Siga o OTD

Natação

Mais quatro atletas fazem índice para Mundial no José Finkel

Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O quarto dia de competições do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel foi, mais uma vez, recheado de índices e recordes. Confira! 

Mais quatro índices para o Mundial de piscina curta na China foram conquistados no penúltimo dia de competições do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel. Nicholas Santos, Breno Correia, Luiz Altamir Lopes Melo e Guilherme Guido alcançaram as marcas necessárias para o evento em Hangzhou.

Com quatro dias de competição, nove atletas já conquistaram o índice: Vinicius Lanza (200m medley e 200m borboleta), Caio Pumputis (200m medley), Luiz Altamir Lopes Melo (200m borboleta e 200m livre), Etiene Medeiros (50m costas), Guilherme Guido (50m e 100m costas), Felipe Lima (50m peito), Larissa Oliveira (100m livre), Nicholas Santos (50m borboleta) e Breno Correia (200m livre).

+ CONFIRA AQUI OS RESULTADOS COMPLETOS DO TROFÉU JOSÉ FINKEL

400m medley feminino

Na primeira final disputada nesta segunda-feira (27), o índice para o Mundial de piscina curta de Hangzhou, na China, não foi obtido e o primeiro lugar do pódio não foi de uma brasileira. Barbora Závadová, da República Tcheca e integrante do Flamengo, concluiu a prova em 4:37.18. A medalha de prata foi conquistada por uma atleta da Unisanta: Gabrielle Gonçalves Roncatto, que tinha o tempo de balizamento 4:51.06, e fez a prova em 4:39.31. O terceiro lugar ficou com mais uma atleta do Flamengo: Nathalia Almeira concluiu a prova em 4:40.17.

400m medley masculino

Em mais uma prova sem obtenção de índice, a disputa foi dura entre Leonardo Coelho Santos, do Esporte Clube Pinheiros, e Brandonn Pierry Cruz de Almeida, do Corinthians. Com três centésimos de segundos a menos, Leonardo conquistou o ouro com o tempo de 4:06:26 e deixou a prata com Brandonn. O terceiro lugar foi conquistado por Gabriel Maruyama Ogawa, também do Pinheiros, com o tempo de 4:13.17.

“Para ser bem sincero, foi surpreendente. Eu estava mirando nadar um 4:08 ou 4:09, já que eu tinha um 4:10 há um tempo. Mas o Brandonn foi crucial para me puxar nessa prova. Foi bem legal a prova para mim”, considerou Léo.

50m borboleta feminino

Desta vez, por pouco o índice de 00:25.50 não saiu. Daiene Marcal Dias, do Flamengo, conquistou o ouro com o tempo de 00:25.97. A prata ficou com Daynara Ferreira Paula, que fechou o desafio em 00:26.06. Larissa Martins Oliveira, do Pinheiros, fez o percurso em 00:26.08 e ficou com o bronze.

“A prova dos 50m para mim é um pouco complicada. Eu venho dos 200m borboleta, então é uma prova de velocidade, e às vezes sai, às vezes não. Estou muito feliz e agora estou aguardando meu índice técnico dos meus 100m borboleta para entrar no Mundial. Se ei pegar o Mundial, vou treinar com sangue no olho”, afirmou Daiene.

50m borboleta masculino

Enfim, saiu o primeiro índice do dia. 00:22.17 foi o tempo que garantiu o ouro, o recorde sul-americano e a vaga no Mundial para Nicholas dos Santos, da Unisanta. O segundo lugar foi conquistado por Vinicius Moreira Lanza, que já se garantiu no Mundial em outras provas. Nos 50m borboleta, o atleta do Minas Tênis Clube teve o tempo de 00:22.76. O bronze foi conquistado por Matheus de Santana, do Pinheiros, com 00:22.87.

“Acabei não virando tão bem nessa prova, mas 00:22:1 é um tempo muito bom. Estamos voltando a nadar em piscina curta nessa temporada. E meu objetivo é nadar na casa dos 00:21, o recorde mundial é 00:21:80”, disse Nicholas. “Eu sou bem comprometido no dia a dia com o treinamento, mas não me cobro tanto. Já fiz tudo o que tinha que fazer e o objetivo hoje é sempre me desafiar mais”, completou o atleta de 38 anos.

200m livre feminino

Mais duas medalhas para o Pinheiros no penúltimo dia de provas: Larissa Martins Oliveira, com o tempo de 01:54.50, ficou com o primeiro lugar do pódio e garantiu o recorde sul-americano. A prata foi de Manuella Lyrio, com 01:55.26. Maria Paula Heitmann, do Minas Tênis Clube, conquistou o bronze, com o tempo de 01:56.40.

“Eu nunca tive dúvida do meu potencial e do tanto que eu gosto de nadar, gosto da rotina que a natação me proporciona. Mas sempre dá aquela dúvida”, contou Larissa, relembrando da recuperação após um acidente sofrido no último ano.

200m livre masculino

Sem dúvidas, a prova mais disputada do dia. Os três primeiros colocados bateram o índice de 1:43.50, entretanto, pela regra, apenas os dois primeiros garantem a vaga no Mundial. Luiz Altamir Lopes Melo, do Pinheiros, conquistou o ouro com o tempo de 01:42.59. Breno Correia, também do clube da capital de São Paulo, ficou com a prata ao completar a prova em 01:42.99. O bronze foi de Fernando Scheffer, do Minas, que fez o desafio em 1:43.45.

“É uma sensação única, de ir para o meu primeiro Mundial de piscina curta, vai ser uma novidade. Estamos indo no caminho certo, porque nesse tempo eu já pegaria uma final lá. Estou com uma expectativa boa e vou trabalhar para isso. Agora esse vai ser o meu objetivo principal até o final do ano”, afirmou Luiz Altamir.

“A gente sabia que podiam ter até quatro ou até cinco atletas abaixo do índice. Fico feliz de ter ficado entre os primeiros, eu sabia que deveria estar atento o tempo todo”, completou Breno.

100m costas feminino

Uma prova sem índices, porém com um primeiro lugar especial. Recuperada de uma cirurgia no ombro, Etiene Medeiros, do Sesi-SP, já voltou à sua forma e conquistou o ouro com o tempo de 00:57.82. Maria Pessanha, do Pinheiros, ficou com o tempo de 00:58.93 e a prata. O bronze foi de Andrea Eliana Berrino, da Unisanta, com 00:59.14.

“00:57 foi um bom tempo e estou feliz por estar nos 100m costas de novo. Nadei super bem, mas ainda falta um pouco, falta ter um pouco mais de preparação na última virada. Estou mais aliviada por ter pego o índice ontem”, considerou Etiene. “Amanhã a prova dos 50m livre vai ser muito boa, pretendo estar bem”, acrescentou.

100m costas masculino

O último índice alcançado no dia foi o de Guilherme Augusto Guido, do Pinheiros. O atleta garantiu a vaga no Mundial, o ouro e o recorde sul-americano com o tempo de 00:49.62. Também do clube de São Paulo, Guilherme Dias Massê foi prata com o tempo de 00:50.67 8. Gabriel Araujo Fantoni, do Minas, foi bronze com 00:50.84.

“Desde o início do ano nós tínhamos como objetivo o Mundial, e o Troféu José Finkel foi mais um degrau para chegar lá. Acredito que com esses tempos vou chegar muito bem balizado lá e com isso conseguimos chegar mais propícios a um bom resultado”, analisou Guido.

Mais em Natação