Siga o OTD

Olimpíada

Lucas Antunes bate recorde nos Jogos Escolares da Juventude

Órfão, Lucas Gabriel Antunes encontrou família por causa do esporte e conquistou sua melhor marca nos 75m dos Jogos Escolares da Juventude.

https://www.olimpiadatododia.com.br/atletismo/105141-equipe-faz-aclimatacao-em-hamamatsu-para-a-maratona-de-oita/
Alexandre Loureiro/Exemplus/COB

O primeiro dia do atletismo nos Jogos Escolares da Juventude Natal 2018 foi pródigo em emoção e histórias marcantes. Na pista e no campo, as maiores promessas do esporte brasileiro enfrentaram o sol e a forte concorrência na busca por medalhas e índices para eventos internacionais. No total, três recordes de campeonato foram batidos e seis novos campeões da maior competição escolar do país foram conhecidos.

A disputa mais emocionante do dia foi nos 75m masculino categoria 12 a 14 anos. O jovem Lucas Gabriel Fernandes Antunes, do Colégio Santa Terezinha, de Florianópolis (SC), que havia batido o recorde da competição pela manhã na prova eliminatória com 8s63, patinou na largada no tiro decisivo, mas conseguiu se recuperar e conquistou a medalha de prata. O ano de 2018 foi sem duvida um ano inesquecível na sua vida.

“Comecei a treinar para o atletismo em março desse ano. Em maio encontrei o meu irmão biológico através do esporte em um dia de treinamento na UCA (União Catarinense de Atletismo), em São José, e isso mudou a minha vida. Passei a treinar com ele, e como é bem mais velho, têm 21 anos, ele me puxa. Melhorei muito as minhas marcas e agora bati o recorde da competição. Pena que na final eu me desequilibrei na largada. Mesmo assim ainda vou sair com a medalha de prata na prova e quem sabe eu não conquisto outro pódio”, disse o jovem de 14 anos.

Lucas foi adotado pela nova família aos 6 anos de idade, por isso não se lembrava do irmão Douglas da Silva Ribeiro. Douglas garantiu que aquele rosto era familiar e conseguiu provar que Lucas era de fato o seu irmão caçula. “Ainda conheci as minhas outras duas irmãs. Foi emocionante. Um dia inesquecível na minha vida. Se não fosse o atletismo eu talvez nunca tivesse a chance de conhecê-los”, afirmou.

O jovem atleta ainda corre com uma sapatilha emprestada, mas a escola apoia muito o atletismo e garantiu que dará um novo par de sapatilhas especiais para a jovem promessa do esporte brasileiro. “Me prometeram uma sapatilha nova se eu conquistasse resultados. Mas ainda não estou pensando nisso. Em dezembro vou disputar os Jogos Sul-americanos Escolares em Lima, no Peru, minha primeira competição internacional. Sou o segundo do ranking brasileiro e espero melhorar ainda mais as minhas marcas”, espera o jovem atleta.

A medalha de ouro na prova dos 75m masculino ficou com Enzo da Castro Barros, do Colégio Jardim das Nações, de Taubaté (SP). Ele venceu a final com o tempo de 8s66, marca que correspondia ao antigo recorde da competição e pertencia a Paulo César Junior desde Brasília 2005, uma das marcas mais antigas dos Jogos Escolares da Juventude.

Enzo garantiu que o recorde do rival catarinense o impulsionou na vitória e na conquista da sua melhor marca pessoal. “Fiquei um pouco surpreso com a vitória porque o Lucas estava correndo muito bem e me venceu nas eliminatórias e na semifinal. Mas confio no meu potencial e consegui alcançar a minha meta que era melhorar a minha marca”, disse o jovem atleta, logo após a prova.

A medalha de bronze ficou com Jarley Campanaro Cuellar, da Escola Estadual Joaquim Pereira da Rocha, de Machadinho D`Oeste (RO). Esse foi a terceira medalha de atletas de Rondônia nos Jogos Escolares da Juventude – as duas primeiras foram conquistadas por Orlando Sousa, no ciclismo. “Enfrentei 12 horas de ônibus do meu município até Porto Velho e mais dez horas de viagem de avião, com duas conexões para chegar aqui em Natal. Tudo recompensado com essa medalha. Ainda melhorei o meu tempo que era de 8s82 e fiz 8s69. Fiquei em terceiro, mas apenas três centésimos de segundo do campeão”, disse Jarley.

Além do recorde de Lucas, outras duas marcas dos Jogos Escolares da Juventude caíram no primeiro dos quatro dias de atletismo, na pista da UFRN, sempre com entrada franca. Na categoria 12 a 14 anos, Julia Barbosa, da Escola Cristã (SP), conseguiu a marca de 41,53m no lançamento do disco na prova eliminatória. A marca anterior pertencia a Caroline Elias de Almeida desde Fortaleza 2015, com 40,87m.

Já no salto triplo, Nerisnelia dos Santos Sousa, marcou 12,24, no salto triplo logo na sua primeira tentativa na prova classificatória e garantiu vaga na final. Nerisnelia estuda no Centro de Educação de Jovens e Adultos, de Santiago do Norte (MT). A atleta é uma das 11 promessas do esporte nacional que representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Buenos Aires 2018 e estão em Natal.

Mais em Olimpíada