Siga o OTD

Natação

Pan-Pacífico é adiado para 2026 por conta da pandemia

Competição, que o Brasil já participou como convidado, foi afetada pelo adiamento de outros eventos da natação

Leonardo de Deus foi prata nos 200 m borboleta em 2018 (Danilo Borges /ME /Brasil2016)

A pandemia do novo coronavírus segue afetando o calendário do esporte mundial e já chegou a eventos programados para daqui dois anos. Os organizadores do Pan-Pacífico de natação anunciaram o adiamento competição do segundo semestre de 2022 para 2026. Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, os organizadores, votaram de forma unânime.

Os países optaram pelo adiamento por conta de outras mudanças já confirmadas no calendário internacional da natação por conta do novo coronavírus: os Jogos da Commonwealth, marcados para acontecer entre julho e agosto de 2022, e o Campeonato Mundial de natação, programado para 2021, mas adiados sem uma nova data de realização.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Apesar do adiamento longo, a competição seguirá tendo o Canadá como sede. Além disso, o Pan-Pacífico júnior também foi adiado. Inicialmente marcado para este ano, o evento vai acontecer entre os dias 24 e 27 de agosto de 2022.

“Estamos ansiosos para sediar este evento, mas, em geral, todos podem se beneficiar da decisão do adiamento do Campeonato Pan-Pacífico por quatro anos em virtude do coronavírus. Continuará sendo um evento de referência no futuro. Agora, estamos ansiosos para sediar um grande evento em 2026, acolhendo nossos colegas Austrália, Japão e Estados Unidos, bem como outros convidados de todo o mundo para uma celebração do nosso esporte da melhor forma possível”, disse Cheryl Gibson, presidente da Swimming Canada.

Mas o Brasil participaria?

Pan-Pacífico de natação foi adiado de 2022 para 2026 por conta do calendário apertado devido a outros adiamentos acaerretados pelo novo coronavírus.
Competições da natação estão sendo adiadas por conta do coronavírus (Pedro Ramos/Ministério da Cidadania)

Não existia uma confirmação, mas o Brasil poderia entrar como convidado, até porque não é banhado pelo Oceano Pacífico. Nas últimas edições, Austrália, Canadá, Japão e Estados Unidos abriram a possibilidade de outros países participarem do Campeonato Pan-Pacífico.

+ Atletas do 4 x 100 livre falam da saudade dos treinos

Na edição de 2018, por exemplo, o Brasil foi convidado e conquistou quatro medalhas: ouro no revezamento 4x 100 m livre masculino, prata com Leonardo de Deus nos 200 m borboleta e bronze com Vinicius Lanza nos 100 m borboleta e João Luiz Gomes Júnior nos 100 m peito. Com os resultados, o país ficou em quinto no quadro geral de medalhas.

Mais em Natação