Siga o OTD

Tóquio 2020

CBDA cancela seletiva olímpica após adiamento dos Jogos

Entidade brasileira espera pelo planejamento das provas olímpicas para estipular uma nova data para a realização da seletiva nacional

Seletiva olímpica está cancelada
Seletiva olímpica vai acontecer no Parque Maria Lenk, mas não tem uma nova data definida (Foto: Divulgação/CBDA)

Após o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) decidiu cancelar nesta terça-feira (24) a seletiva olímpica da natação, marcada para acontecer inicialmente entre os dias 21 a 27 de junho, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro.

A competição classificatória estava prevista para ser realizada em abril, mas, por conta do coronavírus, foi adiada pela primeira vez para acontecer em junho. Agora, a CBDA vai aguardar o planejamento do Comitê Olímpico Internacional e do Japão em relação às Olimpíadas para estipular uma nova data de realização para a seletiva nacional.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Vários nadadores olímpicos e paralímpicos brasileiros comemoram o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia, Phelipe Rodrigues, destaque do Brasil no Parapan-Americano de Lima, comentou o assunto.

A CBDA ainda aguarda a evolução do coronavírus no país para decidir sobre a realização do Troféu Brasil. A tendência, porém, é de que a competição seja realizada no final deste ano.

Veja a carta aberta divulgada pela CBDA:

Querida Comunidade Aquática brasileira.

Sabemos como o esporte (especialmente o aquático) é importante na vida de todos nós. Mas tem uma coisa mais importante: a saúde. É hora de cuidarmos dela e lutarmos contra a propagação do vírus que assola a humanidade.

Tendo em vista a não realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na data prevista, nossa Seletiva Olímpica de Junho não tem mais razão de ser, portanto está CANCELADA. Será marcada uma nova data para a Seletiva Olímpica quando tivermos a programação oficial das provas Olímpicas, em conjunto com o nosso Conselho Técnico de Natação de Alto Rendimento.

Adicionalmente, informamos que CBDA trabalha para encontrar uma data para fazer o Troféu Brasil ainda em 2020, mais para o final do ano, para que os atletas e clubes tenham uma competição em raia longa para se focar.

Por hora, fiquem em casa e cuidem-se.

Juntos somos mais fortes.

Mais em Tóquio 2020