Siga o OTD

Olimpíada

COI inaugura Casa Olímpica e celebra o 125º aniversário

Comitê Olímpico Internacional (COI) inaugura a Casa Olímpica, um dos edifício mais sustentáveis do mundo. A inauguração foi o ponto alto das comemorações emblemáticas e emocionantes para marcar o 125º aniversário da entidade olímpica, fundada em 23 de junho de 1984 por Pierre de Coubertin.

COI / GREG MARTIN

No último domingo (23), a cerimônia de inauguração da Casa Olímpica contou com a participação de 700 convidados, incluindo o presidente da Confederação Suíça, Ueli Maurer; os membros do COI; os presidentes dos 206 Comitês Olímpicos Nacionais e das Federações Internacionais do Esporte; e mais de 30 medalhistas olímpicos que, juntamente com os medalhistas olímpicos entre os membros do COI, ganharam mais de 125 medalhas nos Jogos Olímpicos.

Para o tradicional corte de fita no sopé da icônica escadaria da unidade da Casa Olímpica, o Presidente do COI, Bach, foi acompanhado pelo Presidente Ueli Maurer, membros do Conselho Executivo do COI, a Presidente do Conselho de Estado de Vaud, Nuria Gorrite; Membros do Conselho de Estado Pascal Broulis e Philippe Leuba; o prefeito de Lausanne, Grégoire Junod; e um grande número de medalhistas olímpicos.

Projetado para refletir a missão abrangente do COI de tornar o mundo um lugar melhor através do esporte e as reformas da Agenda Olímpica 2020, a Casa Olímpica reúne a equipe do COI – 500 funcionários anteriormente espalhados por Lausanne em quatro locais – sob o mesmo teto. É um investimento do COI em sustentabilidade, um dos três pilares da Agenda Olímpica 2020.

“Quando iniciamos este projeto para construir uma nova casa, queríamos que fosse mais do que apenas outro prédio de escritórios. É claro que queríamos reunir todos, a família olímpica e todos os funcionários do COI, sob o mesmo teto. Nesse sentido, a Casa Olímpica é uma expressão de nossa união ”, disse o presidente Bach em seu discurso . “Ao mesmo tempo, queríamos que a Casa Olímpica incorporasse os elementos de sustentabilidade, credibilidade e juventude – os mesmos três pilares da Agenda Olímpica de 2020. O prédio reflete esses três elementos que são centrais em nossa missão”, acrescentou.

Dirigindo-se ao público, o Presidente Ueli Maurer disse: “Quando Pierre de Coubertin fez campanha pelo renascimento dos Jogos Olímpicos, ele queria contribuir para a paz e o entendimento internacional. Obrigado por cuidar deste importante legado! O esporte tem um efeito integrador em nossa sociedade. Ele conecta jovens e idosos, mulheres e homens, diferentes classes sociais, religiões e crenças políticas. E em alguns casos, o esporte também é uma chance de entendimento político e cooperação entre fronteiras ou diferenças ”, concluiu o presidente Maurer.

A inauguração é o culminar de uma jornada que começou em 2012, quando o COI decidiu avançar com a consolidação de sua sede. Desenvolvida pela empresa de arquitetura dinamarquesa 3XN, a Olympic House foi projetada em torno dos cinco principais elementos de simbolismo, integração, flexibilidade, colaboração e sustentabilidade. Selecionada pelo COI em abril de 2014, a 3XN fez uma parceria com os arquitetos suíços IttenBrechbühl para supervisionar a construção do prédio. O resultado é um edifício que reflete autenticamente o olimpismo, o movimento olímpico e o papel do COI como catalisador de colaboração em uma forma icônica.

Com sua forma inspirada no movimento de um atleta, a Casa Olímpica combina os mais altos padrões em design arquitetônico com uma abordagem holística da sustentabilidade. Incorpora critérios rigorosos em eficiência energética e hídrica, otimizando a saúde e o bem-estar de seus usuários. Impulsionando os limites da sustentabilidade, a Casa Olímpica recebeu recentemente as mais rigorosas certificações internacionais e locais de sustentabilidade, uma demonstração do compromisso do COI de fazer a palestra e liderar pelo exemplo.

“A Casa Olímpica leva a sustentabilidade ao próximo nível. O edifício foi construído de acordo com os mais altos padrões de sustentabilidade em todos os sentidos ”, comentou o Presidente Bach. “Estamos felizes e orgulhosos do reconhecimento que recebemos, confirmando que a Olympic House é um dos edifícios mais sustentáveis ​​do mundo.”

Mahesh Ramanujam, Presidente do Green Building Council dos EUA, comentou: “Edifícios LEED são sobre liderança, mas quando você tenta tentar platina você está indo para uma liderança extraordinária, você está tentando definir o que é possível. Então, para mim LEED Version Platinum da Casa Olímpica é sobre pensar sobre nossos filhos, pensar sobre nossas futuras gerações e, o mais importante, deixar o mundo em um lugar melhor do que todos nós herdamos de ‘. ”
Com este novo edifício, o COI também confirma sua ligação a Lausanne, a capital olímpica. Desenvolvida em estreita consulta com as autoridades locais, a Casa Olímpica oferece à região um marco arquitetônico emblemático e se torna um elemento importante do parque público local de Louis Bourget, que recebe um grupo diversificado de visitantes todos os anos.

Dirigindo-se aos atletas olímpicos que participaram da cerimônia, o próprio presidente Bach, campeão olímpico de esgrima, disse: “Ao reunir o mundo inteiro em uma competição pacífica, os Jogos Olímpicos são um símbolo de esperança e paz para toda a humanidade. Os que incorporam essa mensagem são os atletas olímpicos. É por isso que temos entre nós hoje atletas olímpicos que representam mais de 125 medalhas olímpicas. Eles deram aos Jogos Olímpicos os momentos mágicos que nos definiram por 125 anos. Portanto, digo a todos os meus companheiros olímpicos: seja bem-vindo ao lar. ”

Estiveram presentes lendas olímpicas como Ole Einar Bjoerndalen, o biatleta norueguês que conquistou 13 medalhas olímpicas e os campeões olímpicos Tina Maze (Eslovênia), Santiago Lange (Argentina), Osea Kolinisau (Fiji) e Yuna Kim (República da Coréia), para citar apenas alguns exemplos. Eles se juntaram a Yusra Mardini e Yonas Kinde, que faziam parte da equipe olímpica de refugiados do Comitê Olímpico Rio 2016.
O Presidente do COI continuou: “Aos meus queridos amigos e colegas, os membros do COI; aos 206 Comitês Olímpicos Nacionais; e às Federações Desportivas Internacionais; para todos vocês, a família olímpica reunida aqui hoje eu digo: bem-vindo a casa ”.

A cerimônia, que combinou performances artísticas com histórias pessoais e depoimentos, foi também um momento para relembrar os 125 anos da história do COI e homenagear Pierre de Coubertin, mas também para olhar para o futuro do Movimento Olímpico.

“Neste mesmo dia, há 125 anos, em 23 de junho de 1894, Pierre de Coubertin fundou o COI e reviveu os Jogos Olímpicos. Ele viu isso como uma maneira de promover a paz entre as nações e as pessoas. Ele foi um visionário quando disse: ‘Se a instituição dos Jogos Olímpicos prosperar, isso pode se tornar um fator poderoso para garantir a paz universal’ ”, explicou o Presidente Bach. “Hoje, 125 anos depois, seu sonho continua vivo. Nesse importante marco, podemos nos orgulhar de levar seu legado para o futuro ”, concluiu Bach.

AGENDA DO DIA

jul 17 00:30 Mundial de Pólo Aquático Masculino - Grupo C África do Sul 8 Nova Zelândia 8 jul 17 01:00 Mundial Paralímpico de Halterofilismo 67kg feminino 4º lugar / 120 kg / Recorde América Mariana D’Andrea jul 17 03:45 Etapa de J-Bay do Mundial de Surfe - oitavas de final Gabriel Medina (BRA) 12.94 x Ryan Callinan (AUS) 11.67 jul 17 04:00 Mundial de Esgrima Florete masculino – Grupo 1 3V-3D / Classificado para o tableau classificatório dos 128 Heitor Shimbo (BRA) jul 17 04:00 Mundial de Esgrima Florete masculino – Grupo 6 4V-2D / Classificado para o tableau classificatório dos 128 Henrique Marques (BRA) jul 17 04:00 Mundial de Esgrima Florete masculino – Grupo 8 4V-2D / Classificado para o tableau classificatório dos 128 Guilherme Toldo (BRA) jul 17 04:00 Mundial de Esgrima Florete masculino – Grupo 9 5V-1D / Classificado para o tableau classificatório dos 64 Julien Baneux (BRA) jul 17 04:20 Etapa de J-Bay do Mundial de Surfe - oitavas de final Deivid Silva (BRA) 12.14 x Kolohe Andino (EUA) 12.73 jul 17 04:30 Mundial de Pólo Aquático Masculino - Grupo D Japão 7 Itália 9 jul 17 04:52 Mundial Sub-23 de canoagem slalom K1 feminino – 1ª. Descida 106s20 / 6º lugar / classificada para semifinal Ana Sátila jul 17 04:52 Mundial Sub-23 de canoagem slalom K1 feminino – 1ª. Descida 122s33 / 38º lugar Omira Estácia jul 17 05:00 Challenger de Amersfoort Guilherme Clezar (BRA) 2 Tobias Kamke (ALE) 0 jul 17 05:30 Etapa de J-Bay do Mundial de Surfe - oitavas de final Filipe Toledo (BRA) 18.26 x WIllian Cardoso (BRA) 11.33 jul 17 05:50 Mundial de Pólo Aquático Masculino - Grupo D Brasil 8 Alemanha 15 jul 17 06:00 Mundial da Juventude de Vela jul 17 06:30 Mundial de Esgrima Heitor Shimbo (BRA) 13 Ou Feng Ming (TPE) 15 jul 17 06:30 Mundial de Esgrima Henrique Marques (BRA) 15 Alexandru Sirb (ROM) 8 jul 17 06:30 Mundial Sub-23 de canoagem slalom K1 feminino – 2ª. Descida 117s23 / 13º lugar / eliminada Omira Estácia jul 17 06:40 Etapa de J-Bay do Mundial de Surfe - oitavas de final Peterson Crisanto (BRA) 17.24 x Kanoa Igarashi (JAP) 11.73 jul 17 06:45 Mundial de Esgrima Guilherme Toldo (BRA) 15 Silviu Rosu (ROM) 2 jul 17 07:10 Mundial de Pólo Aquático Masculino - Grupo A Grécia 10 Montenegro 10 jul 17 07:15 Etapa de J-Bay do Mundial de Surfe - oitavas de final Ítalo Ferreira (BRA) 14.06 x Kelly Slater (EUA) 12.20 jul 17 07:30 ITF de Ímola Karolayne Rosa (BRA) 0 Ionar Gaspar (ROM) 2 jul 17 08:00 Challenger de San Benedetto Thiago Wild (BRA) 1 José Hernandez-Fernandez (DOM) 2 jul 17 08:00 Mundial de Esgrima Julien Baneux (BRA) desistência Andre Sanita (ALE) jul 17 08:00 Mundial de Esgrima Henrique Marques (BRA) 5 Toshiya Saito (JAP) 15 jul 17 08:00 Mundial de Esgrima Guilherme Toldo (BRA) 15 Lucas Mottiat (ALE) 4 jul 17 08:30 Mundial Paralímpico de Halterofilismo 88kg masculino sem marca Evânio Rodrigues jul 17 08:30 Challenger de Amersfoort Thomaz Bellucci (BRA) 0 Jelle Sels (HOL) 2 jul 17 08:30 Mundial de Pólo Aquático Masculino - Grupo A Sérvia 22 Coreia do Sul 2 jul 17 09:00 Pan-Americano Júnior de badminton jul 17 09:00 Mundial Sub-23 de canoagem slalom C1 feminino – 1ª. Descida 108s63 / 2º lugar / classificada semifinal Ana Sátila jul 17 09:00 Mundial Sub-23 de canoagem slalom C1 feminino – 1ª. Descida 133s32 / 32º lugar Omira Estácia jul 17 09:00 Mundial de Esgrima Sabre feminino – Grupo 15 1V-5D / eliminada Giulia Gasparin (BRA) jul 17 09:30 Challenger de San Benedetto Pedro Sakamoto (BRA) 1 Federico Gaio (ITA) 2 jul 17 09:50 Mundial Sub-23 de canoagem slalom K1 masculino 99s41 / 28º lugar / classificado para semifinal Murilo Sorgetz jul 17 10:00 ATP 250 de Bastad Pablo Cuevas (URU)/Guillermo Duran (ARG) 1 Marcelo Demoliner (BRA)/Nicolas Jarry (CHL) 2 jul 17 11:00 Mundial Júnior de Handebol Masculino - Grupo D Argentina 22 Islândia 26 jul 17 11:00 ITF de Lima Dana Guzman (PER) 2 Vivian Toma (BRA) 0 jul 17 11:00 Challenger de Gatineau João Menezes (BRA) 1 Andrew Harris (AUS) 1 jul 17 11:17 Mundial Sub-23 de canoagem slalom C1 feminino – 2ª. Descida 123,25 / 11º lugar / eliminada Omira Estácia jul 17 11:30 ITF de Ímola Paula Gonçalves (BRA)/Nina Stadler (SUI) 2 Valentina Losciale (ITA)/Maria Toma (ROM) 0 jul 17 11:30 ITF de Cancún Thaisa Pedretti (BRA) 2 Darya Shvartsmann (ISR) 0 jul 17 11:47 Mundial Sub-23 de canoagem slalom K1 masculino – 2ª. Descida jul 17 12:00 Mundial Júnior de Handebol Masculino - Grupo B Nigéria 30 Egito 47 jul 17 12:00 Etapa de Edmonton do Circuito Mundial de vôlei de praia Dunbavin/Walrond 0 Harley/Luciano 2 jul 17 13:00 Mundial Júnior de Handebol Masculino - Grupo D Dinamarca 30 Alemanha 25 jul 17 13:00 Etapa de Espinho do Circuito Mundial de vôlei de praia Zeng/Lin Taiana/Talita (BRA) jul 17 14:00 Mundial Júnior de Handebol Masculino - Grupo B Austrália 16 Suécia 44 jul 17 14:00 Challenger de San Benedetto Daniel Galán (COL) 1 Rogério Dutra Silva (BRA) 2 jul 17 14:30 Mundial Sub-20 de vôlei feminino - Grupo E Rússia 0 Brasil 3 jul 17 15:00 Brasileiro Sub-20 de futebol América-MG 2 Botafogo 1 jul 17 15:00 Mundial Júnior de Handebol Masculino - Grupo D Chile 25 Noruega 36 jul 17 15:00 Brasileiro Sub-18 de futebol feminino - Grupo E São Francisco 2 Vitória 4 jul 17 15:00 Brasileiro Sub-20 de futebol Vitória 0 Bahia 1 jul 17 15:00 Brasileiro Sub-20 de futebol Sport 2 Coritiba 2 jul 17 15:00 Brasileiro Sub-20 de futebol Chapecoense 2 Atlético-MG 3 jul 17 15:00 Brasileiro Sub-20 de futebol Atlético-PR 1 Palmeiras 3 jul 17 15:00 Brasileiro Sub-20 de futebol Grêmio 2 Corinthians 0 jul 17 15:00 Brasileiro Sub-20 de futebol Santos 0 Cruzeiro 1 jul 17 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Primeira Fase Kindermann-Avai 1 Ponte Preta 0 jul 17 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Primeira Fase Vitória-PE 0 Vitória 1 jul 17 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Primeira Fase São Francisco 1 Minas ICESP 1 jul 17 15:30 ATP 250 de Umag Leonardo Mayer (ARG)/Andres Molteni (ARG) 2 Fabricio Neis (BRA)/Cedrik Stebe (ALE) 0 jul 17 16:00 Brasileiro Sub-18 de futebol feminino - Grupo E Flamengo 11 Vitória-PE 0 jul 17 16:00 Mundial Júnior de Handebol Masculino - Grupo B Coreia do Sul 32 França 46 jul 17 17:00 Mundial Sub-20 de vôlei feminino - Grupo E Itália 3 China 0 jul 17 19:00 World Rugby U20 Trophy 2019 Uruguai 52 Brasil 10 jul 17 19:30 Mundial Sub-20 de vôlei feminino - Grupo F Japão 3 Turquia 2 jul 17 20:00 Mundial de Esportes Aquáticos - Maratona Aquática Revezamento 4º Lugar Brasil jul 17 21:00 Brasileiro de futebol feminino - Primeira Fase Iranduba Santos jul 17 21:00 WNBA Minnesota Lynx Seattle Storm jul 17 22:00 Mundial Sub-20 de vôlei feminino - Grupo F Polônia Estados Unidos jul 17 22:00 Mundial de Esportes Aquáticos Trampolim 3m feminino Luana Lira jul 17 22:00 Mundial de Esportes Aquáticos Trampolim 3m feminino Juliana Veloso jul 17 23:00 Mundial de Esportes Aquáticos - Nado Artístico Combo Brasil

Mais em Olimpíada