Siga o OTD

Olimpíada

Pela 1ª vez, COB envia delegação chefiada somente por mulheres

Liderado pela chefe de missão Mariana Vieira de Mello, Time Brasil estará representado em nove modalidades na competição, entre 14 e 23 de março

O Brasil terá uma missão 100% liderada por mulheres nos Jogos Sul-Americanos de Praia Rosário 2019, em reconhecimento à fundamental contribuição feminina ao esporte. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) irá enviar uma equipe de oito profissionais de diferentes áreas para coordenar a delegação de 62 atletas, de nove modalidades. A competição será realizada na cidade argentina de 14 a 23 de março e contará com cerca de 2 mil atletas, disputando 24 provas de 13 modalidades esportivas.

A chefe da missão será Mariana Vieira de Mello, gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB. Além de Mariana, a delegação brasileira contará com Dasha Mishchenko e Gabriela Soares, na área de operação, Glaucia Heier, no apoio administrativo, Natália Mourão como responsável pela área médica, Flora Silva, na área de massoterapia, Amanda Lima, na fisioterapia, e Mônica Faria e Miriam Jeske, na comunicação. Nesta terça e quarta, 05 e 06 de fevereiro, a equipe do COB e representantes das nove modalidades estiveram reunidos na sede do Comitê para a reunião de chefes de equipe dos Jogos Sul-Americanos de Praia.

“O COB conta em seu quadro de funcionários com 122 mulheres e 112 homens. Além disso, em dezembro, lançou a Política de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, desenvolvido em parceria com a ONU Mulheres. A missão em Rosário, que será no mês dedicado à luta das mulheres por igualdade de direitos, é mais um passo na valorização do importante trabalho que elas têm realizado para o esporte olímpico brasileiro”, disse Paulo Wanderley Teixeira, presidente do COB.

O Time Brasil será representado em nove modalidades: esqui aquático, futebol de praia, handebol de praia, maratona aquática, surfe (stand-up paddle), tênis de praia, triatlo, vela e vôlei de praia. Os objetivos são diferentes para cada uma delas. A lista final de atletas será confirmada no próximo dia 12 de fevereiro.

“Alguns dos objetivos da missão são proporcionar a atletas jovens de modalidades olímpica a experiência de integrar o Time Brasil e disputar um evento multiesportivo, alguns deles pela primeira vez; dar a oportunidade para os esportistas competirem e observarem possíveis adversários nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 e na 1ª edição dos Jogos Mundiais de Praia San Diego 2019 que será em outubro; e apoiar modalidades com tradição e visibilidade em esportes de praia no país”, afirmou Mariana Vieira de Mello, judoca, pós-graduada em Ciência da Motricidade Humana, que foi coordenadora de resultados dos Jogos Pan e Parapan-americanos Rio 2016, liderou o tema dos Jogos Paralímpicos na candidatura brasileira aos Jogos Rio 2016 e atuou como gerente geral dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Histórico – A primeira edição dos Jogos Sul-americanos de Praia foi realizada em 2009, nas cidades de Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai, e reuniu 15 países para a disputa de nove modalidades – esqui aquático, futebol de praia, handebol de praia, maratona aquática, rúgbi de praia, surfe, triatlo, vela e vôlei de praia. O Brasil, representado por 91 atletas e em todas as modalidades. Ao longo dos dez dias de competição, o Time Brasil conquistou 25 medalhas, sendo 12 de ouro, seis de prata e sete de bronze.

Assim como na primeira edição, o Brasil liderou o quadro de medalhas dos II Jogos Sul-americanos de Praia Manta 2011. Na cidade litorânea do Equador, o país conquistou um total de 20 medalhas, sendo 12 de ouro, três de prata e cinco de bronze. Em Manta, o Time Brasil foi composto por 86 atletas. O evento teve disputas nas mesmas nove modalidades da edição anterior: esqui aquático, futebol de praia, handebol de praia, maratona aquática, rúgbi de praia, surfe, triatlo, vela e vôlei de praia.

Na última edição dos Jogos Sul-Americanos de Praia, disputada em 2014 em Vargas, na Venezuela, o Brasil conquistou 19 medalhas e ficou no terceiro lugar no quadro de medalhas. Mesmo tendo disputado apenas esqui aquático, futebol de praia, maratona aquática, tênis de praia e vela com 39 atletas, a delegação brasileira conseguiu seis medalhas de ouro, nove de prata e quatro de bronze, e subiu ao pódio em todas as modalidades em que esteve representado. Ficou atrás da Argentina e da Venezuela. Além dos cinco esportes em que o Brasil participou, os Jogos Sul-Americanos de Praia Vargas 2014 tiveram disputas no handebol de praia, rúgbi de praia, surfe, triatlo e vôlei de praia.

Mais em Olimpíada