Siga o OTD

Natação

Clube Pinheiros contrata o nadador Matheus Santana

divulgação

Após um período nos EUA, Matheus Santana retorna ao Brasil e irá representar o Esporte Clube Pinheiros

Perto de completar 22 anos, Matheus Santana é o mais novo contratado do Pinheiros. O clube paulistano anunciou a contratação do nadador nesta sexta-feira (30). Matheus estava treinando nos EUA desde a Rio-2016, quando não obteve os resultados esperados e resolver treinar fora do Brasil.

Matheus Santana surgiu como uma das maiores revelações da natação brasileira. O nadador começou sua carreira ganhando o ouro nas Olimpíadas da Juventude em 2014, no Sul-Americano em 2014  e no Pan-Americano de Toronto em 2015. Mas na Rio-2016, Matheus Santana quase ficou de fora do Time Brasil.

Matheus não foi bem nas seletivas. Entrou apenas para nadar o revezamento, somente com a quarta vaga. Nos jogos olímpicos foi ainda pior, nadou apenas as eliminatórias e não participou da equipe que disputou a final. A expectativa geral era a de que o nadador disputasse a final individual nos 100 metros, e que até poderia até brigar por uma medalha. Mas ele não chegou nem perto.

Como portador de diabetes tipo I (quando a pessoa produz pouca ou nenhuma insulina), ele precisa tomar inúmeros cuidados com sua alimentação e a natação sempre foi uma companheira auxiliando em sua saúde.  A realização de atividade física reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina, além de contribuir com a vascularização do corpo.

Agora no Pinheiros, espera-se que Matheus consiga manter uma regularidade e que possa representar o Brasil em Tóquio-2020.

Mais em Natação