Siga o OTD

Olimpíada

Yane Marques representa o Brasil no Fórum Internacional de Atletas

Evento será realizado em Lausanne de 13 a 15 de abril e contará com esportistas das 206 Comissões de Atletas dos Comitês Olímpicos Nacionais filiados ao COI

Rafael Bello/COB

A medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Londres 2012 no Pentatlo Moderno Yane Marques representa a Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Fórum Internacional de Atletas (FIA). Vai de sexta (13) a domingo (15) em Lausanne, na Suíça.

“É a minha primeira viagem vivendo o esporte de uma maneira tão diferente, representando o Time Brasil e seus atletas fora de uma competição. É uma oportunidade ímpar de estar no meio das discussões para melhoria do esporte e estou muito feliz em participar do Fórum”, disse Yane, vice-presidente da Comissão de Atletas do COB.

O Fórum, organizado pela Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Internacional (COI), será uma oportunidade para os representantes dos atletas se capacitarem para melhor administrarem as CAs e estarem mais conscientes sobre o papel que eles podem ter no movimento esportivo.

Ao todo, serão mais de 300 esportistas no evento. Isso porque além dos representantes dos atletas dos CONs, haverá representantes das Comissões de Atletas das Federações Internacionais das modalidades olímpicas, da WADA, dos Comitês Organizadores dos Jogos Olímpicos, das Associações Continentais e do Comitê Paralímpico Internacional, fazendo da edição de 2019 a maior de todos os tempos.

Durante o encontro, os atletas participarão de debates, terão a oportunidade de fazer perguntas aos membros da Comissão de Atletas do COI e ao Presidente do COI, Thomas Bach, e saber detalhes de diversos temas através de sessões plenárias, debates e painéis de discussão.

A Comissão Estratégica de Atletas do COI, lançada em novembro de 2017 durante o 8º Fórum Internacional de Atletas, estará entre os assuntos discutidos, bem como a Declaração de Direitos e Responsabilidades dos Atletas, documento concebido e aprovado pela Sessão do COI em Outubro de 2018. Outros temas que serão debatidos são o suporte aos atletas pelo COI, antidoping e saúde mental.

“O mundo dos atletas é complexo, enfrentando diferentes necessidades e desafios em muitas áreas. O 9º Fórum Internacional de Atletas nos dará a oportunidade de ouvir uns aos outros, ter discussões construtivas sobre tópicos críticos e aprender coletivamente sobre nossas experiências”, disse Kirsty Coventry, presidente da Comissão de Atletas do COI. “As opiniões dos atletas são inestimáveis, e ter as Comissões de Atletas dos Comitês Olímpicos Nacionais presentes, com todos os outros participantes, garantirão uma troca de opiniões ainda mais diversificada e efetiva nesta edição da FIA”

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Olimpíada