Siga o OTD

Pan 2019

Maria Lenk vale vaga no Mundial e no Pan-Americano de Lima

Ao todo, serão 396 atletas na principal competição da temporada brasileira da natação que começa na terça-feira

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O Troféu Brasil/Maria Lenk, Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, tem como missão formar as seleções brasileiras para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, Jogos Pan-Americanos de Lima e para o Campeonato Mundial Júnior de Budapeste. Começa na próxima terça-feira (16).

Ao todo, serão 396 atletas na principal competição da temporada brasileira da natação. Será realizada no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Para o supervisor de Natação da CBDA, Gustavo Otsuka, “o Troféu Brasil é a única oportunidade para que os nossos atletas representem a seleção brasileira em 2019. Portanto, a gente espera que eles cheguem à esta competição nas suas melhores formas para conseguirem seus melhores tempos e formarmos uma Seleção forte e competitiva para os eventos internacionais do nosso calendário”.

Mundial de Esportes Aquáticos e Pan-Americano

Do Maria Lenk sairá a seleção que vai para o mundial de Esportes Aquáticos. Serão convocados 24 atletas os quatro melhores tempos das finais A dos revezamentos (4x100m livre, 4x200m livre e 4x100m medley) terão vagas. Os lugares remanescentes serão preenchidos de acordo com os melhores tempos baseados no ranking da Fina.

Esse time também vai para o Pan-Americano. Como serão 36 vagas entram os 12 melhores colocados no ranking Pan-Americano de 2018. No total são 18 homens e 18 mulheres, respeitando as duas posições por prova individual. As vagas remanescentes serão distribuídas de acordo com o ranking da Fina com prioridade aos revezamentos.

A seleção júnior será definida a partir dos melhores tempos nas eliminatórias do Troféu Brasil Maria Lenk. Ao todo, serão 16 vagas distribuídas para homens e mulheres. Participarão do Mundial homens nascidos de 2001 a 2004 e mulheres de 2002 a 2005.

A TV CBDA transmite eliminatórias (9h30) e finais (18h) todos os dias de competição no site oficial da CBDA.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019