Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Campeonato Brasileiro fecha temporada e já projeta Tóquio

Nove medalhistas no último Mundial Paralímpico estarão em ação entre os dias 25 e 27 de outubro, na piscina do CT Paralímpico, em São Paulo

Carol Santiago ouro no Mundial de natação Paralímpica

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, receberá na próxima semana, de 25 a 27 de outubro, o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação. A competição encerrará o calendário de 2019 da modalidade e conta com 317 atletas inscritos. Nove nadadores que conquistaram medalhas no Mundial Paralímpico de Londres, na Grã-Bretanha, em setembro, constam na lista dos participantes do evento.

Os nadadores tiveram um período de descanso após o Mundial e retornaram recentemente aos treinos. Em Londres, o Brasil conquistou 17 medalhas (cinco ouros, seis pratas e seis bronzes). O Parapan de Lima 2019, em agosto, também foi bem-sucedido para a natação nacional. A modalidade foi a que mais contribuiu para o desempenho do país no quadro-geral, com 127 medalhas: 53 de ouro, 45 de prata e 29 de bronze.

O Campeonato Brasileiro, desta maneira, fechará o calendário de 2019 da natação paralímpica e, ao mesmo tempo, serve como o primeiro evento do período que culminará nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Nomes como a pernambucana Carol Santiago, a cearense Edênia Garcia e o brasiliense Wendell Belarmino – todos campeões mundiais em Londres – estão na relação de inscritos.

“Nossos atletas puderam descansar um pouco, já que estão voltando de uma temporada bastante exaustiva, com maratona de competições em série. Tivemos um calendário muito difícil, mas agora os nadadores já estão de volta. No Brasileiro, teremos medalhistas, atletas de alto nível inscritos e temos a perspectiva da obtenção de boas marcas e o início de um trabalho rumo aos Jogos de Tóquio 2020”, disse Jonas Freire, diretor-técnico adjunto do CPB.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Os melhores atletas do país disputarão o Brasileiro de Natação. Eles são classificados para o campeonato por meio do ranking nacional. Os pontos do ranking são obtidos em competições qualificadas. No primeiro semestre, os competidores puderam buscar estas marcas nas quatro fases regionais: São Paulo, no CT Paralímpico, em fevereiro; Norte-Nordeste, em João Pessoa (PB), em março; Centro-Leste, em Uberlândia (MG), e Rio-Sul, em Curitiba (PR), em abril. Outras oportunidades foram as duas etapas nacionais do Circuito, ambas realizadas no CT Paralímpico. A primeira ocorreu em maio, já a segunda, em julho.

Serviço
Data: 25 e 27 de outubro
Cidade: São Paulo (SP)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 (ao lado do São Paulo Expo).

Programação*
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Natação
Sexta-feira (25/10) – 8h às 12h e 14h às 18h
Sábado (26/10) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (27/10) – 8h às 12h

*Programação sujeita a alterações

Mais em Paralimpíada Todo Dia