Siga o OTD

Natação

Etiene Medeiros comemora onze anos de Seleção Brasileira

Da melhora nos tempos das provas de 100m à recordes de campeonato, passando por melhor tempo no mundo nos 50m costas e evolução na prova dos 50m livre, a atleta conquista primeiros objetivos do ano no Maria Lenk

Confira o resumo do esporte olímpico no fim de semana
Divulgação CBDA

Após seis dias de Troféu Brasil – Maria Lenk disputados no Rio de Janeiro, a nadadora Etiene Medeiros pode, enfim, comemorar seu décimo primeiro ano consecutivo na seleção brasileira.

As convocações nesta noite de domingo, 21, para o Mundial de Piscina Longa em Gwangju, na Coréia do Sul (que será disputado entre os dias 12 e 28 de julho) e para os Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru (que será disputado entre os dias 06 e 10 de agosto) representam uma década da pernambucana em que a pernambucana defende o time nacional.

“São onze anos consecutivos”, disse admirada. “Minha primeira seleção absoluta foi em 2008, no Sul-Americano disputado em São Paulo e Mundial foi em 2009 em Roma (ITA)”, acrescentou.

Na convocação oficial divulgada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), para o Mundial de Gwangju, Etiene foi convocada para as provas dos 50m e 100m livre e 100m costas), já para o Pan, o planejamento será feito em conjunto com o treinador Fernando Vanzella.

“Uma semana de muito trabalho produtivo. A Etiene conseguiu nadar muito bem na semana, com bons resultados. Nos 50m costas ficando com o melhor tempo do mundo e nos 50m livre fazendo seu segundo melhor tempo da vida, mostra uma boa evolução da prova. Saímos satisfeitos daqui da competição”, analisou o treinador.

Maria Lenk: crescimento dia após dia

Neste último dia de competição, Etiene caiu na água para os 50m livre. Pela manhã, com o tempo de 25.21 ficando com o melhor tempo da classificatória rumo à final. À noite, na grande final, nadou muito forte para garantir a medalha de ouro com o tempo de 24.53 (próximo da sua melhor marca que é 24.45 feita na semifinal no RIO 2016), seguida da americana Mallory Comerford do Minas Tênis Clube (24.89) e de Lorrane Ferreira do Esporte Clube Pinheiros (25.30). O tempo desta noite garantiu a atleta do SESI-SP um novo recorde de campeonato que era de Jeanette Ottesen, que defendia o Corinthians com o tempo de 24.53 e durava desde 2014.

“A Mallory também foi a minha adversária lá na China ano passado nas provas de velocidade, foi muito bacana ter ela aqui, pois elevou o nível da natação, colocou em outro padrão para as provas. Foi importante ela estar aqui”, enalteceu a pernambucana.

Para Etiene, uma semana importante com os primeiros objetivos da temporada conquistados. “Quatro provas individuais, dois revezamentos, quatro ouros, dois recordes de campeonato, acho que foi muito positivo. Tive a impressão que projetando o que eu estava em 2015 está muito bom, principalmente a prova dos 50m livre; por mais que tenha sido um resultado muito bom, teremos que olhar bem amplo como será o mundial, a programação de provas e também como será o pan-americano e a programação de provas. Sabemos que será um circuito muito intenso. Estou bem feliz. Algumas coisas me surpreendi, outras foram dentro do que eu esperava. Nadando na casa de 24.5 foi muito bom, perto do meu melhor. Assim como as outras provas também”, finalizou.

Etiene Medeiros venceu todas as suas provas individuais na competição. No primeiro dia de competição, terça-feira (16), venceu os 100m costas, retomando a prova com um melhor tempo do que nos últimos três anos. Na quinta-feira (18) voltou a ter um bom desempenho em provas de 100m ficando com o primeiro lugar no estilo livre; ontem, sábado (20) a atual campeã mundial dos 50m costas mostrou por que é a melhor do mundo: estabeleceu novo recorde de campeonato e melhor tempo do mundo em 2019 no estilo (confira no final todos os tempos das provas da semana).

Encontros especiais na semana, motivação à mil

A semana também foi repleta de coisas boas fora da piscina. Incentivos e encontros que deixaram Etiene Medeiros ainda mais motivada. Durante a semana a nadadora encontrou com crianças da Casa de Apoio à Criança com Câncer de Santa Tereza puderam sentir um pouco da emoção da natação e também com nadadores do SESC/RJ, além de crianças do projeto Special Sports Kids para crianças com transtornos, síndromes ou deficiência. A nadadora fez a festa novamente das crianças ao distribuir o kit ‘Nado por Tudo’ com toucas personalizadas, óculos para natação, além das toalhas em parceria com a marca Nabaji da Decathlon.

Além da inspiração da criançada, Etiene também recebeu o carinho de três grandes ex-nadadoras e referências para ela: Fabíola Molina, Mariana Brochado e Monique Ferreira. Etiene cresceu assistindo o trio desbravar a natação feminina brasileira e hoje conta com a torcida delas para continuar escrevendo essa história do esporte nacional.

Mais em Natação