Siga o OTD

Natação

Vítimas divulgam carta sobre cultura de abuso sexual nos EUA

Segundo site, uma carta aberta escrita por seis vítimas pede que a federação americana de natação acabe com ‘cultura do abuso sexual’ presente na entidade

Carta acusa USA Swimming de ser conivente com casos de abusos sexuais (Instagram/usa_swimming)

Escândalo nos Estados Unidos. Uma carta aberta, escrita por seis vítimas pede que a USA Swimming (Federação Americana de Natação) “desmanche” a cultura de abuso sexual que ronda a organização e expulse oito integrantes renomados da entidade.

+ Técnicas da Ginástica Rítmica são demitidas por maus tratos

De acordo com o site “Inside The Games”, a carta, entregue na quarta-feira (2) ao executivo-chefe da USA Swimming, Tim Hinchey, pede que sejam tomadas medidas para algo descrito como uma “epidemia de abuso sexual” dentro da organização.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Escrita em nome de seis vítimas pelo advogado Robert Allard, a carta inclui o nome de oito indivíduos e pede que eles sejam imediatamente expulsos da federação americana.

Ainda de acordo com o “Inside The Games”, uma parte da carta diz:

“Estando profundamente envolvidos em casos de acusações de abuso sexual contra a USA Swimming há mais de uma década, fica claro para nós que ainda há uma profunda cultura enraizada em sua organização que envolve o crime de abuso sexual por parte de técnicos com atletas menores de idade. Isso precisa acabar agora.”

Trecho da carta aberta escrita pelo advogado Robert Allard

Expulsão por diferentes motivos

A carta pede a expulsão de oito condecorados profissionais da natação americana por diferentes motivos. Desde o próprio ato de abuso sexual à negligência e acobertamento de casos. Entre eles, estão:

Murray Stephens (técnico da natação americana nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996), Paul Bergen (técnico nos Jogos de 1980, 1984, 1988 e 2000),  John Leonard (técnico da Associação dos Técnicos de Natação dos Estados Unidos), Mary Jo Swalley (ex vice-presidente da USA Swimming) Mark Schubert, (descrito pela carta como o provável técnico mais condecorado da história da natação americana), Clint Benton e Mille Nygren (ambos membros da diretoria da Pacific-Swimming), e Steve Morselli (técnico de natação).

Na carta, o advogado escreveu que por décadas, a USA Swimming não atuou para combater estes abusos. “Ela optou por tratar o sintoma ao invés de atacar a raiz da doença que levou ao abuso de um incontável número de crianças. Isso tem que acabar imediatamente!”

Uma carta aberta escrita por seis vítimas pede que USA Swimming (Federação americana de Natação) acabe com 'cultura do abuso sexual presente na entidade
Carta pede que federação americana de natação acabe com cultura do abuso sexual (Instagram/USA/Swimming)

Mais em Natação