Siga o OTD

Natação

Medalhistas paralímpicos disputam Campeonato Brasileiro

Evento tem início nesta sexta-feira, 19, no CT Paralímpico, em São Paulo. 259 atletas estão inscritos nesta primeira edição

Divulgação/CPB

O CT Paralímpico receberá a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Natação, que tem início nesta sexta-feira, 19, em São Paulo. O evento contará com a presença de 12 medalhistas paralímpicos e dá início à preparação para os desafios internacionais da próxima temporada. Ao todo, 259 atletas nadarão até domingo, 21, representando 72 clubes. As instituições, técnicos e nadadores disputam ainda premiações que somam R$ 65 mil.

O Campeonato Brasileiro, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, encerra o calendário nacional da modalidade em 2018. Anteriormente, foram disputadas quatro fases regionais e duas nacionais. Entre os medalhistas paralímpicos está Daniel Dias. Dono de 24 pódios em Paralimpíadas, o paulista disputará os 50m e 100m livre e os 100m costas no Campeonato Brasileiro.

Outros destaques, como a cearense Edênia Garcia, o tocantinense Italo Pereira, o pernambucano Phelipe Andrews e a gaúcha Susana Schnarndorf também estarão em ação e já foram laureados em edições dos Jogos Paralímpicos. “O Brasileiro, no meu ponto de vista, é a fase mais forte, por ser a última competição do ano. Então todo mundo vem trabalhando para dar resultados”, disse Italo Pereira, de 23 anos, que foi bronze nos 100m costas S7 no Rio 2016.

“Estou com uma expectativa muito boa para a competição e acho que vou conseguir chegar num bom resultado. Vai ser uma competição muito bacana para encerrar o ano”, completou.

Organizado pelo CPB, a primeira edição do Campeonato Brasileiro de Natação contará com os oito melhores atletas no ranking nacional em cada prova. O torneio ainda servirá como preparação para a próxima temporada. Em 2019, dois são os maiores desafios internacionais da modalidade: o Campeonato Mundial, em Kuching, na Malásia, de 29 de julho a 4 de agosto, e os Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, de 23 de agosto a 1º de setembro.

Mais em Natação