Siga o OTD

Universíade

Henrique Martins ganha seu segundo bronze na Universíade

Henrique Martins conquistou na manhã desta sexta-feira sua segunda medalha de bronze na Universíade, que está sendo disputada em Taiwan. Depois de ficar em terceiro lugar nos 50m borboleta, ele repetiu o feito na distância de 100m do mesmo nado ao terminar a prova em 51s96. O ouro ficou com o russo Aleksandr Sadovnikov, que chegou 15 centésimos a frente do brasileiro, e a prata foi para o ucraniano Andrii Khloptsov, que fez 51s91.

Medalha de ouro nesta sexta-feira, Sadovnikov tinha se classificado para a final apenas com o oitavo tempo. Ele marcou 52s63, apenas seis centésimos na frente do japonês Nao Horomura, que por pouco não lhe tirou a vaga na prova decisiva. Se não foi tão bem na véspera, o russo nadou forte para ficar com a medalha de ouro, superando Khloptsov e Henrique Martins, que tiveram, respectivamente, o primeiro e segundo melhor tempo da semifinal. Outro brasileiro na prova, Vinícius Lanza terminou na sétima colocação com 52s59.

“Eu sabia que seria uma prova difícil, porque tínhamos ótimos nadadores, e eu sabia que tinha que fazer 51 para estar no pódio”, afirmou Henrique Martins. O atleta ainda falou sobre o cansaço de todos os nadadores, após as competições da modalidade que aconteceram no último mês, o Mundial de Esportes Aquáticos e o Brasileiro. “Claro que a gente sempre quer fazer melhor, o tempo que eu fiz há três semanas atrás eu poderia ter ganhado aqui, mas nós todos estamos muito cansados”, pontuou. E completou: “Estou muito feliz por ser o segundo brasileiro com mais medalhas em Universíades, tenho seis agora, o primeiro lugar tem oito”, referindo-se a Djan Madruga, que participou das Universíades de 1979 e 1981.

Nos 200m livre feminino, faltou pouco para Manuella Lyrio subir no pódio. A brasileira ficou em quarto lugar com o tempo de 1min58s64, apenas 11 centésimos atrás da russa Arina Openysheva, que conquistou a medalha de bronze. O outro foi para Siobhan Haughey, de Hong Kong, e a prata ficou com Katherine Drabot, dos Estados Unidos.

Nos 50m peito, dois brasileiros participaram da final, mas acabaram distantes da disputa por medalha. Felipe Monni terminou em sétimo lugar, enquanto Raphael Rodrigues foi o oitavo. O ouro foi conquistado pelo bielorrusso Ilya Shymanovich.

Já nos 50m livre, Ítalo Manzine Duarte mostrou que vai brigar por medalha. O brasileiro cravou 21s93 e se classificou para a final com o melhor tempo da prova. Ele ficou seis centésimos na frente do finlandês Ari Pekka Liukkonen, que ficou com o segundo lugar na semifinal.

Na versão feminina da prova, duas brasileiras avançaram para a final. Graciele Hermann fez o terceiro tempo ao marcar 25s18, enquanto Alessandra Marchioro ficou em sexto lugar com 25s36.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Universíade