Siga o OTD

Tóquio 2020

Mesmo com quarentena, Iago Moussalem ainda treina na piscina

Com uma reação rápida a chegada do coronavírus nos Estados Unidos, país onde vive, nadador conseguiu voltar ao Brasil sem maiores problemas e é um dos poucos que consegue cair na ‘água nos dias de hoje

Privilegiado, Iago Moussalem é um dos poucos que treina na água
(crédito: reprodução Instagram)

Por conta da pandemia de coronavírus, os atletas brasileiros da natação tiveram suas rotinas de treinos alterada. Com academias e clubes fechados, poucos nadadores têm conseguido cair na água, conseguindo focar apenas na preparação física, improvisando treinos dentro de casa. Por ter agido rápido e se planejado bem, Iago Moussalem é uma rara exceção.

Atleta do Esporte Clube Pinheiros, Iago decidiu voltar aos Estados Unidos no início de janeiro para treinar e estudar na Universidade de Indiana, localizada na cidade de Bloomington. Com menos de dois meses no país e ainda se adaptando aos novos treinadores e horários, foi pego de surpresa com a explosão da pandemia.

Com um tempo de reação ao vírus de dar inveja aos principais líderes mundiais, o nadador conseguiu voltar rapidamente ao Brasil sem maiores problemas e seguir com sua rotina de treinos.

+ Veja mais notícias sobre o coronavírus

“A confusão por lá começou na quarta-feira (11) à noite, com o cancelamento da NBA. Na sexta já tinha acontecido um monte de coisa e eu decidi rapidamente voltar. Consegui comprar rápido um voo e cheguei aqui já na segunda-feira (16),” contou Iago em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia.

Ver essa foto no Instagram

Looking at some B1G things coming! 🙏🏻 #VamoQVamo

Uma publicação compartilhada por Iago Moussalem 🔱 (@iago.mo) em

Além de ter evitado a confusão dos aeroportos e ter pago um melhor preço na passagem, o planejamento de Iago fez com que ele não perdesse nem um dia de treinamento dentro d’água, algo que em sua opinião, é um triunfo em relação aos outros atletas nesse momento.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“Quando eu cheguei de volta ao Brasil, eu saí do aeroporto e vim direto pra Itu, na casa de um amigo. O condomínio tem uma piscina de 25 metros que está liberada para treinar. Para mim, é uma grande vantagem competitiva; sou privilegiado em estar aqui e poder continuar me mantendo em forma pra pra quando essa onda do coronavírus passar, eu voltar até melhor do que eu estava antes,” disse Iago.

O nadador comentou que apesar de estar treinando dentro d’água, não se esqueceu do treinamento físico feito fora das piscinas. Para isso, vem seguido a rigor os exercícios passados pelo preparador físico do Pinheiros.

“A academia está fechada, mas eles deixaram pegar equipamentos para usar. Estou fazendo os treinos do Igor pra tentar melhorar naquilo que a gente não consegue focar tanto durante a temporada”.

No interior

Iago Moussalem pretende ficar em Itu até a situação da pandemia melhorar para então voltar aos Estados Unidos e seguir na busca de seu maior sonho: conseguir os índices olímpicos dos 100 m e 200 m borboleta, suas especialidades na piscina.

“Eu sempre acreditei estar perto do índice dos 100 m borboleta desde que eu baixei os 52 segundos no ano passado [O índice olímpico brasileiro é de 51s96]. Pra mim era só uma questão de tempo só. Fiquei chateado com o adiamento dos Jogos Olímpicos, mas pra mim foi, sem dúvidas, a melhor decisão. E é bom que assim eu tenho mais um ano pra me fortalecer pra Olimpíadas, que é o meu foco principal,” concluiu.

Mais em Tóquio 2020