de julho e 3 de agosto.

LABORATÓRIO OLÍMPICO

Laboratório Olímpico – Avaliações previstas no mês de julho para atletas das modalidades: Ginástica, Handebol, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vela, Voleibol e Wrestling.

JOGOS E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS

Preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020: Treinamento da equipe de maratona aquática em Saitama (JPN) em preparação para o Campeonato Mundial na Coréia do Sul, classificatório Olímpico, entre 30 de junho e 09 de julho

Preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020: Treinamento da equipe de natação em Sagamihara (JPN) em preparação para o Campeonato Mundial na Coréia do Sul, entre 08 e 18 de julho.

Preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020: Treinamento da equipe de Vela, de 8 a 24 de julho, em Enoshima (JPN). Atletas: Martine Grael e Kahena Kunze (49erFX), com o treinador Javier Torres e atleta Jorge Zarif (FINN) e o treinador Bruno Di Bernardi.

Preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020: Treinamento preparatório para o Campeonato Mundial, de 20 a 31 de julho, em Enoshima (JPN). Atletas: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan (470W) e o treinador Iñigo Fernandes.

Preparação para os Jogos Olímpicos Paris 2024 – NOC Open Day Paris 2024 01/07- 06/07/2019: Participação no NOC Open Day, com visita de inspeção e reuniões de planejamento junto ao Comitê Organizador Paris 2024, entre os dias 04 e 05 de julho.

Preparação para Jogos Mundiais de Praia Doha 2019 – Participação no Seminário de Chefes de Missão e visita de inspeção e reuniões de planejamento junto ao Comitê Organizador Doha 2019, de 08 a 10 de julho

Preparação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 – Participação da equipe COB como observadores no evento teste do surfe, seguida de visitas a hotéis potenciais para acomodação da delegação durante os Jogos Olímpicos, de 18 a 21 de julho.

Mais em Olimpíada