Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Edição da World Series terá competições em oito países

Em sua terceira edição, World Series de natação paralímpica acontecerá de fevereiro a junho de 2019.

Jogos Paralímpicos Natação
Marco Antonio Teixeira/MPIX/CPB

A maior edição da World Series de natação paralímpica já tem data marcada. De fevereiro a junho de 2019, a competição acontecerá em oito países, de quatro continentes. Essa será a terceira edição do evento, que reúne os melhores nadadores do mundo, em um dos maiores eventos da natação paralímpica.

Austrália, Holanda e Cingapura são os três países que participarão pela primeira vez da competição. A edição de 2019 terá sua estreia no dia 15 de fevereiro, em Melbourne, na Austrália. Berlim, na Alemanha, Indianapolis, nos Estados Unidos e São Paulo são as três cidades que já fazem parte do calendário da competição desde a primeira edição, em 2017.

“A World Series foi criada para trazer oportunidades para os nadadores do mundo inteiro, com um calendário regular de competições para os atletas de alto rendimento e também para os mais jovens. A coordenação da natação do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) fica feliz em anunciar que a World Series do próximo ano será a maior já realizada”, disse Tracy Glassford, coordenadora da natação no IPC.

“Nós gostaríamos de agradecer os atletas, os técnicos, os Comitês Nacionais e os Comitês Organizadores que ajudaram a fazer da edição de 2018 um grande sucesso. Nós tivemos mais de mil nadadores de 72 países”, completou.

Todos os resultados dos atletas em cada edição da World Series são calculados usando um sistema padronizado da coordenação da natação do IPC, através de uma plataforma de competição online. Isso garante que o vencedor da World Series seja o atleta com melhor desempenho ao longo da duração da competição, o que significa que todo desempenho conta.

O Brasileiro Daniel Dias conquistou o título masculino individual nas duas primeiras edições. A britânica Louise Fiddes foi a vencedora no feminino em 2018, e a italiana Monica Boggioni, em 2017. A world series também premia a melhor equipe, os atletas jovens e os atletas das classes S/SB 1-3, que possuem maior comprometimento.

Confira o calendário da World Series para 2019:

Melbourne, Austrália – 15 a 17 de fevereiro
Holanda – março
Indianapolis, Estados Unidos – 4 a 6 de abril
Glasgow, Grã-Bretanha – 25 a 28 de abril
São Paulo, Brasil – 26 a 28 de abril
Cingapura – 10 a 12 de maio
Lignano Sabbiadoro, Itália – maio
Berlim, Alemanha – 6 a 9 de junho

Mais em Paralimpíada Todo Dia