Siga o OTD

Natação

Rei dos Recordes: Guilherme Costa relembra conquistas de 2019

Depois de semana espetacular no US Open, Guilherme Costa encerrou o ano com quatro medalhas de ouro e três quebras de recordes

Guilherme Costa - Foto: Satiro Sodré
Foto: Satiro Sodré

A primeira semana de dezembro marcou o ano e a carreira de Guilherme Costa. Em três dias seguidos, o nadador do Minas Tênis Clube conquistou três ouros e três quebras de recorde no US Open de natação, disputado em Atlanta, nos Estados Unidos.

“Foi muito bom, nessa semana que eu estive lá eu consegui tirar tudo o que eu tinha treinado no ano. Eu sabia que ainda precisava encaixar uma competição esse ano e bom que deu certo lá.”, comemorou o nadador de 21 anos.

No dia 5 de dezembro, Guilherme venceu a prova dos 800m livres com o tempo de 7:47.37 e quebrou a marca sul-americana que era dele mesmo (7:50.92 ). No dia seguinte, na prova dos 400m livre, novo ouro e nova marca sul-americana (3:46:57). E no dia 7, Guilherme Costa mais uma vez bateu a própria marca e levou o ouro, desta vez na prova dos 1500m livres, com o tempo de 14min55s49.

+SIGA-NOS EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Na prova de 1500m, aliás, Guilherme já havia conquistado um ouro importante no ano. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, o carioca ganhou a medalha dourada e ajudou na quebra de mais um recorde: com sua conquista o Brasil chegou a 53ª medalha e ao maior Pan da história.

Mundial ruim

Em julho, Guilherme Costa participou do Mundial de Natação, disputado na Coreia do Sul, mas não foi bem. “ No mundial, eu testei umas coisas novas, eu pedi, foi uma decisão minha e não deu certo. Eu tive um descanso um pouco maior para nadar o mundial. Normalmente, eu caio na água quatro dias antes da competição e lá no Mundial eu caí duas semanas antes para ver se chegava um pouco melhor. Mas deu errado, eu perdi muito condicionamento”, explicou.

Para salvar 2019, depois do Mundial vieram o Pan e o Us Open. E nessas competições, não teve erro. Agora, é melhorar cada vez mais em busca do principal objetivo: as Olimpíadas de Tóquio. “Acho importante porque esses tempos já me colocam na final. Esses tempos que eu fiz servem para final no mundial e, provavelmente, na Olimpíada. Mas agora tem que melhorar um pouco mais para buscar mais coisas e para chegar na hora e fazer também o tempo para final.”, finaliza Guilherme Costa.

Mais em Natação