Siga o OTD

Olimpíada

Endividado, COB pode perder sua principal fonte de investimento

Com dívida de R$ 191 milhões, COB pode ficar sem o recebimento de verbas através da Lei Agnelo-Piva.

A sexta-feira (5) será decisiva para o esporte olímpico brasileiro. Segundo matéria do Globo Esporte, acaba hoje o prazo de validade do certificado que garante ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) o recebimento de verbas através da Lei Agnelo-Piva, que direciona dinheiro das loterias federais para o incentivo do esporte olímpico.

A situação é grave e perigosa, visto que o momento é de extrema importância para o calendário olímpico. Os Jogos Pan-Americanos de Lima, que credenciam muitas modalidades para os Jogos Olímpicos de Tóquio, será realizado de 26 de julho a 11 de agosto, e sem as verbas da Lei Agnelo-Piva diversas modalidades correriam o risco de não participar da competição, o que desencadearia enormes prejuízos para o esporte olímpico brasileiro.

Modalidades com pouco ou nenhum investimento privado poderiam ter suas atividades diretamente afetadas. Advogados do COB estão em Brasília para tentar reverter a situação. Duas coisas podem acontecer para que os repasses da Lei Agnelo-Piva não parem: um recuo por parte do TCU ou a emissão de um novo certificado por parte da Secretaria Especial do Esporte, que já está analisando a documentação protocolada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para renovação da certificação.

As confederações afetadas são as seguintes: CBB (basquete), CBCa (canoagem), CBHb (handebol), CBDA (aquáticos), CBBd (badminton), CBTE (tiro esportivo), CBTkd (taekwondo) e CBTri (triatlo).

Mais em Olimpíada