Siga o OTD

Natação

Na Europa, Etiene Medeiros inicia sequência rumo ao Mundial

A nadadora do SESI-SP está na Europa para a Etapa da Copa do Mundo na Holanda e na Hungria a convite da FINA. Treinamento “de luxo” será essencial pensando no mundial de piscina curta

Igo Bione/EtieneMedeiros.com

A nadadora Etiene Medeiros está na Europa ao lado do técnico Fernando Vanzella para dar início à um novo ciclo de treinamento, visando o Mundial de piscina curta que acontece entre os dias 11 e 16 de dezembro em Hangzhou, na China.

Depois de um primeiro semestre em recuperação da cirurgia no ombro direito, a atleta do SESI-SP começou a segunda metade do ano decidida a voltar ao cenário nacional e internacional da melhor forma possível.

E isto aconteceu no Troféu José Finkel em agosto. O que se viu após a competição foi Etiene Medeiros pronta para os novos desafios da temporada. A pernambucana saiu do seu primeiro torneio oficial com um saldo bem positivo: índice para o mundial de piscina curta nos 50m costas, de volta a seleção brasileira e cinco medalhas em cinco provas, fortalecendo seus tempos nas provas de 50m e voltando a disputar, e bem, as provas de 100m.

“Vejo a Etiene hoje em uma fase totalmente diferente da que terminou o primeiro semestre. Estou mais leve, diante de tudo que passei no primeiro semestre e hoje me considero vencedora e preparada para a missão que vou enfrentar aí nos próximos dias e no decorrer do ano até o mundial”, analisou.

ETAPAS DA COPA DO MUNDO A CONVITE DA FINA

Pela primeira vez Etiene Medeiros foi convidada pela FINA para participar do circuito internacional. Para ela, um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito ao lado do seu treinador, Fernando Vanzella que iniciaram a parceria em 2013 no SESI-SP.

“É uma grande oportunidade estar aqui na Europa, fazendo um treinamento de alto nível, estar competindo em um alto nível, mesmo estando em uma fase diferenciada de preparação. É realmente um privilégio ter sido convocada para estar aqui, um convite da FINA que aconteceu pela primeira vez e estou feliz, isso é a valorização pelo que eu e o Vanza estamos fazendo juntos nos últimos anos”, comemorou.

Nas etapas da Copa do Mundo de Eindhoven, na Holanda e de Budapeste, na Hungria a atleta terá a mesma sequência de provas: no primeiro dia o 50m costas e 50m livre; no segundo dia o 100m costas e 50m borboleta e, encerrando cada etapa, o 100m livre e 100m borboleta.

Segundo o técnico Fernando Vanzella a opção por essas etapas foi pensando no momento de retomada de treinamento pós Finkel, uma vez que essas etapas serão realizadas em três dias de competição diferentemente das outras vezes que eram apenas em duas.

“Estamos em um início fase de treinamento após o Finkel (e após um período de férias da nadadora), de construção novamente, de recomeço. Esta é a terceira semana de treino e já vamos competir. Então achamos interessante nadar mais provas, como se fosse um treino-competição. Um treino – não gosto muito dessa expressão – mais um treino de luxo, onde você vai competir em alto nível e vai estar treinando. Durante a preparação ela vai continuar fazendo a preparação física, algumas séries de treinamento e a Copa do Mundo está sendo inserida nesse contexto. Demos sorte que as principais provas dela acontecem no primeiro dia, assim teremos um desgaste menor”, avaliou.

A volta das provas de 100m tem a ver com o planejamento da dupla para 2018.  “A ideia é essa: o foco continuam sendo as provas de 50m livre e 100m costas, que são olímpicas e para o final do ano, para o mundial os 50m costas que ela tem uma história nessa competição. Aqui teremos a oportunidade de estar diante de fortes adversárias, mantendo o nível de treinamento elevado”, finalizou.

CALENDÁRIO DE PROVAS

Etapa de Eindhoven, na Holanda – 28 a 30 de setembro

28.09 – 50m costas e 50m livre

29.09 – 100m costas e 50m borboleta

30.09 – 100m livre e 100m borboleta

Etapa de Budapeste, na Hungria – 04 a 06 de outubro

04.10 – 50m costas e 50m livre

05.10 – 100m costas e 50m borboleta

06.10 – 100m livre e 100m borboleta

Mais em Natação