Siga o OTD

Atletismo

Atletas treinam fora do Brasil em junho com suporte do COB

Ao longo do mês, quase 300 atletas de 23 diferentes modalidades estarão no exterior em busca da melhor preparação para Lima 2019 e Campeonatos Mundiais

Divulgação/COB

Faltam pouco mais de 40 dias para os Jogos Pan-americanos Lima 2019 e, por isso, o Time Brasil está na reta final de preparação para a maior e mais importante competição do continente. Com o objetivo de treinarem em condições climáticas semelhantes às do Pan ou dos Campeonatos Mundiais ou para competir junto aos principais adversários estrangeiros, mais de 70 atletas do atletismo e da natação estão treinando no exterior no mês de junho, todas com suporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB), em alinhamento com as Confederações.

Além de atletismo e natação, o COB dará suporte a quase 200 atletas e técnicos de 19 diferentes modalidades em competições e treinamentos fora do país.

“Os projetos em parceria com as Confederações têm sempre o objetivo de dar aos atletas brasileiros as melhores condições de preparação para as competições. O intercâmbio com possíveis adversários e a correta adaptação ao clima são pontos fundamentais para um bom desempenho. Por isso, o COB apoia os mais diversos projetos, da base ao alto rendimento, que, ao todo, contemplarão quase 300 atletas e técnicos de 23 modalidades em atividades fora do país só em junho”, disse Jorge Bichara, diretor de Esportes do COB.

E as ações já estão dando resultados. A triplista Núbia Soares fez a sua melhor marca de início de temporada neste final de semana. Com 14,15m no Troféu Internacional da Cidade de Salamanca – Memorial Carlos Gil Pérez, a saltadora garantiu o índice para o Pan.

Numa parceria entre a Confederação Brasileira de Atletismo e o COB, Núbia está morando em Guadalajara, Espanha, onde treina com o técnico cubano Iván Pedroso, campeão olímpico e tetracampeão mundial no salto em distância. No mesmo modelo, a velocista Rosângela Santos e a marchadora Érica Sena, moram e treinam nos Estados Unidos e Equador, respectivamente. Rosângela ainda participa num treinamento na Alemanha, até 24 de junho.

Outro que aproveitou da temporada de treinos na Europa foi Rodrigo Nascimento, segundo no Meeting Internacional de Rehling, na Alemanha, com 10.11, melhor tempo da carreira, no último final de semana. Ouro no Sul-Americano e integrante da equipe de revezamento 4x100m rasos, campeã mundial em Yokohama, Rodrigo passa por período de treinos em Portugal até o próximo dia 24.

Outros dois integrantes da equipe campeã mundial, Derick Souza e Jorge Vides estão em Portugal, também até o próximo dia 24. Todos participaram de treinamento de campo em Chula Vista, Estados Unidos, no começo do ano, e em Saitama, no Japão, antes do Mundial, ambos com recursos do COB.

Ainda no atletismo, alguns atletas estão passando meses fora do país com apoio do COB, como é o caso dos lançadores Wagner Domingos em Zagreb, na Croácia, e Darlan Romani, Geisa Arcanjo e Laila Silva em León, na Espanha; do saltador Thiago Braz, em Formia, na Itália, e do meio-fundista Thiago André, que passará por três cidades – Paipa (COL), Nijmegen (NED) e São Francisco (USA) – em dois meses.

Todos esses nomes se juntam aos que saem do Brasil para o treinamento de campo internacional de velocidade, saltos, arremesso e lançamentos em Madri, capital da Espanha, de 24 de junho a 21 de julho, com suporte do COB, que contará, ao todo, com a participação de 20 atletas.

A natação também terá uma legião de atletas fora do país em junho. Sete, três da maratona aquática e quatro do revezamento 4x100m, já estão treinando fora, separadamente. Em Colorado Springs, no Estados Unidos, Vitor Colonese e Allan do Carmo estão fazendo um treino em altitude.

Ana Marcela Cunha começou o giro pela Europa treinando na cidade do Porto, em Portugal, ganhou a etapa da Copa do Mundo em Setúbal no último final de semana, e agora parte para a Hungria, para participar de mais uma etapa da competição.

Marcelo Chierighini, Breno Correia, Pedro Spajari e Gabriel Santos, atletas que vão representar o Brasil no revezamento 4x100m livre no Mundial de Gwangju (COR) e nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, chegaram à Turquia no dia 1º de junho. A partir desta quinta, 14, estarão em Barcelona para treinar e competir. No mesmo projeto, ainda passam pela França e pela Itália até o final do mês.

Outros 30 atletas, convocados para o Mundial e para os Jogos Pan-americanos Lima 2019, também chegaram à Europa para um série de treinamentos e competições no dia 1º. Nos últimos dias, no Circuito Mare Nostrum, que já teve uma etapa em Mônaco e outra em Canet-en-Roussillon, os brasileiros já conquistaram seis medalhas, com destaque para os dois ouros de Bruno Fratus nos 50m livre, para prata de Fernando Scheffer nos 200m livre e para o bronze de Vinícius Lanza nos 100m borboleta.

Além do atletismo e da natação, o COB dará suporte a quase 200 atletas e técnicos de 19 diferentes modalidades em competições e treinamentos fora do país. Entre as modalidades beneficiadas nos projetos estão basquete 3×3, badminton, canoagem slalom, canoagem velocidade, ciclismo BMX, esgrima, ginástica artística, judô, levantamento de pesos, karatê, pentatlo moderno, polo aquático, surfe, taekwondo, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei de praia e wrestling.

Mais em Atletismo