Siga o OTD

Natação

Nadador Rômulo Arantes Júnior entra para o Hall da Fama

Primeiro medalhista brasileiro em mundiais, ator e agora membro do Hall da Fama da Natação Brasileira, Rômulo Arantes Júnior é imortalizado

Rômulo Arantes Júnior entra para o Hall da Fama (Reprodução/hfnb.com.br)

Mais uma noite histórica para o esporte brasileiro. Nesta quarta-feira (10), Rômulo Arantes Júnior entrou para o Hall da Fama da natação brasileira. O nadador foi o primeiro medalhista do país em mundiais aquáticos e hoje foi imortalizado para a eternidade.

A indicação aconteceu de forma virtual, por meio da TV CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos). O nadador torna-se o nono escolhido para o seleto grupo do Hall da Fama da Natação Brasileira.

A apresentação foi feita pelo coach Alex Pussieldi. “É uma iniciativa fantástica, reforça a nossa história e serve de espelho para a nova geração. Me sinto um afortunado em poder participar.”

Imortal

Rômulo Arantes Júnior, nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de junho de 1957, e morreu em um acidente de ultraleve, na pequena Maripá de Minas, em Minas Gerais, em 10 de junho de 2000, dois dias antes completar 43 anos. O atleta flamenguista, galã, vaidoso, ficou mais conhecido do público em geral pelo mundo das artes, atuando inclusive em novelas globais.

O anúncio veio de ninguém menos do que de Rogério Romero. Atleta mais olímpico da história da Natação brasileira elogiou a chancela da CBDA e contou um pouco da história de Romulo Arantes Duncan Júnior.

“É um misto de alegria e tristeza. Hoje faz 20 anos da morte de Rômulo. Ele era um cara precoce. Foi à Olimpíada com 15 anos. Um pioneiro. Acho que a palavra que podemos usar é essa. Foram inúmeras conquistas que ninguém havia tido até que ele viesse. Um competidor nato. Ele tinha um talento natural e era uma pessoa fantástica”, disse Romero.

Um dos idealizadores do Hall da Fama da Natação Brasileira e atual diretor-executivo da CBDA, Renato Cordani, explicou o surgimento do Hall da Fama da Natação Brasileira e destacou a importância do reconhecimento dado aos nadadores históricos do Brasil.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“O Hall da Fama da Natação Brasileira surgiu a partir da vontade de algumas pessoas que gostavam do Hall da Fama americano. Aí pensamos: por que não fazer um do Brasil? A partir de então, começamos a desenvolver a ideia e homenagear grandes atletas e ídolos da natação do Brasil”, explicou Cordani.

Carreira

Conhecido do grande público pelas novelas e participações na televisão, foi nas piscinas que Rômulo ganhou destaque. Começou a nadar aos 8 anos, sob tutela do pai Rômulo Arantes.

Aos 15, participava pela primeira vez de uma edição de Jogos Olímpicos, em Munique 1972. Terminou com recorde sul-americano nos 100 m costas (1min01s87), com a quinta colocação no revezamento medley e nadou os 200 m costas (2min18s15).

Rômulo Arantes Júnior entra para Hall da Fama da Natação Brasileira
Rômulo Arantes Júnior na capa da revista Nado Livre, de 1979 (Reprodução/hfnb.com.br)

Feito histórico em Berlim

Nos Jogos Pan-Americanos de 1975, Cidade do México, no México, Rômulo Arantes Junior saiu com três medalhas de bronze: 100 m costas, revezamentos 4 x 100 m medley e 4 x 200 m livre. Ainda terminou em quarto nos 200 m costas.

O feito histórico, no entanto, veio no ano seguinte. No Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Berlim, Rômulo nadou os 100 m costas para 58s01 e conquistou a primeira medalha do Brasil em mundiais.

+ Nadador Tetsuo Okamoto é imortalizado pelo COB

Foi recordista sul-americano dos 100 m costas por mais de 19 anos, abaixando seu tempo por 13 vezes até chegar aos 57s20 – terceira marca do mundo em 1979. Também brilhou nos 200 m costas, prova em que foi detentor do recorde sul-americano por quase cinco anos.

“Eu vivi os anos 80 na piscina do Flamengo. A marca de 57s20 era sensacional, mas os técnicos sempre alertaram do jeito que ele nadava. Isso era sensacional. Além disso, eu, criança, via o Rômulo tendo a paciência de nadar com os infantis. Hoje, com 40 anos, vejo a importância disso”, explicou o editor-chefe da SwimChannel, Patrick Winkler.

Rômulo Arantes Júnior entra para Hall da Fama da Natação Brasileira
Rômulo Arantes Júnior e Monique Evans (Reprodução/hfnb.com.br)

Rômulo encerrou sua carreira profissional em 1983, no Parque Aquático Julio Delamare, com uma homenagem da então Confederação Brasileira de Natação. Depois, seguiu sua carreira de ator e chegou a nadar e conquistar títulos na categoria master.

Mais em Natação