Siga o OTD

Olimpíada

Ana Marcela e Isaquias Queiroz vencem o Prêmio Brasil Olímpico

Os grandes vencedores do Prêmio Brasil Olímpico foram Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, e Gabriel Medina, do surfe, eleitos os destaques da temporada

Campeã do circuito mundial de maratona aquática e eleita pela quinta vez a melhor do planeta na modalidade, Ana Marcela Cunha foi eleita o destaque feminino do Prêmio Brasil Olímpico. No masculino, Isaquias Queiroz foi eleito o melhor atleta masculino pelo terceira vez na carreira. Em 2018, o canoísta conquistou mais três medalhas em Campeonatos Mundiais, chegando a dez na história da competição. Em Montemor-o-Velho, foi ouro no C1 500m e no C2 500 metros, ao lado de Erlon Souza, e o bronze na prova olímpica de C1 1000m.

“Achei que dessa vez, concorrendo com a Marta (futebol) e a Ana Sátila (canoagem slalom) eu não fosse levar. Mas isso não quer dizer que eu sou a melhor. Acho que todo mundo que chegou como o melhor da sua modalidade merece esse prêmio. Essa é a minha segunda conquistando o PBO e estou muito feliz de estar aqui de novo. Obrigada”, disse Ana Marcela, que esse ano passou a morar no Rio de Janeiro, em um projeto do COB para ela e seu técnico Fernando Possenti, que também foi premiado no PBO.

+Ana Marcela Cunha: uma guerreira em busca da medalha olímpica

Foto: Giovana Pinheiro / Olimpíada Todo Dia

Já Isaquias Queiroz concorreu com Gabriel Medina e Pedro Barros, que foram respectivamente campeões mundiais de surfe e skate park. “Agradeço ao COB e a todos que votaram. Competir com atletas como Gabriel Medina e Pedro Barros é uma honra. Foi um ano de muitas conquistas, mas também de muita perda. Vocês estão me vendo aqui, e muitas vezes as pessoas só vêem o atleta, mas não sabem a organização que está por trás. Perdemos há um mês o nosso treinador, Jesus Morlán. Um cara que, sem ele, eu não teria os resultados que consegui na minha carreira. Ele levantou a canoagem brasileira. Agradeço a toda minha equipe e a todos que me apoiaram até aqui”, ressaltou Isaquias, que seguirá treinando em Lagoa Santa, no projeto idealizado por Jesus Morlán e apoiado pelo COB.

Atleta da Torcida

Henrique Avancini, do mountain bike, foi o grande vencedor do Troféu Atleta da Torcida. Em agosto, entrou para a história ao conquistar o título mundial de mountain bike maratona. Também conseguiu o segundo posto no ranking masculino de mountain bike da União Ciclística Internacional (UCI) e o 4º lugar geral do campeonato mundial de Cross-Country (XCO), a modalidade olímpica do esporte – três feitos inéditos na história do ciclismo brasileiro.

Henrique Avancini, do mountain bike, teve 73,5% dos votos para ganhar o Prêmio Atleta da Torcida (Divulgação)

“Esse momento é super especial e vai muito além de um reconhecimento de uma conquista pessoal. Esse momento demonstra a força da comunidade da bicicleta no Brasil. Para mim, isso tem um significado enorme. Desde que eu comecei como atleta, eu aprendo com um instrumento quen deus colocou na minha vida, que foi a bicicleta. Quero ressaltar que a bicicleta é um instrumento especial e vou sempre seguir buscando cada vez mais resultados para ter voz e lutar mais pelo espaço da bicicleta nesse país”

A escolha do Atleta da Torcida foi definida por votação pela internet, que só foi fechada durante o evento. Avancini conseguiu expressivos  73,5% dos votos, superando Ágatha e Duda (vôlei de praia), Arthur Zanetti (ginástica artística), Bruno Fratus (natação), Bruno Rezende (vôlei), Duda Amorim (handebol), Érika Miranda (judô), Gabriel Medina (surfe), Letícia Bufoni (skate) e Marta (futebol),que disputaram com ele o prêmio.

Melhores Técnicos

Renan Dal Zotto, comandante da seleção masculina de vôlei vice-campeã mundial na temporada, e Fernando Possenti, técnico da nadadora Ana Marcela Cunha, foram escolhidos os melhores técnicos de 2018.

O prêmio de melhor técnico individual, recebido por Fernando Possenti das mãos dos canoístas Isaquias Queiroz e Erlon Souza, ganhou em 2018 o nome de Troféu Jesus Morlan, técnico da canoagem brasileira, falecido no mês passado. Já o prêmio dado a Renan Dal Zotto, ganhou o nome de Troféu Bebeto de Freitas em homenagem ao treinador que dirigiu a Seleção Brasileira de vôlei na histórica conquista da medalha de prata em 1984.

“É um orgulho e uma emoção muito grande estar aqui nesse evento, que se transforma em um Templo do esporte brasileiro. Preciso agradecer a cada atleta, cada jogador que acreditou no nosso trabalho, nas longas e cansativas viagens, cada membro da comissão técnica e de toda equipe multidisciplinar. E, nesse momento, quero deixar um registro forte, que a pessoa que mais me preparou para ser jogador foi o Bebeto de Freitas. Muito obrigado por esse prêmio”, ressaltou Renan.

Foto: Giovana Pinheiro / Olimpíada Todo Dia

Hall da fama

Antes do Prêmio Brasil Olímpico, o COB inaurgurou o Hall da Fama da entidade. Os primeiros a deixarem suas marcas foram Torben Grael, da vela, maior medalhista olímpico do Brasil; a dupla Sandra Pires e Jackie Silva, do vôlei de praia, primeiras brasileiras a ganharem ouro nos Jogos; e Vanderlei Cordeiro de Lima, único brasileiro a receber a medalha Pierre de Coubertin, maior honraria do COI. A homenagem será anual e feita a personagens que contribuíram de maneira marcante com o esporte olímpico brasileiro.

Foto: Giovana Pinheiro / Olimpíada Todo Dia

Homenagens especiais

Geraldo Bernardes recebeu o Troféu COI que, em 2018, teve o tema “Olimpismo em ação”. O treinador de judô é mentor da campeã olímpica Rafaela Silva e de Flávio Canto, bronze em Atenas 2004, criou o Instituto Reação que já atendeu mais de quatro mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, e orientou os judocas refugiados, Yolande Bikasa e Popole Misenga, na Rio 2016.

“Conquistar esse prêmio é uma honra muito grande, além de uma grande emoção. Preciso agradecer ao Paulo Wanderley, ao presidente do COI, Thomas Bach, que me deu a honra de ser o técnico da equipe de Refugiados nos Jogos Rio 2016, e me permitiu participar da minha quinta edição dos Jogos Olímpicos. Agradecer também à minha esposa e a todos os meus companheiros do Instituto Reação. Esse prêmio é do pessoal do Reação também”, garantiu Bernardes.

O Troféu Adhemar Ferreira da Silva foi entregue a Jackie Silva, do vôlei de praia. Primeira medalhista olímpica do esporte feminino brasileiro, com o ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta 96, ao lado de Sandra Pires, será homenageada por representar por valores como coragem, espírito de liderança e eficiência

“Quero falar o quanto estou honrada e feliz. Esse prêmio é um reconhecimento do que os atletas fazem pelo nosso país. Muitos atletas já ganharam, e esse é o reconhecimento da minha história no voleibol. Esse prêmio é um símbolo de mudança para o esporte nacional, de uma nova era do COB. Tudo que aconteceu antes não era em causa própria. Era uma luta pelo direito das mulheres. Hoje, o que quero pedir, é que, daqui em diante, nenhuma mulher passe por isso”, disse Jackie Silva, que atualmente se dedica à preparação de novos atletas de alto rendimento em sua escolinha e a um projeto social em um CIEP de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio.

O COB também entregou estatuetas para os melhores atletas dos Jogos Escolares da Juventude 2018, que foram realizados em Natal, em novembro. Na etapa 12 a 14 anos, foram escolhidos Giulia Takahashi, do Tênis de Mesa, e Luan Gomes, do Badminton. Na etapa 15 a 17 anos, os premiados foram João Paulo Silva, da Natação, e Thayane Lemos, do Judô.

O PBO 2018 fez ainda uma homenagem aos medalhistas nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 e premiou os melhores do ano em 51 modalidades olímpicas.

Os vencedores de cada modalidade


Atletismo: Darlan Romani
Badminton: Ygor Coelho
Basquete: Yago Mateus
Basquete 3×3: Luiz Felipe Soriani
Beisebol: Felipe Burin
Boxe: Beatriz Ferreira
Canoagem Slalom: Ana Sátila
Canoagem Velocidade: Isaquias Queiroz
Ciclismo BMX (Freestyle): Leandro Neto
Ciclismo BMX (Racing): Anderson Ezequiel de Souza Filho (Andinho)
Ciclismo Estrada: Vinicius Rangel Costa
Ciclismo Mountain Bike: Henrique Avancini
Ciclismo Pista: Kacio Fonseca da Silva Freitas
Desportos na Neve: Jaqueline Mourão
Desportos no Gelo: Isadora Williams
Escalada Esportiva: Thais Makino Shiraiwa
Esgrima: Alexandre Camargo
Futebol: Marta Silva
Ginástica Artística: Arthur Zanetti
Ginástica Trampolim: Camilla Gomes
Ginástica Rítmica: Natália Gaudio
Golfe: Luiza Altmann
Handebol: Eduarda Amorim
Hipismo adestramento: João Victor Oliva
Hipismo CCE: Márcio Carvalho Jorge
Hipismo saltos: Pedro Veniss
Hóquei sobre grama: Rodrigo Faustino
Judô: Érika Miranda
Karatê: Vinicius Figueira
Levantamento de pesos: Fernando Saraiva Reis
Maratona Aquática: Ana Marcela Cunha
Nado Artístico: Maria Clara Lobo
Natação: Revezamento (Pedro Spajari /Gabriel Santos/Marcelo Chierighini/Marco Antonio Ferreira Junior)
Pentatlo moderno: Maria Iêda Guimarães
Polo Aquático: Gustavo Guimarães
Remo: Uncas Tales Batista
Rugby: Bianca dos Santos Silva
Saltos Ornamentais: Ingrid de Oliveira
Skate: Pedro Barros
Softbol: Fernanda Ayumi Missaki
Surfe: Gabriel Medina
Taekwondo: Edival Pontes (Netinho)
Tênis: Marcelo Melo
Tênis de mesa: Hugo Calderano
Tiro com arco: Marcus Vinícius D´Almeida
Tiro esportivo: Julio Almeida
Triatlo: Manoel Messias
Vela: Martine Grael e Kahena Kunze
Vôlei: Douglas Souza
Vôlei de praia: Agatha Bednarczuk / Duda Lisboa

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Olimpíada