Siga o OTD

Pan 2019

AO VIVO: Quinto e último dia de natação no Pan de Lima!

Acompanhe em tempo real todas as provas de natação com participação de brasileiros, direto do Estádio de La Videna, nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019

Marcelo Chierighini, da natação, nos Jogos Pan-Americanos
(Ricardo Bufolin / Panamerica Press)

AO VIVO: NATAÇÃO – JOGOS PAN-AMERICANOS – LIMA 2019

Com a confiança lá no alto, a natação brasileira desembarcou no sábado, dia 3, em Lima, Peru, para a disputa dos Jogos Pan-americanos. Nem mesmo a longa viagem de volta da Coreia depois do Mundial e o pouco tempo no Brasil desanimam o grupo de 35 atletas, sendo 18 homens e 17 mulheres. A modalidade estreia na competição nesta terça, dia 6, ciente da responsabilidade de conquistar o maior número de medalhas possíveis e ajudar o Brasil a subir no quadro de medalhas da competição.

“Desde o Campeonato Mundial a galera tá muito unida. Os nadadores vieram muito focados para essa competição. O Mundial e o Pan muito próximos vieram a calhar. Dá para aproveitarmos o treino que fizemos para essas duas competições. Os Jogos Pan-americanos são muito especiais para o Brasil e para os atletas. Somos recordistas de medalhas na competição e queremos continuar trazendo muitas alegrias para o nosso país”, afirmou o campeão mundial Felipe Lima, especialista no nado peito, que participa do quarto Pan na carreira e vai em busca de sua quarta medalha na competição.

Ao lado de atletas experientes e vencedores, chega uma nova geração disposta a manter o Brasil em alta na competição continental. Breno Correia é um destes casos. Sem nunca ter participado de Jogos Pan-americanos, já possui uma medalha em Campeonato Mundial na primeira vez que participou, em Hangzhou, na China, em 2018.

“Desde novo eu assisto essa competição e sempre foi um sonho estar aqui. É muito gratificante representar a seleção mais uma vez. Já fui a dois mundiais, um de curta e outro de longa, e o Pan tem um clima mais leve. O astral da vila é legal, com vários esportes e já serve de preparação para os Jogos Olímpicos”, observou Breno, que também destacou a presença entre as diferentes gerações na equipe. “Essa mescla de mais velhos e mais novos começou no Pan-Pacífico do ano passado. Acredito que é muito importante essa renovação. Os mais novos tem a função de continuar esse legado e acredito que montamos um grupo forte para as próximas competições”, disse o baiano de 20 anos, que nadará cinco provas de velocidade no estilo livre no Pan (100m, 200m, 4x100m (masculino e misto),  4x200m livre e 4x100m medley).

Depois do Mundial da Coreia, os atletas ficaram alguns dias no Brasil antes de embarcarem para o Peru. Se juntaram ao grupo outros 15 que não disputaram a competição em Gwangju. Durante o período no Brasil, o descanso foi dentro da piscina com atividades para soltar depois da longa viagem. “Não tem como se preparar para duas competições. A gente se prepara para uma e prolonga o polimento para a segunda. Deu certo, estou me sentindo tão bem quanto no Mundial. Estamos mentalmente preparados. Me sinto muito animado para competir aqui. Temos uma delegação bem grande, muita gente nadando bem e dá pra ganhar bastante medalha e ajudar o Brasil no quadro de medalhas”, afirmou Marcelo Chierighini, que elogiou a nova geração da natação.

“Eu nunca vi uma geração nova chegar chegando desta forma. Vimos no Mundial de curta do ano passado, a molecada bater um recorde mundial (revezamento 4x200m livre). Sinceramente, a gente não precisa nem passar tanta experiência, porque a galera está muito bem preparada. Eles sabem o que têm que fazer”, afirmou.

Entre as nadadoras da equipe está a campeã mundial Etiene Medeiros, que terá a companhia de outra campeã mundial: Ana Marcela Cunha, da maratona aquática, que nadará os 800m e os 1500m livres.

“É a primeira vez que consigo classificar para nadar maratonas e piscina. Mas só estou ficando para nadar porque a natação começa depois. Como tenho como principal prova a maratona, se fosse antes não seria possível. Quero aproveitar isso porque não sei quando vou conseguir de novo nadar as duas. São estratégias e jeitos de nadar totalmente diferentes. Vim do Mundial agora e teve bastante prova, mas de 25km para 800m tem um grande diferença!”, brincou a medalha de ouro nos 10km dos Jogos Pan-americanos 2019.

A natação do Pan de Lima acontece de 6 a 10 de agosto na piscina do Centro Esportivo de Videna. As eliminatórias acontecerão sempre a partir das 13hs e as finais às 22h30, pelo horário de Brasília.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Pan 2019