Siga o OTD

Olimpíada

COB apresenta novidades para os Jogos Escolares da Juventude

Disputas dos Jogos Escolares da Juventude começam nesta terça-feira (13), reunindo mais de 5 mil jovens.

COB apresenta novidades para os Jogos Escolares da Juventude
Ana Patrícia/COB

No ano em que implementa um novo modelo de disputa para os Jogos Escolares da Juventude, reunindo jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 em uma única edição nacional, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) prepara uma série de novidades para a competição. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (12), durante coletiva de imprensa realizada no Centro de Convenções de Natal (RN). A partir desta terça-feira (13), a capital do Rio Grande do Norte vira também a capital do esporte estudantil brasileiro, com o início das competições e das atividades culturais e educativas.

A etapa nacional terá 14 modalidades em disputa: basquete, futsal, handebol, vôlei, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling.

“Essa é a maior edição dos Jogos desde o inicio do projeto, em 2005. São 5.038 atletas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, representando 2.153 escolas. Eles vão competir em 14 modalidades esportivas, nas duas faixas etárias”, conta André Mattos, Coordenador Geral dos Jogos Escolares da Juventude.

As competições estão divididas em três blocos, sendo que o primeiro reúne seis modalidades esportivas: ciclismo, ginástica rítmica, natação, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. As provas têm início na manhã desta terça-feira. Antes disso, nesta segunda, às 18h (19h no horário de Brasília), os atletas estarão no Colégio Henrique Castriciano para a Cerimônia de Abertura dos Jogos.

Na área esportiva, segundo Kenji Saito, Gerente Executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, estão previstas clínicas específicas para a luta olímpica e o judô. “Os técnicos de luta poderão aprender um pouco mais sobre o estilo greco-romano, já que os Jogos têm apenas o estilo livre atualmente. Já no judô, os atletas que competem nos primeiros dias, ao invés de ficarem apenas observando o restante da competição, terão a possibilidade de treinar entre si. Vamos organizar um grande treinamento de campo com eles”, disse Kenji.

No Centro de Convivência dos Jogos, os jovens terão espaços exclusivos para praticarem o basquete 3×3 e o curling, modalidade de inverno que faz sucesso entre os brasileiros, cuja estrutura será adaptada às condições locais. E, por fim, além de atletas consagrados, como Daniele Hypolito e Joanna Maranhão, o evento terá a presença de dois professores como Embaixadores. Com forte presença nas redes sociais, Carol Mendonça (língua portuguesa) e Rodrigo Sacramento (matemática) propõem uma abordagem atual para o ensino de suas disciplinas.

“Fazer parte hoje como embaixadora dos Jogos Escolares, um evento que une cultura, educação e esporte, é uma honra para todo atleta brasileiro”, disse Daniele Hypolito. “Nos Jogos Escolares, os jovens atletas já começam a ter uma noção de competição e organização de um evento desse porte. Quando eles chegarem aos Jogos Olímpicos, terão muito mais respeito pelos adversários e a sua própria carreira”, afirmou a ginasta.

Mais em Olimpíada