Siga o OTD

Olimpíada

Time Brasil se reúne a um mês do Sul-Americano de Praia

Comitê Olímpico do Brasil (COB) reúne parte da delegação que representará o país nos Jogos Sul-americanos de Praia Rosário 2019.

Beto Noval/COB

O verão do Rio de Janeiro é sinônimo de praia, regado a um mate bem gelado, biscoito de polvilho e picolé. E foi assim, com todos estes ingredientes, que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu nesta quinta-feira, dia 14, parte da delegação que representará o país nos Jogos Sul-americanos de Praia Rosário 2019. Com o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar como panos de fundo, o evento realizado na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, marcou a data de um mês para o início da competição continental.

Estiveram presentes as/os atletas Joana Cortez (tênis de praia), Rodrigo Souto e Thanger (beach soccer), Renan Pinheiro Carvalho, Marcelo Tuller, Diogo Silva Vieira (handebol de praia), Gabriela Kidd (vela) e Lena Guimarães Ribeiro (surfe/SUP race). Além destas modalidades, o Time Brasil competirá em Rosário no esqui aquático, maratona aquática, triatlo e vôlei de praia. No total, 62 atletas integram a delegação nacional.

O evento teve clínicas esportivas de tênis de praia e handebol de praia, com a participação de cerca de 40 crianças da Escola Municipal Estácio de Sá, integrante do Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos do COB.

“É importante apresentarmos novos esportes para as crianças. Acho muito prazeroso poder ensinar e proporcionar esse primeiro contato com as modalidades. Isso me motiva cada vez mais a continuar jogando”, afirmou a experiente Joana Cortez, que disputou o torneio de tênis dos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e é uma das precursoras do tênis de praia no país, modalidade que pratica desde 2008, conquistando mais de 50 títulos. Atualmente, a brasileira é uma das melhores do mundo no esporte, Top 10 do ranking mundial.

“O handebol de areia é um esporte novo, em que o Brasil é o atual campeão mundial, então queremos mostrar ao máximo para as crianças e jovens o quanto é bacana. Além disso, esse contato nos motiva a dar o nosso melhor em Rosário. Para mim, é um sonho representar o país em uma competição multiesportiva e quem sabe um dia nossa modalidade possa chegar aos Jogos Olímpicos”, afirmou Marcelo Tuller, de 23 anos.

A alegria das crianças ficou ainda maior com a chegada do Ginga, mascote do Time Brasil, que interagiu e divertiu todos os presentes. O vice-presidente do COB, Marco La Porta, e Mariana Vieira de Mello, gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB e chefe da missão em Rosário, também prestigiaram a atividade.

“Trouxemos alguns dos atletas para interagir com as crianças e divulgar os esportes de praia, que são a cara do Rio de Janeiro e do Brasil, e já criar esse espírito de equipe para buscarmos medalhas em Rosário. Os atletas estão com um astral super legal”, afirmou Mariana. “Esse encontro é muito importante para as crianças que são o futuro do esporte no país. A partir do momento em que se cria uma sintonia, elas irão acompanhar a competição e torcer para que a gente conquiste muitas medalhas”, disse a ex-judoca.

A quarta edição dos Jogos Sul-americanos acontecerá de 14 a 23 de março na cidade de Rosário e o Brasil terá uma missão 100% liderada por mulheres nos Jogos, serão oito profissionais de diferentes áreas, em reconhecimento à fundamental contribuição feminina ao esporte. A competição na cidade argentina contará com cerca de 2.000 atletas, disputando 24 provas de 13 modalidades esportivas.

Mais em Olimpíada