Siga o OTD

Olimpíada

COB lança 1ª edição do Congresso Olímpico Brasileiro

As inscrições já podem ser feitas no site do evento, que comemora os 10 anos do IOB

O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), departamento de Educação do Comitê Olímpico do Brasil (COB), organizará a 1ª edição do Congresso Olímpico Brasileiro no dia 13 de abril de 2019, no WTC Events Center, em São Paulo. Destinado a gestores, treinadores e demais profissionais das ciências do esporte, o evento tem como objetivo comunicar e compartilhar informações, conhecimentos e benchmarking, formando uma comunidade com os principais stakeholders do esporte.

O Congresso Olímpico Brasileiro marca a comemoração dos 10 anos do Instituto Olímpico Brasileiro. “O IOB foi criado para pensar exclusivamente nas competências necessárias que os profissionais devem ter para enfrentar os desafios contemporâneos do esporte de alto rendimento. Temos orgulho em dizer que 79% das medalhas conquistadas pelo Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016 vieram justamente de modalidades que receberam grande investimento em capacitação e treinamentos do IOB”, disse Rogério Sampaio, diretor geral do COB.

As inscrições para o Congresso Olímpico já estão abertas e podem ser feitas no site do evento: http://congresso.cob.org.br. O investimento para profissionais e expositores acadêmicos é de R$ 225. Estudantes pagam meia entrada. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, parcelado em até três vezes, ou por boleto bancário, à vista. No valor já estão inclusas palestras, vivências, exposições e certificado.

Já estão confirmados nomes internacionais de referência como Chelsea Warr, diretora de Performance do UK Sports, órgão do governo que repassa recursos ao esporte olímpico do Reino Unido, e Maurits Hendricks, diretor técnico de Top Esportes do Comitê Olímpico Holandês (Nederlands Olympisch Comité). Entre os especialistas nacionais estão o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara, e o presidente da Sociedade Brasileira de Treinadores e consultor pedagógico do Instituto Olímpico Brasileiro do COB, Antônio Carlos Gomes.

“Teremos um espaço para discutir temas de alta relevância como a identificação e o desenvolvimento de atletas e os sistemas de gestão esportiva de países de referência, assuntos que poderão gerar impactos positivos em toda a cadeia esportiva. Será uma grande oportunidade para aqueles profissionais que não conseguem fazer parte dos cursos promovidos pelo IOB e virão para o congresso receber o conhecimento desenvolvido pelo instituto”, explica Sampaio.

O Congresso Olímpico do Brasil também vai promover o Concurso de Pôster para selecionar os trabalhos acadêmicos que serão expostos no evento. Será uma grande oportunidade para os profissionais que possuem pesquisas no meio esportivo divulgarem seus trabalhos para o público.

Nas áreas compartilhadas do Congresso, os participantes poderão vivenciar atividades práticas. Um exemplo disso é o Laboratório Olímpico do COB, que foi criado para auxiliar na melhoria do desempenho dos atletas brasileiros a partir do suporte científico às modalidades olímpicas e da pesquisa e desenvolvimento no esporte.

O Laboratório Olímpico, parte integrante do Centro de Treinamento Time Brasil, fornece dados científicos para que o treinador possa tomar melhores decisões na elaboração do programa de treinamento dos atletas. De posse dessas métricas, é possível minimizar o risco de lesões, aumentando a qualidade do treinamento e possibilitando a melhoria dos resultados nas quadras, piscinas, pistas e ginásios.

O Congresso Olímpico Brasileiro vai contar também com entretenimento, informação e muita troca de conhecimento nos momentos de socialização. Exposições vão proporcionar uma oportunidade de interação com o esporte através de memória, fotografias, imagens e teses que impactaram o segmento. Uma experiência para agregar conhecimento de forma lúdica e criativa.

Mais em Olimpíada