Siga o OTD

Natação

Nicholas Santos pensa em disputar mundial de 2021, aos 41

Satiro Sodré/rededoesporte

Aos 39 anos, Nicholas Santos voltou a fazer história na natação mundial. Ele conquistou a medalha de bronze nos 50 metros borboleta, no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Gwangju, Coreia do Sul, e quebrou o próprio recorde como medalhista mais velho da  competição. Apesar disso, ele não pensa em parar de competir e pensa até na próxima edição, em 2021, quando terá 41 anos.

“É difícil planejar mais dois anos, mas seria interessante encerrar a carreira 20 anos depois no mesmo lugar onde as coisas começaram. Mas, tem muita coisa ainda. Ano que vem ainda tem piscina curta e esse ano tenho etapas da copa do mundo para nadar”, concluiu Nicholas. O primeiro mundial que ele disputou foi em Fukuoka, no Japão, em 2001. A cidade receberá o evento novamente em 2021.

Além do bronze da Coreia, este ano Nicholas Santos venceu as três etapas dos 50m borboleta no Champions Swim Series, competição em formato especial, que reúne os melhores atletas do mundo. Por conta desses resultados ele foi convidado pela Federação Internacional de Natação (FINA) para competir na Coreia do Sul.

“O Swim Series é uma competição internacional de altíssimo nível, somente entre atletas convidados, que fazem parte do grupo de medalhistas olímpicos, campeões e recordistas mundiais, ou estão entre os “top3″ do mundo”, lembrou o nadador, que em breve voltara a treinar com foco no mundial de piscina curta e nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

“A prova que eu tenho em mente para treinar é o 50m livre. O desafio é tentar coisas novas. Acho que os 50m livre são mais fáceis de treinar. É um treino parecido, mas tenho que treinar só crawl”, disse o nadador. Sua especialidade, os 50m borboleta, não faz parte do programa olímpico.

No geral, o nadador ficou satisfeito com sua participação no Mundial. “Com 39 anos, fazendo história na natação. A realidade é que sou bem focado no que eu faço, não só com a natação. Acho que o segredo está aí, ficar bem focado. Diferença de idade para outros atletas chega a mais de 15 anos e uso isso a meu favor”, afirmou Nicholas Santos.

Mais em Natação