Siga o OTD

Olimpíada

COB lança Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos

Evento de lançamento terá mesa redonda “Iniciação esportiva: Relevância e Desafios” com Carlos Eduardo Éboli, Marcelo Leitão; Antonio Carlos Gomes, Kenji Saito e Roberto Nahon

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) promove nesta sexta-feira, dia 28, a partir das 9h30, em sua sede, no Rio de Janeiro, o lançamento nacional do Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO). Desenvolvido pelo Instituto Olímpico Brasileiro, área de Educação do COB, o curso será oferecido nas modalidades Atletismo, Natação, Judô e Ginástica Artística a profissionais de Educação Física e estudantes do 7º e 8º período de todo o país, gratuitamente, através de uma plataforma de ensino a distância. As inscrições começam dia 1º de julho, direto no site www.cob.org.br.

O CIEVO vai proporcionar aos professores orientação para trabalharem a Iniciação Esportiva, com crianças de 5 a 10 anos, de forma adequada e lúdica, contribuindo para o desenvolvimento de jovens e promovendo os Valores Olímpicos no ambiente educacional e esportivo. O evento vai contar com a participação do presidente do COB Paulo Wanderley, do diretor geral Rogério Sampaio, atletas e convidados que participarão de uma mesa redonda sobre o tema.

A mesa redonda “Iniciação esportiva: Relevância e Desafios” terá moderação do jornalista e apresentador esportivo Carlos Eduardo Éboli e participação do presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Esportiva e Exercício, o cardiologista Marcelo Leitão;  o gerente executivo de Alto Rendimento, Sebastian Pereira; o gerente executivo da área de Desenvolvimento do COB, Kenji Saito,  o consultor pedagógico da Academia Brasileira de Treinadores do COB, Antonio Carlos Gomes; e o coordenador de ações médicas do COB, o ortopedista Roberto Nahon.

Desde o início do terceiro milênio, a demanda esportiva vem aumentando e com isso a necessidade de reformular o aprendizado desde a infância. Não faltam formas de se exercitar e também há diversos objetivos de quem pratica esporte. Para promover a Iniciação Esportiva é preciso usar argumentos adequados para estimular a criança a praticar esporte.

É grande o desafio do Esporte e da sociedade. A diversidade tecnológica desperta interesses que nem sempre são condizentes com as necessidades da criança, o que implica em fatores relacionados à saúde, como, por exemplo, o aumento considerável do índice de obesidade infantil.

O Comitê Olímpico do Brasil só acredita na evolução do esporte aliado à educação. E o profissional de Educação Física será o principal condutor de todo esse processo.

O curso dará acesso a um conteúdo de apoio, uma experiência única para os alunos, com base em técnicas pedagógicas consistentes e com atenção ao desenvolvimento integral da criança. O objetivo é que eles possam se beneficiar em termos de desenvolvimento motor, saúde, inclusão, oportunidade e senso de coletividade. Como consequência desse processo, as chances de potenciais talentos serem identificados e encaminhados para o esporte de alto rendimento aumentarão.

A proposta do CIEVO é apresentar o esporte às crianças de forma organizada e também criativa, de modo que as crianças tomem gosto pelo esporte. A intenção aqui não é estabelecer uma única metodologia, mas contribuir com um conteúdo que acreditamos ser positivo e que irá se tornar uma valiosa ferramenta para facilitar a sua atuação no desenvolvimento das suas aulas, com propostas dinâmicas e inspiradoras.

O COB espera que esses sejam apenas os passos iniciais, de uma parceria duradoura com os agentes fundamentais (profissionais de EF) na formação de tantos cidadãos e na disseminação da filosofia do Olimpismo, que alia o esporte à educação, para criar um estilo de vida baseado no exemplo positivo e no respeito pelos princípios éticos.

AGENDA DO DIA

out 17 04:00 Jogos Mundiais Militares - Futebol feminino Brasil Coreia do Norte out 17 05:00 Mundial Júnior de judô 73kg Júlio César Koda (BRA) out 17 05:00 Mundial Júnior de judô 73kg Jeferson Santos Júnior (BRA) out 17 05:00 Mundial Júnior de judô 63kg Ryanne Lima (BRA) out 17 05:00 Mundial Júnior de judô 57kg Vitória Andrade (BRA) out 17 05:00 Etapa de Peniche do Mundial de Surfe out 17 07:30 International Challenge de Dubai de badminton Christian Kirchmayr (SUI) 0 Ygor Coelho (BRA) 2 out 17 08:30 Jogos Mundiais Militares - Vôlei feminino China Brasil out 17 09:00 Copa Brasil de Vela out 17 12:00 Mundial Júnior de judô Finais out 17 15:00 Brasileiro Sub-18 de futebol feminino - Final São Paulo Internacional out 17 15:30 ITF de Florence Luiza Fullana (BRA)/Tiffany Pyritz (EUA) Emina Bektas (EUA)/Tara Moore (GBR) out 17 15:30 ITF de Florence Kylie Collins (EUA)/Peyton Stearns (EUA) Barbara Gatica (CHL)/Rebeca Pereira (BRA) out 17 19:00 Desafio MG x RJ de vôlei feminino Praia Clube Fluminense out 17 19:00 Libertadores de futebol feminino - Grupo D Santiago Morning (CHL) Municipalidad de Majes (PER) out 17 19:00 Libertadores de futebol feminino - Grupo C Corinthians América de Cali (COL) out 17 19:10 Liga Sul-Americana de Basquete masculino - Grupo C Leones de Quilpue (CHL) Malvin (URU) out 17 20:00 NBB Paulistano Mogi das Cruzes out 17 20:00 Liga Nacional de Handebol Masculino - Conferência Sul-Sudeste São José-SC Pinheiros out 17 20:00 Liga Nacional de Handebol Masculino - Conferência Sul-Sudeste Corinthians/Guarulhos São Carlos out 17 21:00 Campeonato Paulista de Basquete Masculino - Final Franca Basquete Corinthians out 17 21:00 Desafio MG x RJ de vôlei feminino Minas Tênis Clube Flamengo out 17 21:30 Libertadores de futebol feminino - Grupo C Ñanas (EQU) Libertad (PAR) out 17 21:30 Libertadores de futebol feminino - Grupo D UAI Urquiza (ARG) Independiente Medellín (COL) out 17 21:30 Liga Sul-Americana de Basquete masculino - Grupo C Ciclista Olímpico (ARG) Pinheiros

Mais em Olimpíada