Siga o OTD

Natação

Seis índices para o Mundial em dia de vitória de Cesar Cielo

Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Etiene, Guido, Lanza, Altamir, Lima e Larissa obtêm índice para o Mundial. Dia do Troféu José Finkel marcou vitória de Cesar Cielo e grandes emoções no Pinheiros

O terceiro dia de Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel – teve uma chuva de índices e recordes. Vinicius Lanza, Luiz Altamir Lopes Melo, Felipe Lima, Guilherme Guido, Etiene Medeiros e Larissa Oliveira obtiveram marcas classificatórias para o Campeonato Mundial de Hangzhou, na China. Além disso, três recordes sul-americanos foram quebrados. Nos 100m livre, Cesar Cielo voltou a vencer e emocionar a torcida que marcou presença neste domingo (26), no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo.

+VEJA TODOS OS RESULTADOS DO TROFÉU JOSÉ FINKEL

A piscina do Pinheiros foi tomada pelos grandes nomes da Natação do Brasil. Depois de operar o ombro no início da temporada, não participar do Troféu Brasil e, consequentemente do Pan-Pacífico, Etiene Medeiros retornou em grande estilo a uma competição nacional. Ela não só venceu a prova em que é bicampeã Mundial, como também obteve o índice para o Mundial da China (25s95).

“A gente acabou se tornando uma grande família. Ganhei irmãos neste processo de cirurgia, recuperação e volta às piscinas. Tem muita gente que participou dessa minha conquista aqui hoje. A piscina curta faz parte do processo para que, no ano que vem, eu esteja melhor, depois, em 2020, chegue ao objetivo final”, falou a campeã arrancando aplausos de quem esteve na piscina do Pinheiros.

Na versão masculina da prova, o dia já havia começado com recorde Sul-Americano. Guilherme Guido, nos 50m costas, estabeleceu a nova marca em piscina de 25m ao completar a prova com o tempo de 22s75. No período da tarde, o atleta do Pinheiros voltou a encaixar seu nado e, além de quebrar novamente o recorde continental, obteve o índice para participar do Campeonato Mundial.

+ CONFIRA COMO FOI O SÁBADO DA COMPETIÇÃO

“Foi um dia muito importante e muito feliz para mim. Sabia que se eu encaixasse de manhã, o recorde viria. A tarde também deu certo, consegui fazer o que eu tinha planejado e veio o índice. Estou muito feliz com isso”, disse Guido.

Na prova mais tradição para o Brasil, um dos maiores nomes da história da Natação do Brasil voltou a brilhar. Cesar Cielo Filho, campeão Mundial e Olímpico, venceu a disputa com o tempo de 46s83 e, em seguida, emocionou a todos que estavam presentes neste domingo.

“Todos já me viram chorando com a medalha olímpica e, hoje, estou chorando de novo aqui no José Finkel, para você ver a importância do que é isso para mim. Pode ser meu último Campeonato Brasileiro. Isso faz a gente pensar em tudo que passou para chegar aqui e bater na frente. É algo que mexe muito com o atleta. Particularmente, eu estou muito emocionado com o que aconteceu aqui hoje”, disse o campeão.

Entre as mulheres, Larissa Oliveira fez uma grande prova terminando com o tempo de 52s45, novo recorde Sul-Americano e índice para o Campeonato Mundial de piscina curta de Hangzhou.

“Os 100m livre é uma prova que eu me sinto muito bem, mas esse tempo que eu fiz me deixou muito contente, muito feliz. A gente não sabe ainda se vai ao Mundial, por conta do índice técnico, mas o fato de ter conquistado o índice me deixa mais perto de conseguir ir a esta competição que é tão importante para o nosso calendário”, relatou.

Nos 50m peito, Felipe Lima, assim como havia feito nos 100m, brilhou. O atleta do Minas Tênis Clube, desta vez porém, atingiu o índice necessário para ir ao Mundial (26s00). Na versão feminina da prova, Jhennifer Alves Conceição mais uma vez estabeleceu o novo recorde Sul-Americano da disputa (30s00).

“Estava buscando muito esse índice. A prova é sempre muito dura. O João (Gomes Júnior) e o Felipe (França) sempre dificultam muito essa disputa, mas graças a Deus deu tudo certo e consegui essa marca que eu tanto esperava”, explicou Felipe.

“Fico muito contente com esse recorde, é muito importante. Queria o índice, mas acredito que ainda posso ir pelo índice técnico. Mostrei que posso representar muito bem o Brasil e quero fazer isso”, completou Jhennifer.

Para completar a lista de índices deste domingo, Vinicius Lanza voltou a mostrar que vive grande fase dentro das piscinas, obteve o índice nos 200m borboleta e conquistou o ouro na prova (1m51s00). Na mesma disputa, Luiz Altamir Lopes Melo também garantiu o índice com o tempo de 1m51s54.

A competição segue nesta segunda-feira (27), na piscina do Esporte Clube Pinheiros, com as provas de 400m medley, 50m borboleta, 200m livre e 100m costas. A TV CBDA transmite todas as etapas da competição.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Natação