Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Após cirurgias, Matheus Rheine volta no Campeonato Brasileiro

Catarinense Matheus Rheine recupera-se de operações nos dois ombros e competirá a partir desta sexta-feira, 19, no CT Paralímpico, em São Paulo

Matheus Rheine Natação
Divulgação/CPB

Pela primeira vez desde que subiu ao pódio nos 400m livre da classe S11 (para deficientes visuais) na natação dos Jogos do Rio 2016, o catarinense Matheus Rheine considera-se totalmente apto a nadar. Lesões nos ombros o impediram de ter uma boa performance em 2017 e fizeram com que ele passasse por cirurgias para corrigi-las.

De sexta-feira, 19, a domingo, 21, ele será um dos destaques do Campeonato Brasileiro de Natação, que acontecerá no CT Paralímpico, em São Paulo, e contará com 259 atletas de 72 clubes. As instituições, técnicos e nadadores disputam ainda premiações que somam R$ 65 mil.

Catarinense de Brusque, Matheus alterou todo o seu planejamento na temporada passada. Deixou de lado o Mundial da modalidade, na Cidade do México, em dezembro, submeteu-se a duas operações e decidiu mudar-se para São Paulo. No CT Paralímpico, já em 2018, sob a tutela do técnico Felipe Silva, iniciou a reabilitação.

Sua primeira competição foi a segunda etapa nacional do Circuito, em agosto, quando ainda treinava com restrições. Na ocasião, ele foi ouro nos 50m, 100m e 400m livre. A expectativa é que agora possa desempenhar 100% de sua capacidade.

“Fiquei praticamente um ano sem poder nadar, por causa das lesões e cirurgias nos dois ombros. Voltei a nadar na segunda etapa nacional, em agosto, mas desde então a evolução foi enorme. Vim treinar em São Paulo, no CT Paralímpico, e aqui há atletas com tempos parecidos com os meus, o que me motiva muito. É um crescimento diário e certamente vai ser uma competição muito boa”, ressaltou o atleta de 25 anos, que perdeu a visão em seus primeiros dias de vida, por ter nascido prematuro.

No Campeonato Brasileiro, Matheus competirá nos 50m, 100m e 400m livre. Além dele, outros medalhistas paralímpicos estarão em ação, como o paulista Daniel Dias, a cearense Edênia Garcia, o tocantinense Italo Pereira, o pernambucano Phelipe Andrews e a gaúcha Susana Schnarndorf.

O Campeonato Brasileiro encerra o calendário nacional da modalidade em 2018. Anteriormente, foram disputadas quatro fases regionais e duas nacionais do Circuito. Organizada pelo CPB, a primeira edição do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação contará com os oito melhores atletas no ranking nacional em cada prova.

O torneio ainda servirá como preparação para a próxima temporada. Em 2019, dois são os maiores desafios internacionais da modalidade: o Campeonato Mundial, em Kuching, na Malásia, de 29 de julho a 4 de agosto, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, de 23 de agosto a 1º de setembro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia