Siga o OTD

Atletismo

Atletismo abre reconhecimento do Time Brasil em Tóquio 2020

Atletismo é a primeira das nove modalidades que estarão este ano no país sede dos Jogos Olímpicos para testar bases de apoio

As Olimpíadas de Tóquio 2020 se aproximam e o Time Brasil já está no Japão. Desde a quarta (1º), alguns dos mais rápidos velocistas do atletismo nacional iniciaram um período de treinamentos na Universidade de Rikkyo, em Saitama, inaugurando a preparação do Brasil no país asiático um ano antes dos Jogos.

Além do atletismo, ao longo de 2019, atletas de oito modalidades estarão no Japão para testarem as bases de apoio montadas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para melhor adaptação ao clima e ao fuso horário do país. No total serão oito locais de suporte para serem utilizados antes e durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

“Chegamos a um ano-chave em nosso planejamento para os Jogos Olímpicos de Tóquio e por isso é fundamental levarmos nossos atletas com o máximo de antecedência para testar as bases de apoio do COB no Japão”, afirmou o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara. “Estamos nos antecipando para que durante os Jogos nossos atletas tenham condições de apresentarem suas melhores performances da vida”.

O atletismo fica em Saitama por dez dias na preparação final para o Mundial de Revezamento, que acontecerá em Yokohama nos dias 11 e 12 de maio. O local onde 16 velocistas do país treinarão será a principal base de apoio do Time Brasil no Japão. A previsão é de que cerca de 120 atletas de dez modalidades utilizem a instalação em Tóquio 2020.

Desde o ano passado, o Time Brasil já está treinando com frequência no Japão. Em 2018, seis diferentes modalidades testaram as bases no país. O COB oferecerá o mesmo nível de serviço em todos os locais e realizará ações de engajamento com a comunidade local e a brasileira que reside no Japão.

A primeira de 2019 aconteceu nesta quarta, quando a prefeitura de Saitama deu boas-vindas aos atletas brasileiros. O evento contou com a presença de cerca de 100 crianças entre 9 e 15 anos, que participaram de clínicas de atletismo, sessão de perguntas para os atletas do Brasil e ainda conheceram o Ginga, mascote do Time Brasil.

Para Tóquio 2020, nas principais bases de apoio haverá culinária brasileira. Um profissional brasileiro já atende as delegações brasileiras no país e lidera um processo de treinamento de cozinheiros japoneses. O fuso horário e clima quente de Tóquio são outros dois pontos que pedem atenção.

Em 2020, antes mesmo da abertura dos Jogos Olímpicos, os atletas brasileiros terão à disposição bases em Chiba, Enoshima, Hamamatsu, Sagamihara, Saitama, Ota, Koto e Chuo, esta última bem perto da Vila Olímpica.

Calendário de treinamentos do Time Brasil no Japão em 2019 (sujeito a atualizações ao longo do ano)

Atletismo – Saitama – até 08/05
Maratonas Aquáticas – Saitama – 03/07 a 09/07
Natação – Sagamihara – 11/07 a 18/07
Triatlo – Sagamihara – 02/08 a 12/08
Vela – Enoshima – 01/07 a 03/09
Judô – Hamamatsu – 14/08 a 24/08
Karatê – Saitama – 26/08 a 04/09
Vôlei masculino – Ota – 25/09 a 29/09
Handebol feminino – Ota – 18/11 a 29/11

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Atletismo