Siga o OTD

Natação

Corintiano bate recorde sul-americano, mas Pinheiros leva o título do Open de natação

Com 415,50 pontos, Pinheiros conquistou o tricampeonato também no Torneio Open de Natação, disputado em Palhoça, Santa Catarina, assim como Brasileiro Sênior, realizado pela manhã. O segundo lugar ficou com o Corinthians , 242,50 pontos, seguido pela Unisanta, com 137. Na última prova da competição, Brandonn Almeida, do Corinthians, encerrou a noite com o novo recorde sul-americano, dos 400m livre, 3m49s46. Brandonn bateu o tempo (4m49s62) feito em 2015, por Leo de Deus.

“Sinceramente eu não esperava. Mais cedo eu conversei com o Carlos (Carlos Matheus – técnico do Corinthians) que me disse “aproveita essa fase, é o ultimo dia” e foi isso que eu fiz, fui para “tudo ou nada”, dei o meu melhor, e surpreendentemente saiu o recorde sul-americano. Estamos muito felizes. Estou procurando focar um pouquinho mais em mim, mas eu sou muito competitivo. Eu treinei muito para os Jogos Olímpicos e sinto que os resultados ainda são frutos desse período. Agora no final, falamos que temos que curtir esse momento, porque treinamos 11 meses direto para ele acontecer. Daqui a pouco temos o Mundial de curta e vamos com tudo pra ver o que acontece”, comentou emocionado Brandonn Almeida.

Brandonn Almeida comemora vitória no Open e novo recorde sul-americano nos 400m livre

A última competição absoluta do calendário nacional de 2016 foi também a primeira seletiva para o Mundial de Natação de Budapeste e o Mundial Junior de Indianápolis da FINA, de 2017. A última oportunidade de garantir vaga será no Campeonato Maria Lenk, de 2017.

As premiações individuais também movimentaram os últimos instantes de competição. Os melhores índices técnicos vieram de Thiago Simon (916), do Corinthians, e Etiene Medeiros (923), do Sesi/SP. Já os atletas mais eficientes, que marcaram mais pontos para seus clubes, foram Brandonn Almeida, 86 pontos, e Manuella Lyrio, do Pinheiros, 33 pontos.

Brandonn Almeida, Etiene Medeiros, Manuella Lyrio e Thiago Simon recebem seus prêmios

“Fiquei bem satisfeita com os meus resultados. No open eu ganhei os 200m livre e hoje foi por pouco. O recorde me ajudou a ganhar o premio de maior pontuadora e é muito bom poder ajudar a equipe. Foi muito legal a equipe conquistar esse título, cumprimos o objetivo. Cada ano é diferente e então cada vitória é uma coisa nova, sempre bem legal”, analisou Manuella Lyrio.

Na primeira prova da noite, a mais rápida da natação, a finalista Olímpica do Brasil, Etiene Medeiros, conquistou a medalha de ouro, com 24s98. Na segunda colocação ficou Lorrane Fereira, do Minas Tênis, 25s28, seguida por Alessandra Marchioro, Unisanta, 25s42 . Entre os homens, Marcelo Chierighini, do Pinheiros, levou o ouro com 22s41. Leonardo Schilling, do Marista Criciúma, 22s62, ficou com a prata e o bronze foi para Guilherme Ocampo, do Corinthians, 22s63.

Na sequência, foi a vez de Jhennifer Conceição, do Pinheiros, levar mais um ouro para a equipe campeã, com 1m08s96. Renata Paula Sander, do Minas Tênis, 1m10s11, ficou com a prata e Ana Carla Carvalho, 1m11s23, levou o Pinheiros a mais um lugar no pódio. No masculino, Pedro Cardona, melhorou o tempo feito pela manhã e, com 1m00s46, foi o mais rápido da prova. Pedro subiu ao pódio tendo a companhia de Felipe França, do Corinthians, 1m00s65, e João Gomes Junior, do Pinheiros, 1m01s22.

Pedro Cardona, do Pinheiros, comemora sua vitória no Torneio Open de natação

Chegada mais emocionante

Nos 200m borboleta, em uma chegada emocionante Maria Luiza Pessanha, do Marina Barra Clube, bateu na frente (2m14s85) de Manuella Lyrio (2m15s22) e ficou com ouro. Manu garantiu a prata e, com Giovanna Diamante (2m15s41), também do Pinheiros, na terceira posição. Entre os homens, foi a vez do Corinthians ter uma dobradinha, de ouro e prata, com Leo de Deus e Pedro Vieria, 1m58s21 e 1m58s74. O bronze ficou com Matheus Gonche, do Fluminense, 1m59s97.

Os 400m livre nomeou Larissa Oliveira, do Pinheiros, e Brandoon Almeida, do Corinthians, como os últimos campeões do evento de 2016. Com 4m15s01, Larissa venceu a disputa feminina com Viviane Jungblut, Grêmio Náutico União, na segunda posição, 4m15s88. Bruna Primati, do Sesi, 4m20s88, completou o pódio. Entre os homens, Luiz Altamir, do Flamengo, e Guilherme da Costa, Unisanta, ficaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Pinheiros foi tricampeão duas vezes no dia. De manhã, do Brasileiro Sênior, e, de noite, do Open

O Pinheiros levou a melhor na pontuação masculina (236,50) e feminina (178). O Corinthians ficou na segunda posição entre os homens, com 163,50. A Unisanta completou o pódio com 70 pontos. No feminino o Sesi/SP ficou com a segunda maior pontuação, 96, com o Corinthians, na sequência, com 79 pontos.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Natação