Siga o OTD

Natação

Atletas do 4 x 100 livre falam da saudade dos treinos

Marcelo Chiereghini, Gabriel Santos, Breno Correia e Pedro Spajari contaram sobre as atividades durante a quarentena e a expectativa do retorno

Atletas Natação 4x100m livre
O papo com os atletas do revezamento 4x100m livre foi conduzido pelo comentarista Coach Alex Pussieldi (Reprodução/TV CBDA)

Sob o comando do Coach Alex Pussieldi, comentarista de natação, a TV CBDA reuniu para um bate papo os atletas do revezamento 4 x 100 m livre. Marcelo Chiereghini, Gabriel Santos, Breno Correia e Pedro Spajari contribuíram com o evento em Prol da Saúde, ação solidária que tem a meta de angariar verba para o Hospital São Paulo, local que é uma das referências no combate ao coronavírus.

+ Renato Rezende realiza sonho ao construir pista de BMX em casa

“Estou animadíssimo para retornar. Não vejo a hora de treinar com todo mundo e de estar na borda da piscina com a equipe. Me considero um privilegiado porque uma academia deu a chave na minha mão e estou conseguindo treinar sozinho. Aos atletas digo que é importante voltar com muita cautela porque não temos a real noção do quanto nosso corpo perdeu. Que fiquem bem e em casa porque o negócio é sério. Respeitem o que as autoridades de saúde estão falando”, disse Marcelo Chiereghini.

Pedro Spajari tem focado em se manter positivo. “Busco me manter com energia positiva. Estou tentando também descansar a mente e a cabeça, sem pensar no pior. Estamos passando por isso juntos e podemos tirar aprendizado do que estamos vivendo. Quando voltarmos será uma nova era. Não vejo a hora de ver minha equipe de novo. É sempre bom estar com eles porque somos bem unidos e a energia é muito boa”, comentou.

+ De volta à seleção, Georginho se diz mais maduro e preparado

A natação brasileira vive um domingo (24) especial com a presença de personagens da modalidade em lives ao longo do dia. Nicholas Santos e Léo de Deus participaram também e comentaram sobre as dificuldades neste período de quarentena com a temperatura da água das piscinas de seus condomínios.

Respiração para conter ansiedade

Atletas Natação 4x100m livre
Os atletas ainda não sabem quando voltam a competir (Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

Gabriel Santos e Breno Correia vivem situações similares a de seus dois colegas e utilizam do artifício da respiração para controlarem a ansiedade. Gabriel prefere não pensar muito adiante e deixa essa função para seu grupo de trabalho. Já Breno acredita que o retorno aos campeonatos será com mais cuidado do que antes, com hábitos novos devido ao coronavírus.

+ A 14 meses dos Jogos, viabilidade de Tóquio ainda é dúvida

“Não estou planejando muito. Prefiro deixar isso na mão do meu staff. Quando fico pensando em natação acabo ficando pilhado. Fiquei oito meses suspenso por doping e estava com muita vontade de competir e tudo foi cancelado. Quero sentir a adrenalina e frio na barriga de uma competição”, apontou Gabriel, nadador do revezamento 4 x 100 m livre.

“Nesse período parado desenvolvi a paciência. Estou tentando ficar o mais tranquilo possível. Faço um pouco de yoga e gosto bastante do lance de concentração e estado de presença. Isso dá uma calmaria na nossa mente. Meditação e respiração já faço há mais tempo e o yoga comecei agora. Gosto disso e me sinto bem”, completou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Em um primeiro momento acredito que a volta será um pouco estranha, já que estamos muito tempo fora e longe da rotina normal. Ao mesmo tempo, acho que terei uma sensação de alivio. Com certeza teremos os mesmos cuidados que estamos tendo agora, com uso de álcool-gel e máscara. Sigo trabalhando focado nos meus objetivos. O lance da respiração me deixa mais calmo e aprendi a tirar a pressão das coisas”, disse Breno Correia, atleta de 21 anos, o mais jovem do revezamento 4 x 100 m livre. 

Mais em Natação