Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Fina impõe cumprimento de etapas para gestão da CBDA

Foto: CBDA

A Federação Internacional de Natação (Fina) garantiu que irá reconhecer a nova administração da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos após o cumprimento de algumas questões. Além disso, a entidade assegurou o direito de todos os atletas da delegação brasileira de representar o país no Mundial de Budapeste.

O Diretor-Executivo da Federação Internacional, Cornel Marculescu, afirmou em carta enviada à CBDA que “a Federação Internacional exige que a Federação Brasileira de Natação (i) convoque uma Assembleia Geral; (ii) altere sua Constituição (Estatuto); e (iii) envie as alterações à aprovação formal da FINA”. Isso porque a CBDA  deveria ter alterado o estatuto antes das eleições, em conformidade com as regras da FINA.

Confira a carta de Marculescu.

“Caros Senhores,

A FINA reconhece as explicações expostas na sua correspondência datada em 23 de junho de 2017 (recebido por email em 27 de junho de 2017). No entanto, como afirmado em nossas correspondências anteriores, a federação brasileira deve observar a regra C 7.4 da FINA e deveria ter alterado o estatuto antes das eleições em conformidade com as regras da FINA.

Regra: C 7.4 Os membros devem solicitar a aprovação do Bureau da FINA para qualquer alteração de Nome e / ou constituição antes que tais alterações sejam válidas.

A FINA, como órgão governamental mundial para o esporte aquático, deve garantir que seus próprios membros cumpram as Regras, regulamentos, diretrizes e decisões da FINA. Isso é obrigatório para todos os membros da FINA. 

Portanto, a Federação Internacional exige que a Federação Brasileira de Natação (i) convoque uma Assembleia Geral; (ii) altere sua Constituição (Estatuto); e (iii) envie as alterações à aprovação formal da FINA. Uma vez que isso seja feito,  a FINA reconhecerá a nova administração eleita.

Observamos que os atletas não serão afetados por nenhuma decisão da FINA e terão o direito de participar do Campeonato Mundial da FINA, representando o Brasil”

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Saltos Ornamentais